Texto base:
Enunciado:
a) Aponte os fatores que definem uma nação.
b) Dentro de um mesmo país, pode-se verificar a coexistência de várias nações. Cite exemplos.
c) Descreva a diferença entre Estado e nação.
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | 11. Partes do Corpo
Which sense are the kids using?
Smell – touch – taste – hearing - sight
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Terceiro dia de aula. A professora é um amor. Na sala, estampas coloridas mostram animais de todos os feitios. É preciso querer bem a eles, diz a professora, com um sorriso que envolve toda a fauna, protegendo-a. Eles têm direito à vida, como nós, e além disso são muito úteis. Quem não sabe que o cachorro é o maior amigo da gente? Cachorro faz muita falta. Mas não é só ele não. A galinha, o peixe, a vaca… Todos ajudam.
— Aquele cabeludo ali, professora, também ajuda?
— Aquele? É o iaque, um boi da Ásia Central. Aquele serve de montaria e de burro de carga. Do pelo se fazem perucas bacanas. E a carne, dizem que é gostosa.
— Mas se serve de montaria, como é que a gente vai comer ele?
— Bem, primeiro serve para uma coisa, depois para outra. Vamos adiante. Este é o texugo. Se vocês quiserem pintar a parede do quarto, escolham pincel de texugo. Parece que é ótimo. [...]
— Vejam agora como a zebra é camarada. Trabalha no circo, e seu couro listrado serve para forro de cadeira, de almofada e para tapete. Também se aproveita a carne, sabem?
— A carne também é listrada?- pergunta que desencadeia riso geral.
— Não riam da Betty, ela é uma garota que quer saber direito as coisas. Querida, eu nunca vi carne de zebra no açougue, mas posso garantir que não é listrada. Se fosse, não deixaria de ser comestível por causa disto. Ah, o pinguim? Este vocês já conhecem da praia do Leblon, onde costuma aparecer, trazido pela correnteza. Pensam que só serve para brincar? Estão enganados. Vocês devem respeitar o bichinho. O excremento – não sabem o que é? O cocô do pinguim é um adubo maravilhoso: guano, rico em nitrato. O óleo feito da gordura do pinguim…
— A senhora disse que a gente deve respeitar.
— Claro. Mas o óleo é bom.
— Do javali, professora, duvido que a gente lucre alguma coisa.
— Pois lucra. O pelo dá escovas e de ótima qualidade. – E o castor?
— Pois quando voltar a moda do chapéu para os homens, o castor vai prestar muito serviço. Aliás, já presta, com a pele usada para agasalhos. É o que se pode chamar de um bom exemplo. [...]
Ai de nós se não fossem os animais que nos ajudam de todas as maneiras. Por isso que eu digo: devemos amar os animais, e não maltratá-los de jeito nenhum. Entendeu, Ricardo?
— Entendi, a gente deve amar, respeitar, pelar e comer os animais, e aproveitar bem o pelo, o couro e os ossos.
In ANDRADE, Carlos Drummond de. Para gostar de ler. (Coleção para gostar de ler Vol. 4) São Paulo: Ática, 1988. p. 17-20 (fragmento).
Transcreva do texto a frase dita por um aluno que revela as contradições presentes no discurso da professora.
- Ciências - Fundamental | 2.1 Ciclo da Vida dos Animais
Analise a figura e reflita sobre o texto a seguir.
Quando fazemos uma caminhada em uma mata, percebemos que há plantas já adultas e outras ainda em desenvolvimento. Podemos ver famílias de micos, nas quais se distinguem os adultos e os filhotes. É possível ver ovos de aves em ninhos e de borboletas nas folhas das árvores.
Tudo isso nos indica que a reprodução dos seres acontece mesmo sem o controle do ser humano.
Explique por que é importante que os seres se reproduzam e gerem descendentes.
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
(ENEM 2016 1º APLICAÇÃO)
TOZZI, C. Colcha de retalhos. Mosaico figurativo. Estação de Metrô Sé. Disponível em: www.arteforadomuseu.com.br. Acesso em 8 mar. 2013.
Colcha de retalhos representa a essência do mural e convida o público a
- Espanhol - Fundamental | 2.1 Las Horas (As Horas)
Marca a hora que indica “Son las ocho y veinticinco”