Leia as informações e analise a imagem a seguir.
O México é um país montanhoso, com predominância de altitudes acima de 1000 metros, destacando as Serras Madre Ocidental e a Madre Oriental. Essas montanhas constituem um prolongamento das Montanhas Rochosas dos Estados Unidos que se estendem por todo o continente americano.
Disponível em: sady.zzl.org/compactos/GeografiaGeral Acesso em: 10 mar. 2012.
Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Sierra_Madres_of_Mexiko.jpg Acesso em: 10/03/2012
Relacione a origem geológica das cadeias montanhosas mexicanas a sua localização, considerada como uma zona de instabilidade.
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNEB) A descoberta surpreendente de que plantas vivas liberam metano não lança dúvida sobre a causa do aquecimento global. As atividades humanas — e não as plantas — são a origem do aumento desse e de outros gases de efeito estufa. Quando a radiação solar atinge a superfície terrestre, parte é absorvida e parte é refletida para o espaço, inclusive sob a forma de radiação infravermelha, associada ao calor. Alguns gases, como dióxido de carbono, metano e ozônio, absorvem parte dessa radiação infravermelha refletida. Por causa disso, o calor fica retido na atmosfera, aumentando a temperatura do planeta. [...] Cientistas descobriram que tanto os restos de plantas quanto a vegetação em crescimento produzem metano. A ideia de investigar as plantas como fonte de emissão de metano surgiu de pesquisas com o clorometano, um gás clorado que destrói o ozônio. Acreditava-se que a origem principal dele eram os oceanos e as queimadas nas florestas, mas verificou-se que plantas de certa idade emitem a maior parte de clorometano encontrado na atmosfera. Os hidratos de metano, CH4(H20)n, se formam em condições de alta pressão, como as encontradas no fundo do oceano. Uma quantidade desconhecida, mas possivelmente muito grande de metano está retida sob essa forma nos sedimentos do oceano, entretanto esses hidratos ficaram estáveis pelo menos ao longo dos últimos quarenta mil anos, indicando que não estiveram envolvidos nos aumentos súbitos de metano ocorridos durante o último ciclo glacial. [...] Uma nova teoria pode explicar as intrigantes flutuações nos níveis de metano que refletem alterações nos níveis de dióxido de carbono e nas temperaturas globais. É bem provável que altas concentrações de dióxido de carbono e temperaturas crescentes levaram a um aumento considerável da vegetação, o que pode ter sido acompanhado por emissões de metano igualmente grandes. (KEPPLER;RÖCKMANN, 2010, p.43-46).
Considere uma radiação infravermelha com frequência de 1,0.1013Hz, que se propaga afastando-se da superfície terrestre, com velocidade de módulo igual a 3,0.105km/s.Sabendo-se que, em determinado instante, o campo magnético da radiação tem intensidade igual a 6,0.10-5T, e o sentido de sul para norte, é correto afirmar que, nesse instante, a característica vetorial do campo elétrico dessa radiação pode ser expressa como
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(ENEM 2013 1ª APLICAÇÃO)
Disponível em: http//tv-video-edc.blogspot.com. Acesso em: 30 maio 2010.
A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque
- Física | E. Geradores e Receptores
(EPCAR) Um estudante dispõe de 40 pilhas, sendo que cada uma delas possui fem igual a 1,5 V e resistência interna de 0,25 Ω. Elas serão associadas e, posteriormente, ligadas num resistor de imersão de resistência elétrica igual a 2,5 Ω. Desejando-se elevar a temperatura em 10 °C de 1000 g de um líquido cujo calor específico é igual a 4,5 J/g °C, no menor tempo possível, este estudante montou uma associação utilizando todas as pilhas.
Sendo assim, o tempo de aquecimento do líquido, em minutos, foi, aproximadamente, igual a
- Física
(UECE) Usinas termelétricas, como as instaladas no Ceará, geram energia mais cara que as fontes convencionais, consomem elevados volumes de água, além de usarem carvão como combustível, causando relevantes impactos ambientais. Nessas usinas, as conversões que envolvem maior quantidade de energia são de
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(PUCPR) Considere os experimentos:
EXPERIMENTO 1
Um carrinho de material isolante é colocado sobre trilhos e preso a duas molas. Sobre ele é fixado um ímã, conforme a figura A. O conjunto é deslocado 20 cm à direita, em seguida liberado. Ocorre então, um movimento oscilatório, diminuindo gradativamente de amplitude até o repouso, devido às forças de atrito.
EXPERIMENTO 2
O experimento é repetido fixando-se uma bobina (figura B). Isto faz com que, durante o movimento oscilatório, o ímã penetre no interior da bobina, sem, no entanto, tocá-la, não havendo, portanto nenhuma força adicional de atrito. G é um galvanômetro ligado à bobina.
Analise as proposições:
I. O experimento 2 proporcionará o aparecimento de uma corrente induzida na bobina.
II. O experimento 2 proporcionará o aparecimento, na bobina, de uma corrente induzida sempre no mesmo sentido.
III. A presença da bobina dará origem a forças magnéticas, diminuindo o tempo para o sistema entrar em repouso relativamente ao experimento 1.
IV. O tempo para o sistema entrar em repouso no primeiro experimento é o mesmo que no segundo experimento.
Está correta ou estão corretas: