Leia os versos seguintes:
Fonte: MORAES, Carla Miller Brant: História – 2ª série- Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora Universidade, 2000. Coleção Pitágoras.
Durante a República Velha, a maioria da população brasileira vivia no campo em péssimas condições. A miséria e a dominação exercida pelos coronéis motivaram o aparecimento de movimentos sociais de cunho místico- religioso e outros violentos. Os textos acima se referem a dois destes movimentos que são respectivamente:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.13 Anúncio Publicitário: Cartaz
Texto base:
A seguir, leia a transcrição da parte verbal do infográfico contido na imagem anterior.
COMO O NOVO COURO É PRODUZIDO
- 1.Uma pequena quantidade de células de pele bovina, os fibroblastos, é retirada de um animal.
- 2.As células são colocadas num frasco, junto com soro fetal bovino e nutrientes, dentro de uma incubadora.
- 3.Durante 30 dias, as células se multiplicam.
- 4.As células são colocadas sobre uma massa de colágeno. Elas começam a se juntar e formar camadas.
- 5.Várias camadas são sobrepostas.
Está pronto o couro. Couro de laboratório Sapatos, carteiras, bolsas e roupas – tudo feito em tubo de ensaio, a partir da multiplicação de células bovinas, e sem matar um animal sequer. Mas, com um porém. Texto/ Thaís Harari No mês passado, o mundo se espantou com a criação de um hambúrguer feito de carne artificial, em laboratório (que a Super já havia anunciado em 2008). Ele ainda vai demorar para chegar ao seu prato, se é que vai chegar - terá de passar por várias fases de teste antes de ser considerado seguro. Mas, bem antes disso, você já poderá estar usando outro tipo de tecido artificial: o couro de laboratório. Ele foi desenvolvido pela empresa americana Modern Meadow, que criou uma técnica de multiplicação de células. Ao contrário da carne artificial, que tem gosto e consistência estranhos o couro de laboratório é idêntico ao natural – tem a mesma cor, a mesma textura e até o mesmo cheiro. Nada a ver com o chamado “couro sintético”, feito de petróleo. É couro de verdade mesmo. Com uma grande vantagem: não exige a morte de nenhum bicho. “A ideia é criar um produto que não envolva nenhum tipo de crueldade com animais”, explica Andras Forgacs, fundador da empresa, que já produziu uma carteira feita com o novo couro. Mas o processo também tem um lado polêmico. Para que as células se multipliquem, elas precisam ser misturadas com soro fetal bovino, uma substância extraída do sangue de bezerros recém-nascidos. Para coletar esse sangue, enfia-se uma agulha no coração do animal, que rende até meio litro de soro. O bezerro sobrevive e tem vida normal. Ou seja: o procedimento é melhor do que matar um boi para arrancar o seu couro. Mas envolve sofrimento. Além disso, o soro bovino é escasso – o mundo produz apenas 200 mil litros por ano, que já estão sendo consumidos (na produção de vacinas e em pesquisas científicas). Tanto que, ano passado, um grupo de cientistas [...] escreveu um artigo pedindo o desenvolvimento de outros tipos de soro. A Modern Meadow diz que está desenvolvendo uma versão sintética, feita com plantas. HARARI, Thaís. Couro de laboratório. Ilustrações de iStockPhotos. Revista Super Interessante. São Paulo: Abril, n. 323, p. 16. set. 2013. (Fragmento) Seção: Super Novas.
O texto lido é uma notícia ou uma reportagem? Justifique sua resposta.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analiza las imágenes a seguir:
Disponible en: <http://infantil20.com/dibujos-de-la-ciudad-dibujos-de-partes-de-la-ciudad>Acceso el: 15 mar.2014.
¿Cómo se llaman estos establecimientos de la ciudad?
- A) _________________.
- B) _________________.
- C) _________________.
- D) _________________.
Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico DefinidoAnaliza las imágenes a seguir:
Disponible en: <http://infantil20.com/dibujos-de-la-ciudad-dibujos-de-partes-de-la-ciudad>Acceso el: 15 mar.2014.
¿Cómo se llaman estos establecimientos de la ciudad?
- A) _________________.
- B) _________________.
- C) _________________.
- D) _________________.
- Física
Uma máquina térmica opera de acordo com o ciclo dado pela figura a seguir, onde possui duas curvas adiabáticas, AB e CD. De B para C, o calor é absorvido da fonte quente. Considerando que o gás utilizado pela máquina é ideal, assinale a alternativa que mostra o rendimento dessa máquina.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Texto para a questão.
Meu pesadelo começou assim.
Eu estava numa rua deserta em alguma cidadezinha à beira-mar, no meio da noite. Havia uma tempestade. [...]
Então ouvi cascos chapinhando no calçamento. Virei e vi meu amigo Grover correndo para salvar sua vida.
Sim, eu disse cascos.
Grover é um sátiro [ser da mitologia grega, com o corpo metade humano e metade bode]. Da cintura para cima, parece um adolescente comum e desengonçado, com uma barbicha igual à penugem de pêssego e um problema sério de acne.
[...]
De qualquer modo, em meu sonho, Grover corria, [...] batendo os cascos pelas pequenas lojas de suvenir e de aluguel de pranchas de surfe. O vento dobrava as palmeiras quase até o chão.
Um rugido de fazer os ossos tremerem atravessou a tempestade. Atrás de Grover, do outro lado do quarteirão, surgiu uma figura sombria. Ela derrubou um poste de iluminação com um golpe violento. A lâmpada explodiu em um milhão de fagulhas. Grover cambaleou, choramingando de medo. Murmurou para si mesmo: "Preciso escapar. Preciso avisá-lo!" [...]
A sombra do monstro seguiu em frente. Silêncio, a não ser pela chuva. Grover respirou fundo. Talvez a coisa tivesse ido embora. Então houve um clarão de relâmpago [...] , e uma voz monstruosa berrou: "MEEEEEEU!"
*****
Sentei-me na cama, ereto e tremendo.
Não havia tempestade. Não havia monstro.
O sol da manhã atravessava a janela do meu quarto.
Pensei ter visto uma sombra se movendo rapidamente pelo vidro – uma forma humana. Mas então ouvi uma batida na porta do quarto – minha mãe chamou: — Percy, você vai se atrasar.
RIORDAN, Rick. Percy Jackson e Os Olimpianos: O Mar de Monstros. v. 2. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca,
2014. Adaptado.
Vocabulário:
Suvenir – objeto característico de um lugar e que se vende, como lembrança, especialmente, a turistas.
Chapinhar – fazer ruído de pancada sucessivas vezes.
O trecho “O vento dobrava as palmeiras quase até o chão.” indica que
- História | B. Roma
Toda a Gália está dividida em três partes, uma habitada pelos belgas, outra pelos aquitanos, a terceira por aqueles que nós chamamos de gauleses (em sua língua, celtas). Essas nações diferem entre si pela língua, pelos costumes e pelas leis.
(Júlio César, Guerra das Gálias.)
Esse trecho de Júlio César se refere às conquistas da Roma Antiga e à maneira como os romanos viam os povos que conquistavam. Sobre as conquistas romanas, é correto afirmar: