Uma bola de 0,50kg é abandonada a partir do repouso a uma altura de 25m acima do chão. No mesmo instante, uma segunda bola, com massa de 0,25kg, é lançada verticalmente para cima, a partir do chão, com uma velocidade inicial de 15m/s. As duas bolas movem-se ao longo de linhas muito próximas, mas que não se tocam. Após 2,0 segundos, a velocidade do centro de massa do sistema constituído pelas duas bolas é de:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Adjetivo
Texto base: Texto para à questão. O pau de dois bicos Um morcego estonteado pousou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria de dentro se a coruja ao regressar não investisse contra ele. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha casa, sabendo que odeio a família dos ratos? — Achas então que sou rato? Não tenho asas e não voo como tu? Rato, eu? Essa é boa!… A coruja não sabia discutir e, vencida de tais razões, poupou-lhe a pele. Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha toca, sabendo que detesto as aves? — E quem te disse que sou ave? – retruca o cínico – sou muito bom bicho de pelo, como tu, não vês? — Mas voas!… — Voo de mentira, por fingimento… — Mas tem asas! — Asas? Que tolice! O que faz a asa são as penas e quem já viu penas em morcego? Sou animal de pelo, dos legítimos, e inimigo das aves como tu. Ave, eu? É boa… O gato embasbacou, e o morcego conseguiu retirar-se dali são e salvo. Moral da Estória: O segredo de certos homens está nesta política do morcego. [ _____________________________________________________ ]. LOBATO, Monteiro. Fábulas. In: Obra infantil completa: Edição Centenário – 1882-1982.
São Paulo: Brasiliense, 1992. p. 453 Glossário:
“pau de dois bicos”: expressão que significa “fazer jogo duplo”, defender simultaneamente duas ideias contrárias para não contrariar os debatedores
Enunciado:
A alternativa em que as duas expressões são formadas por um adjetivo que antecede um substantivo é
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Discovery. Argentina, out. 1998 (adaptado).
El hombre de hoy usa y abusa de la Naturaleza como si fuera el último habitante de este planeta, como si detrás de él ya no hubiera un futuro. La Naturaleza se ha convertido así en una víctima del progreso.
Conviene destacar que la demanda interminable y progresiva de la industria no puede ser atendida sin descanso por la naturaleza, pues sus recursos se acaban. Actualmente el hombre empieza a tocar ya las tristes consecuencias del despilfarro iniciado con la era industrial. Las reservas mundiales de plomo, mercurio y platino durarán unos lustros; poco más las de estaño y cobre, y apenas un par de siglos las de hierro y petróleo. ¿Qué suponen estos plazos en la vida de la Humanidad?
En la Naturaleza APENAS cabe el progreso. Pues gastar lo que no puede reponerse refleja un estadio de civilización voraz y dice muy poco en favor de la escala de valores del mundo contemporáneo.
Disponível em: https://lecturassumergidas.com. Acesso em: 20 set. 2021.
A ilustração adverte que é necessário
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Ambas notícias foram divulgadas durante o centenário da Revolução Bolchevique de 1917. Sobre elas pode-se afirmar que
- Física
Deseja-se eletrizar um objeto metálico, inicialmente neutro, pelos processos de eletrização conhecidos, e obter uma quantidade de carga negativa de 3,2µC Sabendo-se que a carga elementar vale 1,6.10-19C para se conseguir a eletrização desejada será preciso:
- Matemática - Fundamental | 9.2 Dobro, Triplo, Quádruplo
A soma de três números consecutivos é igual a 36. O dobro do menor número somado com o quadrado do maior número é: