Leia as informações e analise a imagem a seguir.
O México é um país montanhoso, com predominância de altitudes acima de 1000 metros, destacando as Serras Madre Ocidental e a Madre Oriental. Essas montanhas constituem um prolongamento das Montanhas Rochosas dos Estados Unidos que se estendem por todo o continente americano.
Disponível em: sady.zzl.org/compactos/GeografiaGeral Acesso em: 10 mar. 2012.
Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Sierra_Madres_of_Mexiko.jpg Acesso em: 10/03/2012
Relacione a origem geológica das cadeias montanhosas mexicanas a sua localização, considerada como uma zona de instabilidade.
Questões relacionadas
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(FUVEST 2017 1° FASE) Nas mesmas condições de pressão e temperatura, 50 L de gás propano (C3H8) e 250 L de ar foram colocados em um reator, ao qual foi fornecida energia apenas suficiente para iniciar a reação de combustão. Após algum tempo, não mais se observou a liberação de calor, o que indicou que a reação havia-se encerrado. Com base nessas observações experimentais, três afirmações foram feitas:
I. Se tivesse ocorrido apenas combustão incompleta, restaria propano no reator.
II. Para que todo o propano reagisse, considerando a combustão completa, seriam necessários, no mínimo, 750 L de ar.
III. É provável que, nessa combustão, tenha se formado fuligem.
Note e adote:
- Composição aproximada do ar em volume: 80% de N2 e 20% de O2.
Está correto apenas o que se afirma em
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A escola também mudou muito com o passar dos anos.
Numere as frases a seguir de acordo com a ordem dos acontecimentos.
a) ( ) As crianças aprendiam com os adultos porque não existiam escolas.
b) ( ) A fase escolar em que você estuda hoje já foi chamada de ensino elementar e ensino primário.
c) ( ) O nome da fase em que você estuda é ensino fundamental.
d) ( ) Nas cidades da Grécia Antiga e da Roma Antiga, os meninos também aprendiam a ser soldados. Já as meninas tinham que estudar em casa porque não havia escola para elas.
- Matemática | 13.6. Circunferência
A figura é uma representação simplificada do carrossel de um parque de diversões, visto de cima. Nessa representação, os cavalos estão identificados pelos pontos escuros, e ocupam circunferências de raios 3 m e 4 m, respectivamente, ambas centradas no ponto O. Em cada sessão de funcionamento, o carrossel efetua 10 voltas.
Quantos metros uma criança sentada no cavalo C1 percorrerá a mais do que uma criança no cavalo C2 , em uma sessão? Use 3,0 como aproximação para S.
- Física
Uma bola de tênis de massa m = 200g atinge uma raquete com velocidade igual a 20,0 m/s e retorna, na mesma direção e em sentido contrario ao inicial, com velocidade de 30,0 m/s. Se o tempo de interação entre bola e raquete e de 0,01 segundos, então, a força média aplicada pelo tenista a raquete, em newtons, e igual a:
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
Vivendo e...
Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a precisão que tinha quando era garoto. (...)
Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos. Hoje não sei mais que jeito é esse. Eu sabia a fórmula de fazer cola caseira. Algo envolvendo farinha e água e muita confusão na cozinha, de onde éramos expulsos sob ameaças. Hoje não sei mais. A gente começava a contar depois de ver um relâmpago e 1o número a que chegasse quando ouvia a trovoada, multiplicado por outro número, dava a distância exata do relâmpago. Não me lembro mais dos números. (...)
2Lembro o orgulho com que consegui, pela primeira vez, cuspir corretamente pelo espaço adequado entre os dentes de cima e a ponta da língua de modo que o cuspe ganhasse distância e pudesse ser mirado. Com prática, conseguia-se controlar a trajetória elíptica da cusparada com uma mínima margem de erro. Era puro instinto. Hoje o mesmo feito requereria complicados cálculos de balística, e eu provavelmente só acertaria a frente da minha camisa. Outra habilidade perdida.
Na verdade, deve-se revisar aquela antiga frase. É vivendo e .................... . Não falo daquelas 3coisas que deixamos de fazer porque não temos mais as condições físicas e a coragem de antigamente, como subir em bonde andando – mesmo porque 4não há mais bondes andando. Falo da sabedoria desperdiçada, das artes que nos abandonaram. Algumas até úteis. Quem nunca desejou ainda ter o cuspe certeiro de garoto para acertar em algum alvo contemporâneo, bem no olho, e depois sair correndo? Eu já.
Luís F. Veríssimo, Comédias para se ler na escola.
(FUVEST 2013 1° FASE) Considere as seguintes substituições propostas para diferentes trechos do texto:
I. “o número a que chegasse” (ref. 1) = o número a que alcançasse.
II. “Lembro o orgulho” (ref. 2) = Recordo-me do orgulho.
III. “coisas que deixamos de fazer” (ref. 3) = coisas que nos descartamos.
IV. “não há mais bondes” (ref. 4) = não existe mais bondes.
A correção gramatical está preservada apenas no que foi proposto em