O cogumelo shimeji (Pleurotus ostreatus) aos poucos vai se incorporando à culinária das grandes cidades brasileiras. Encontrado facilmente em supermercados, é usado como principal ingrediente de molhos, refogados, risotos e outros pratos.
Questões relacionadas
- Matemática | 3.6 Exponencial
Os biólogos observaram que, em condições ideais, o número de bactérias Q(t) em uma cultura cresce exponencialmente com o tempo t, de acordo com a lei Q(t) = Q0 . ekt, sendo k > 0 uma constante que depende da natureza das bactérias; o número irracional e vale aproximadamente 2,718 e Q0 é a quantidade inicial de bactérias.
Se uma cultura tem inicialmente 6.000 bactérias e, 20 minutos depois, aumentou para 12.000, quantas bactérias estarão presentes depois de 1 hora?
- História - Fundamental | 02. Humanismo e Renascimento
Observe a pintura abaixo.
Características das obras do Renascimento que podem ser observadas no quadro Anunciação, de Fra Angelico, são:
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UEFS)
Dois blocos, A e B, de massas, respectivamente, iguais a 10,0 kg e 30,0 kg, são unidos por meio de um fio ideal, que passa por uma polia, sem atrito, conforme a figura. Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0 m/s², o coeficiente de atrito cinético entre os blocos e as superfícies de apoio igual a 0,2, sen 37° = cos 53° = 0,6 e sen 53° = cos 37° = 0,8, é correto afirmar que o módulo da tração no fio que liga os dois blocos, em kN, é igual a
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
Um dos diversos instrumentos que o homem concebeu para medir o tempo foi a ampulheta, também conhecida como relógio de areia. Suponha que uma cozinheira tenha de marcar 11 minutos, que é o tempo exato para assar os biscoitos que ela colocou no forno. Dispondo de duas ampulhetas, uma de 8 minutos e outra de 5, ela elaborou 6 etapas, mas fez o esquema, representado a seguir, somente até a 4ª etapa, pois é só depois dessa etapa que ela começa a contar os 11 minutos.
A opção que completa o esquema é:
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
O gráfico a seguir representa a variação do índice glicêmico após a ingestão de dois alimentos (mesma quantidade, pela mesma pessoa, mas em momentos diferentes). A linha pontilhada representa o alimento A enquanto a linha contínua representa o alimento B.
A análise do gráfico nos permite afirmar corretamente que: