Leia a mensagem a seguir, com muita atenção, transmitida pela poetisa mineira Adélia Prado (nascida na cidade de Divinópolis – MG –, no dia 13/12/1935). Em seguida, responda a questão proposta
Explique o significado da mensagem transmitida pela poetisa Adélia Prado, de acordo com o seu ponto de vista, e o seu dia a dia.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
Leia os textos que seguem para responder a questão.
Texto I
Texto II
No texto II, Malala conta como se deu o atentado que sofreu quando voltava para casa no ônibus escolar.
Malala manifesta sua opinião sobre o homem que atirou nela ao afirmar que ele
- Química | 2.6 Eletroquímica
(UNIT)
A corrosão é uma deteriorização de metais provocada por processos eletroquímicos. O ferro enferruja porque, entre um ponto e outro de um objeto do metal, se estabelece uma pilha, em razão da presença de pequenas quantidades de impurezas e de outros metais. A ferrugem que resulta da corrosão é uma mistura complexa de óxidos hidratados de ferro II e de ferro III. No mundo, calcula-se que mais de 20% do ferro produzido é utilizado para repor o que foi transformado em ferrugem pela corrosão.
Uma análise dessas informações e com base nos dados da tabela, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Data-Show)
- Materiais variados como: papéis coloridos de várias gramaturas, texturas, estampas, tintas coloridas variadas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, cola alto relevo, papéis de bala, tecidos, E.V.A, tampinhas, linhas, etc .
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Pratinhos de papel
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá reproduzir imagens (data-show) de alguns trabalhos de artistas, mostrando para as crianças as outras formas que eles empregam as cores, sem ser nas pinturas, e os diversos materiais utilizados por eles.
Disponível: https://www.escritoriodearte.com/artista/aldemir-martins/pratos-9346
https://www.escritoriodearte.com/artista/candido-portinari/estrela-3196
http://elblogdebenxamin.blogspot.com/2009/06/picasso-y-la-ceramica.htm
http://elblogdebenxamin.blogspot.com/search/label/Artistas
https://catracalivre.com.br/arquivo/artista-cria-obras-de-arte-em-3d-a- partir-de-tirinhas-de-papel/
- O professor vai falar um pouco sobre o artista Aldemir Martins e sobre a obra que vai ser trabalhada.
Disponível:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldemir_Martins
https://www.escritoriodearte.com/artista/aldemir-martins/pavao-7922
Serigrafia sobre papel
1995 - 70 x 100 cm
- Este trabalho deve ser feito individualmente.
- O professor vai colocar as carteiras em forma de U, dentro da sala .
- O professor deverá imprimir a imagem do “Pavão – Aldemir Martins” em tamanho grande e colocar na frente do quadro para melhor visualização das crianças.
- Instrua as crianças a observar a imagem e os detalhes que ela possui. Observar as cores, formas, texturas, etc.
- Distribua os pratinhos de papel, cola e tesoura para cada criança.
- Instrua sempre as crianças sobre o manuseio da tesoura e cola.
- Peça as crianças para fazerem um desenho livre, se inspirando na obra que está exposta.
- Esta atividade é bem legal pois mostra como cada criança enxerga esta obra.
- Instrua as crianças sobre o tamanho do desenho e o enquadramento deste, dentro do pratinho.
- Depois do desenho pronto, coloque todos os materiais disponíveis em cima de uma mesa grande, no centro da roda, e deixe as crianças escolherem os materiais que vão usar para fazer o acabamento do desenho na releitura desta obra.
- Fale com os alunos para fazer a colagem dos materiais no trabalho somente depois de ter definido o local .
- Incentive-as a misturar colagens com desenhos misturando os materiais para ficar uma composição bem legal.
- Depois de pronto, peça as crianças para assinar seu trabalho, dar um nome para seu pavão.
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/421790321321279473/
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/437341813808014555/
EXPERIÊNCIA NA ARTE
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: O amido é a principal fonte de armazenamento de energia nas plantas e, por isso, está presente em raízes, frutos, tubérculos e sementes. Entre as principais fontes de amido na alimentação, estão batatas, ervilhas, feijões, arroz, milho e farinha. Disponível em: https://goo.gl/jHj20X. Acesso em: 10dez. 2016. Fragmento.
Enunciado:
a) Descreva como as plantas obtêm esse nutriente.
b) Explique a função desse nutriente para o vegetal.
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
Rússia e China rejeitam ameaça de guerra contra Irã
A Rússia e a China manifestam sua inquietude com relação aos comentários do chanceler francês, Bernard Kouchner, sobre a possibilidade de uma guerra contra o Irã. Kouchner acusou a imprensa de “manipular” suas declarações. “Não quero que usem isso para dizer que sou um militarista”, disso o chanceler, dias antes de os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – França, China, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos – se reunirem para discutir possíveis novas sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear.
(Adaptado de www.estadao.com.br, 18/09/2007).
O Conselho de Segurança da ONU pode aprovar deliberações obrigatórias para todos os países membros, inclusive a de intervenção militar, como ilustra a reportagem. Ele é composto por quinze membros, sendo dez rotativos e cinco permanentes com poder de veto.
A principal explicação para essa desigualdade de poder entre os países que compõem o Conselho está ligada às características da: