Os vírus são parasitas submicroscópicos e possuem genomas que se replicam dentro de um hospedeiro vivo, direcionando o mecanismo genético da célula para a síntese de ácidos nucleicos e proteínas virais. Estas características os fazem responsáveis por gerar doenças em grande parte da diversidade biológica.
HAVEN, P.H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
Sobre os vírus, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pôde observar a série de processos de beneficiamento da cana-de-açúcar, entre os quais se destacam:
1. A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhões e é despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada para a retirada do caldo açucarado, toda a cana é transportada por esteiras e passada por um eletroímã para a retirada de materiais metálicos.
2. Após se esmagar a cana, o bagaço segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda a usina.
3. O caldo primário, resultante do esmagamento, é passado por filtros e sofre tratamento para transformar-se em açúcar refinado e etanol.
Com base nos destaques da observação dos alunos, quais operações físicas de separação de materiais foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-de-açúcar?
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(FCMMG) O gráfico abaixo refere-se à quantidade de 100 gramas de um determinado alimento:
Pelos valores fornecidos, podemos concluir que se trata de:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UESC) Os fósseis mais antigos da vida, assim como seus mais velhos vestígios químicos, aparecem no registro rochoso quase imediatamente depois de a Terra haver formado uma crosta sólida, há cerca de 3,85 bilhões de anos. Esses remanescentes das mais antigas formas de vida são procarióticos. Neles, o sexo difere fundamentalmente do sexo reprodutor dos animais e das plantas. Sendo verdadeiramente transgênico, o sexo procariótico sempre implica a movimentação de genes de uma fonte doadora para uma bactéria receptora viva. Essa movimentação genética, presente no alvorecer da vida, proporcionou um importante meio de sobrevivência a todas as formas biológicas posteriores.
MARGULIS, Lynn; SAGAN, Dorion. O que é o sexo? Rio de Janeiro:
Ao considerar o sexo procariótico “verdadeiramente transgênico”, o autor defende a ideia de que a reprodução sexuada presente nos procariontes se caracteriza como
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UEFS) Três amostras de um mesmo líquido são introduzidas num calorímetro adiabático de capacidade térmica desprezível: uma de 12g, a 25°C, outra de 18g, a 15°C, e a terceira de 30g, a 5°C. A temperatura do líquido, quando se estabelecer o equilíbrio térmico no interior do calorímetro, é igual, em °C, a
- Química | 2.4 Cinética Química
(UNIT)
I. 2NO(g) + H2(g) → N2O(g) + H2O(g) etapa lenta
II. N2O(g) + H2(g) → N2(g) + H2O(g) etapa rápida
III. 2NO(g) + 2H2(g) → N2(g) + 2H2O(g)
A lei de velocidade de reação é representada por uma equação que mostra a relação entre a concentração molar de reagentes com a velocidade de uma reação química. A equação da velocidade de reação é determinada experimentalmente, e, para as reações elementares, os expoentes das concentrações são iguais aos dos reagentes na equação química. No entanto, nem sempre essa situação ocorre, porque, nas reações não elementares que se realizam em mais de uma etapa, os expoentes das concentrações não são iguais aos dos reagentes na lei de velocidade de reação.
Considerando-se que a reação química, representada pela equação química III, ocorre em duas etapas, I e II, é correto afirmar: