Um astronauta, em um planeta desconhecido, observa que um objeto leva 2,0s para cair, partindo do repouso, de uma altura de 12m:
A aceleração gravitacional nesse planeta, em m/s2 é:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Para a identificação de um rapaz, vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas.
Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a):
- Geografia | 6.3 Mineração
(UFU)
O mundo nunca teve tanta gente morando fora do país de origem. A ONU (Organização das Nações Unidas) avalia que existem atualmente 160 milhões de migrantes, pessoas vivendo fora do seu país [...].
Disponível em:
Excetuando-se os casos de guerras e (ou) perseguições políticas, a dinâmica populacional descrita tem como origem predominante as nações
- Química | 2.5 Oxirredução
(ESPCEX) Uma fina película escura é formada sobre objetos de prata expostos a uma atmosfera poluída contendo compostos de enxofre, dentre eles o ácido sulfídrico. Esta película pode ser removida quimicamente, envolvendo os objetos em questão em uma tolha de papel alumínio e mergulhando-os em um banho de água quente. O resultado final é a recuperação da prata metálica. As equações balanceadas que representam, respectivamente, a reação ocorrida com a prata dos objetos e o composto de enxofre supracitado, na presença de oxigênio, e a reação ocorrida no processo de remoção da substância da película escura com o alumínio metálico do papel, são:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Ao longo dos séculos XVII e XVIII, várias atividades econômicas foram sendo desenvolvidas no interior da colônia (conhecida como Sertão) paralelamente à atividade açucareira.
Cite 2 tipos dessas atividades.
- História | 6.15 Descolonização
(ESPM) “Em 21 de dezembro de 1961, a Bélgica concedeu autonomia interna a Ruanda e, em 28 de junho de 1962, a Assembleia Geral da ONU fixou para 1º de junho a supressão da tutela e a concessão da independência à República Democrática de Ruanda, ressaltando que o governo independente não seria monoétnico. Tal cuidado não foi suficiente, pois os acontecimentos posteriores acabaram culminando em um dos mais violentos genocídios do século XX, estimando-se o número de mortos em 1.074.017, ou seja, um sétimo da população de Ruanda.”
(Leila Hernandez. A África na sala de aula)
Em abril de 2014, completaram-se 20 anos do que ficou conhecido como genocídio de Ruanda. Diferenças, desigualdades, discriminações raciais, econômicas, sociais e políticas alimentaram o ódio. O assassinato do presidente Juvenal Habyarimana, em atentado ao avião em que viajava, foi o estopim do genocídio.
Sobre o genocídio em Ruanda assinale a alternativa correta: