Foi veiculada na televisão uma propaganda de uma marca de biscoitos com a seguinte cena: um jovem casal estava num mirante sobre um rio e alguém deixava cair lá de cima um biscoito. Passados alguns segundos, o rapaz se atira do mesmo lugar de onde caiu o biscoito e consegue agarrá-lo no ar. Em ambos os casos, a queda é livre, as velocidades iniciais são nulas, a altura de queda é a mesma e a resistência do ar é nula.
Para Galileu Galilei, a situação física desse comercial seria interpretada como:
Questões relacionadas
- Física
O movimento de uma esfera de metal em dois planos inclinados sem atritos
Para entender os movimentos dos corpos, Galileu discutiu o movimento de uma esfera de metal em dois planos inclinados sem atritos e com a possibilidade de se alterarem os ângulos de inclinação, conforme mostra a figura. Na descrição do experimento, quando a esfera de metal é abandonada para descer um plano inclinado de um determinado nível, ela sempre atinge, no plano ascendente, no máximo, um nível igual àquele em que foi abandonada.
Se o ângulo de inclinação do plano de subida for reduzido a zero, a esfera:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNIT) Na física, o princípio da incerteza, de WernerHeisenberg, limita o que é mensurável. Na matemática, o teorema da incompletude, de KurtGödel, adverte que todo sistema matemático, se for completo, não poderá ser coerente, e, se for coerente, não poderá ser completo, pois para defini-lo são necessários axiomas externos ao sistema. Essa incerteza também impede qualquer tentativa de definir a vida. [...] uma definição única da vida seria [...] impossível. (MARGULIS; SAGAN. 2002, p. 54).
Apesar da dificuldade de se construir uma definição única e plena sobre o conceito vida, é possível encontrar algumas características peculiares que permitem diferenciar os sistemas vivos celulares dos sistemas não vivos existentes no Universo.
De acordo com essas informações, é correto afirmar, como sendo uma dessas características exclusivas, o fato de os seres celulares sempre apresentarem
- Física
Um certo medicamento, tratado como fluido ideal, precisa ser injetado em um paciente, empregando-se, para tanto, uma seringa.
Considere que a área do êmbolo seja 400 vezes maior que a área da abertura da agulha e despreze qualquer forma de atrito. Um acréscimo de pressão igual a P sobre o êmbolo corresponde a qual acréscimo na pressão do medicamento na abertura da agulha?
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
RELEITURA DAS OBRAS DE AMILCAR DE CASTRO
MATERIAL
- Cola
- Fotos impressas das obras do artista
- Tesoura
- Bandejas de isopor
- Tinta guache nas cores, preto, vermelho, amarela e azul
- Jornal ( para forrar a mesa)
- Pincel
PROCEDIMENTOS
- Falar um pouco sobre o artista Amilcar de Castro.
- Bibliografia: Mineiro, Amílcar Augusto Pereira de Castro (1920-2002) foi gravador, desenhista, diagramador e professor. Mas foi graças à escultura concreta que fez seu nome. Em Belo Horizonte estudou na Faculdade de Direito da UFMG (...)
- Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/amilcar-de-castro-expoente-da-escultura-concreta.htm?cmpid=copiaecola
- Mostrar fotos das suas obras
- s/ título, 1985, aço, 110 x 250 x 250 cm, Coleção MAC/USP... –
- Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/amilcar-de-castro-expoente-da-escultura-concreta.htm?cmpid=copiaecola
- https://www.escritoriodearte.com/artista/amilcar-de-castro/
- Deixar as crianças manusearem as fotos, observando os traços, as cores, as formas, e os materiais utilizados pelo artista
- Falar sobre o tamanho das esculturas, cores, formas e linhas utilizadas pelo artista
- A criança deverá escolher a foto que mais gostou.
- Forrar a mesa com jornal
- Distribuir 02 bandejinhas de isopor para cada criança
- A criança deverá colar a foto em uma das bandejas de isopor
- Na outra bandeja, ela deverá molhar o pincel na tinta guache e desenhar na bandeja de isopor, reproduzindo a obra que foi colada na primeira bandeja
- Para exposição em sala de aula, o professor deverá fazer um móbile com as bandejas de isopor, intercalando a bandeja com foto colada, com a bandeja pintada pelas crianças
- OBS: as bandejas poderão ser coladas com fita na parte de trás.
- Pendurar os móbiles na sala de aula e deixar que as crianças notem a semelhança dos trabalhos do autor com os que elas pintaram. Com isso, mostrar para as crianças que este tipo de trabalho não é um trabalho livre, de criação e sim de releitura de uma obra de Arte.
RELEITURA DAS OBRAS DE AMILCAR DE CASTRO
- Física | A. Leis de Newton
Um avião voa numa trajetória retilínea e horizontal próximo à superfície da Terra. No interior da aeronave, uma maleta está apoiada no chão. O coeficiente de atrito estático entre a maleta e o chão do avião é μ e a aceleração da gravidade no local do voo é g. Considerando esta situação, analise as seguintes afirmativas:
1. Se a maleta não se mover em relação ao chão do avião, então um passageiro pode concluir corretamente, sem acesso a qualquer outra informação, que o avião está se deslocando com velocidade constante em relação ao solo.
2. Se o avião for acelerado com uma aceleração superior a μg, então o passageiro verá a maleta se mover para trás do avião, enquanto um observador externo ao avião, em repouso em relação à superfície da Terra, verá a maleta se mover no mesmo sentido em que o avião se desloca.
3. Para um mesmo valor da aceleração da aeronave em relação à Terra, com módulo maior que μg, maletas feitas de mesmo material e mesmo tamanho, mas com massas diferentes, escorregarão no interior do avião com o mesmo valor da aceleração em relação ao chão da aeronave.
Assinale a alternativa correta.