Analise o mapa e a charge a seguir:
EXPLIQUE a divisão apresentada no mapa acima após relacionar as informações do mapa ao conteúdo da charge, DESCREVA a relação que existe entre os países ricos e os pobres.
Questões relacionadas
- Geografia | 1. Introdução ao Pensamento Geográfico
TEXTO I
Quando um exército atravessa montanhas, florestas, zonas de precipícios, ou marcha ao longo de desfiladeiros, alagadiços ou pântanos, ou qualquer outro terreno onde a deslocação é árdua, está em terreno difícil. O terreno onde é apertado e a sua saída é tortuosa e onde uma pequena força inimiga pode atacar a minha, embora maior, é cercado.
TZU. S. A arte da guerra. São Paulo: Marlin Claret. 2001.
TEXTO II
O objetivo principal era encontrar e matar Osama Bin Laden. Onde ele se esconde? Não podemos esquecer a dificuldade de ocupação do país, que possui um relevo montanhoso, cheio de cavernas, onde fica fácil, para quem está acostumado com esse relevo, esconder-se.
OLIVEIRA. M G.; SANTOS. M. S. Ásia: uma visão histórica, política e econômica do continente. Rio de Janeiro: E-Papers, 2009 (adaptado).
As situações apresentadas atestam a importância da relação entre a topografia e o(a) - Biologia
(UFJF) Sobre o tipo de reprodução que os organismos realizam, marque (V) para afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.
I.
( )
O paramécio, um organismo unicelular eucarionte, se reproduz assexuadamente por bipartição.
II.
( )
Bactérias, assim como as hidras, se reproduzem por brotamento ou gemiparidade.
III.
( )
Alguns animais podem se reproduzir por fragmentação, onde o corpo do animal se parte em dois ou mais pedaços e cada pedaço origina um novo indivíduo.
IV.
( )
Minhocas e abelhas são exemplos de animais que podem realizar a fecundação recíproca ou fecundação cruzada, pois são hermafroditas.
V.
( )
Conjugação é um tipo de reprodução assexuada onde os organismos unicelulares podem trocar material genético entre si.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as afirmativas anteriores:
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
Uma família adquiriu um televisor e, no manual do usuário, constavam as especificações técnicas, como apresentado no quadro. Esse televisor permaneceu 30 dias em repouso (stand-by). Considere que a eficiência entre a geração e a transmissão de eletricidade na usina é de 30%.
Que quantidade de energia, em joules, foi produzida na usina para manter o televisor em stand-by
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto e analise o gráfico a seguir.
Percentual de população por classe social no Brasil (1995 e 2009)
18,5 milhões de pessoas subiram de classe social entre os anos de 1995 e 2009, mostra levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados mostram também que, nos últimos anos, a população de menor renda perdeu importância dentro do conjunto, caindo de participação de 34% no total da população até 1995 para 26% em 2009. Como consequência, as classes média e alta ganharam maior representatividade populacional. A classe média passou de 21,8% de participação em 1995 para 37,4% em 2009. No caso da classe alta, o saldo foi de 31,5% em 1995 para 36,6% em 2009.
Disponível em: www.unicamp.com.br. Acesso em: 28 out. 2011.
O texto mostra uma característica da sociedade brasileira pouco comum no Antigo Egito. Identifique e defina essa característica.
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(FUVEST 2018 1ª FASE)
Analise a tabela periódica e as seguintes afirmações a respeito do elemento químico enxofre (S):
I. Tem massa atômica maior do que a do selênio (Se).
II. Pode formar com o hidrogênio um composto molecular de fórmula H2S.
III. A energia necessária para remover um elétron da camada mais externa do enxofre é maior do que para o sódio (Na).
IV. Pode formar com o sódio (Na) um composto iônico de fórmula Na3S.
São corretas apenas as afirmações