Texto base:
Enunciado:
a) Aponte os fatores que definem uma nação.
b) Dentro de um mesmo país, pode-se verificar a coexistência de várias nações. Cite exemplos.
c) Descreva a diferença entre Estado e nação.
Questões relacionadas
- Geografia | 5.1 População
O crescimento urbano, ao criar um mercado potencial mais amplo, estimulou igualmente o crescimento das indústrias artesanais e de algumas fábricas que empregavam uma força de trabalho concentrada [...]
Deixando de lado as características peculiares dessa sociedade urbana em expansão, a razão para a crescente debilidade de qualquer expressão política especificamente urbana era a posição peculiar da cidade no sistema econômico e fiscal, consolidado pelo contínuo progresso do setor com base na exportação de produtos agrícolas e pecuários.
(Tulio Halperín Donghi. “A economia e a sociedade na América espanhola do pós-independência”. In: Leslie Bethell (org.). História da América Latina, v. 3, 2004.)
O excerto apresenta uma experiência histórica vivida por alguns países hispano-americanos, e também pelo Brasil, entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do XX. Tal situação
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Um século depois do fim da escravidão, o país continua a receber os filhos da África. [...] Percorrer léguas de distância, sofrer com o preconceito e amargar a saudade da família para realizar um único sonho: conseguir condições melhores de vida. [...] De acordo com o Consulado de Angola, em 1996 o Brasil recebeu 15 mil imigrantes vindos daquele país [...]. A vinda dos africanos passou por [...] fases importantes. A primeira [...] ocorreu durante o período escravista [...]. Na década de 1980, os conflitos civis nos países africanos de Língua Portuguesa aumentaram a vinda de refugiados negros. [...]
TAVARES, Juliana. Em busca do lugar ao sol. Revista História Viva. n. 3. São Paulo: Duetto. p. 94-95.
Explique por que muitos africanos e negros ainda sofrem com o preconceito no Brasil.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Sacolas
Por que optar pelas duráveis, como faziam nossos avós?
O mundo produz sacolas plásticas desde a década de 1950. Como não se degradam facilmente na natureza, grande parte delas ainda vão continuar por mais de 300 anos em algum lugar do planeta.
Calcula-se que até 1 trilhão de sacolas plásticas são produzidas anualmente em todo mundo. O Brasil produz mais de 12 bilhões todos os anos, e 80% delas são utilizadas uma única vez.
Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros, causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos mortos por sufocamento.
Várias redes de supermercados do Brasil e do mundo já estão sugerindo o uso de caixas de papelão e colocando à venda sacolas de pano ou de plástico duráveis para transportar as mercadorias.
Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para os consumidores, mas têm um custo incalculável para o meio ambiente.
Anúncio publicitário veiculado na revista Veja. N° 27, 8 jul. 2009.
Os argumentos utilizados no texto indicam que seu público-alvo é o consumidor e seu objetivo é estimular:
- Química | 3.7 Polímeros
Na revista Química Nova na Escola, volume 31, número 3 de 2009, foi publicado um artigo sobre o poliuretano”[...] uma fábrica em Cambridge, na Inglaterra, lançou um preservativo feito de poliuretano, duas vezes mais forte que o tradicional de látex, de forma que pode ser mais fino, transparente e levemente maior. Testes demonstram que 80% dos usuários preferem esse tipo de preservativo, principalmente devido ao aumento da sensibilidade […]”.
Síntese de poliuretano a partir de diisocianato de para-fenileno e etilenoglicol.
Baseado nas informações fornecidas e nos conceitos químicos é correto afirmar, exceto:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em 12 de setembro de 1902 em Diamantina, Minas Gerais. Kubitschek foi eleito deputado federal (1934-1937), nomeado prefeito de Belo Horizonte (1940-1945), e realizou obras de remodelação da capital. Na presidência, construiu hidrelétricas, estradas, promoveu a industrialização e a modernização da economia. Um de seus principais feitos foi a construção da cidade de Brasília e instituição do Distrito Federal, que marcou a transferência da capital federal (até então no Rio de janeiro) em 21 de abril de 1960.
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/juscelino-kubitschek-de-oliveira.jhtm> Acesso em: 07 out. 2014.
A partir da leitura do texto, explique a importância de Juscelino Kubitschek para o Brasil.