Um balão dirigível sobe verticalmente, com velocidade constante de 90Km/h em relação ao solo, e, a uma altura de 80,0m do chão, um de seus passageiros arremessa um objeto com velocidade vertical e para cima de 18Km/h em relação ao piso do cesto do balão. Em quantos segundos, o objeto retorna para a mão do passageiro?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Este trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas. Mostre para os alunos trabalhos do artista Andy Warhol, como os indicados a seguir. Sugira que os alunos escolham retratos de pessoas famosas ou queridas para fazerem sua obra em alto contraste. Explicaremos aqui os dois métodos: digital e analógico. Sugerimos que eles façam ambos os métodos; no entanto, de acordo com o seu contexto em sala de aula, pode-se optar por um dos dois métodos ou mesmo deixar que os próprios alunos façam a sua escolha.
1 – Método analógico:
- Faça um xerox em preto e branco do retrato escolhido, se possível ampliado em tamanho A4.
- Cubra com a caneta preta todos os pretos e tons de cinza da imagem, deixando apenas as partes totalmente brancas sem preencher.
2 – Método digital utilizando o GIMP:
- Abra a imagem utilizando o GIMP;
- Transforme a imagem em preto e branco, clicando em Image>Mode>Grayscale, conforme ilustração a seguir:
- Figura 7 - Print de tela. Fonte: Autora.
- Aumente todo o contraste da imagem no menu Cores>Brilho e Contraste;
- Figura 8 - Print de tela. Fonte: Autora.
- Figura 9 - Print de tela. Fonte: Autora.
Após a realização dos dois métodos, os alunos podem fazer cópias das imagens em preto e branco e colorir múltiplas variações como nas obras de Andy Warhol, montando painéis em série dos trabalhos.
Imagens sugeridas:
Figura 10 - WARHOL, Andy. Oito Elvis, 1963. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Eight_Elvises#/media/File:Eight_Elvises.jpg.>. Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 11 - WARHOL, Andy. Dez Lizes, 1963. Pintura e serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://c1.staticflickr.com/7/6120/6883146786_7cfc8589a1_b.jpg.> Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 12 - WARHOL, Andy. Sem Título de Marilyn Monroe, 1967. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://www.moma.org/collection/works/61249?locale=pt>. Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 13 - WARHOL, Andy. Sem Título de Marilyn Monroe, 1967. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <http://www.warrencampdesign.com/warren/images/photoEdits/warhol/marilyn-Multiple10_lg.jpg.> Acesso em: 27 fev. 2017.
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(FUVEST 2007 1ª FASE) As bactérias diferem quanto à fonte primária de energia para seus processos metabólicos. Por exemplo:
I. Chlorobium sp. utiliza energia luminosa.
II. Beggiatoa sp. utiliza energia gerada pela oxidação de compostos inorgânicos.
III. Mycobacterium sp. utiliza energia gerada pela degradação de compostos orgânicos componentes do organismo hospedeiro.
Com base nessas informações, indique a alternativa que relaciona corretamente essas bactérias com seu papel nas cadeias alimentares de que participam.
- Biologia | 4.2 Citoplasma
A ricina, substância tóxica extraída da mamona, liga-se ao açúcar galactose presente na membrana plasmática de muitas células do nosso corpo. Após serem endocitadas, penetram no citoplasma da célula, onde destroem os ribossomos, matando a célula em poucos minutos.
SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2019
O uso dessa substância pode ocasionar a morte de uma pessoa ao inibir, diretamente, a síntese de
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNICENTRO) A colchicina, o alcaloide ativo do narciso-de-outono (Colchicumautomnalle), é um dos mais antigos medicamentos conhecidos.No ano de 1763, o médico Anton Sturck introduziu-a na terapêutica médica. Por anos, a gota foi tratada com colchicina,até que se encontram outras utilizações para o alcaloide, tais como as análises citogenéticas. Sobre o modo de ação da colchicina em células em divisão, pode-se afirmar que esse alcaloide:
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(PUC-PR) Leia a seguir
O fenótipo “falta de cauda” nos gatos Manx é produzido por um alelo letal. Uma única dose do alelo Manx no genótipo interfere gravemente no desenvolvimento normal da coluna, resultando na falta de cauda nos animais heterozigotos. A dose dupla do gene produz uma anomalia tão grave que durante o desenvolvimento intrauterino o embrião não sobrevive. Considere uma fêmea heterozigota que foi cruzada com machos de mesmo genótipo. Após vários cruzamentos, ela deu à luz vinte e quatro filhotes.
Qual o número esperado de filhotes machos e sem cauda entre esses descendentes?