Complete the sentences about healthy habits.
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 05. As Variedades do Tempo
As condições do tempo são um aspecto importante da nossa vida diária e afetam diretamente nossas atividades, escolhas e bem-estar. O tempo pode variar de ensolarado a chuvoso, de nublado a nevado, e cada condição climática tem suas próprias características e efeitos. É essencial que possamos compreender as diferentes condições do tempo, para que possamos nos preparar adequadamente para cada situação e minimizar seus possíveis impactos.
Identifique como verdadeiro ou falso a seguinte afirmação:
O céu fica azul em dias chuvosos.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir referente à Primeira Guerra Mundial.
Em 1919, em meio à desordem do pós - guerra, Paul Valery escrevia “Nós, as civilizações, sabemos agora que somos mortais”. […] Valéry referia-se à face, raramente exposta, da crise diretamente relacionada às guerras pela apropriação da superfície da terra. […].
Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/download/8801/6522>. Acesso em: 26 nov. 2012.
Na frase o autor refere-se aos efeitos da Primeira Guerra Mundial. Explique uma mudança política e uma social decorrentes da Primeira Guerra Mundial.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Vegetarianos à força
Desde o tempo da colônia, muitos historiadores notaram que os hábitos alimentares simbolizavam com perfeição nossa desigualdade social. As pessoas mais ricas preferiam consumir alimentos estrangeiros, especialmente os portugueses, como vinho, pão de trigo, azeite, vinagre, azeitona e queijo. Já os escravos e homens livres pobres se viam obrigados a comer produtos nacionais, como mandioca, feijão, milho, peixe e frutas.
O item mais escasso era também um dos mais elementares: a carne. O produto era transportado para a capital na forma de animais vivos – principalmente boiadas vindas das províncias de Minas Gerais e Rio Grande do Sul (os gaúchos tinham o maior rebanho bovino do país) – ou como carne-seca, em navios que costeavam o litoral, no chamado comércio de cabotagem.
Alguns escravos lançavam mão do roubo para conseguir pedaços de bife. Quando os quartos de bois eram transportados do matadouro para os açougues em carrinhos de mão, assaltavam o transportador para conseguir sua pequena porção diária de alimentação animal. Quem mais recorria aos assaltos eram os chamados escravos de ganho, que podiam se dedicar a diferentes ofícios urbanos por conta própria, devendo pagar boa parte de seu rendimento aos senhores. Não à toa, em 1808, D. João criou a Intendência de Polícia da Corte, que, entre outras funções, tinha que manter a “ordem” na cidade, evitando furtos e toda forma de organização e preparação de uma rebelião escrava na nova capital do Império.
http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=2274
No período colonial além da distinção entre homens livres e escravos, havia uma distinção entre os escravos.
a) O texto menciona o escravo de ganho. Caracterize escravo de ganho
b) Além do escravo de ganho havia os chamados negros de eito, trabalhadores da lavoura. Viviam sob a fiscalização do feitor e trabalhavam em media 15 horas por dia. Quando desobedeciam as ordens, podiam sofres vários tipos de castigos.
A venda de um escravo urbano para uma fazenda era, muitas vezes, uma forma de castigo usada pelos senhores. Por quê?
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma ponte precisa ser dimensionada de forma que possa ter três pontos de sustentação. Sabe-se que a carga máxima suportada pela ponte será de 12 t. O ponto de sustentação central receberá 60% da carga da ponte, e o restante da carga será distribuído igualmente entre os outros dois pontos de sustentação.
No caso de carga máxima, as cargas recebidas pelos três pontos de sustentação serão, respectivamente:
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Em 2007, repetidas imagens de caminhões jogando toneladas de batatas no lixo chocaram a população. Produtores do Paraná colheram uma supersafra e sobrou batata. Muita batata. Levando em conta que o brasileiro consome, em média, 15 quilos de batata anualmente, só as sobras da cidade de Guarapuava - 600 toneladas desde o começo do ano foram parar no lixo - poderiam alimentar 40 mil pessoas durante um ano. Os produtores deram razões econômicas e até de saúde pública para justificar o desperdício. Mas, para muitos, é difícil aceitar que comida está sendo jogada fora enquanto cerca de 9 milhões de famílias passam fome no Brasil. [...].
Disponível em: <http://www.mnp.org.br/?pag=ver_noticia&id=392429>. Acesso em: 12 fev. 2014. (Fragmento)
O capitalismo possui lógicas econômicas que podem gerar profundas crises e levar a situações que representam insensatezes do ponto de vista humanitário.
As atitudes dos produtores de batatas no Paraná decorreram da necessidade em