Texto base: A foto apresenta os desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão. STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro, Ediouro, [s.d.].
Enunciado:
“O mais alto padrão de vida do mundo” – “Não modo de vida como o modo americano”
Analise os elementos que compõem a fotografia e explique o contraste que pode ser percebido na imagem.
Questões relacionadas
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UNIT) A falta de padronização de um sistema de unidades pode acarretar grandes confusões. Nos Estados Unidos, por exemplo, o velocímetro dos carros registra a velocidade em milhas/hora, o comprimento é medido em polegadas ou pés e a massa em libras.
No Sistema Internacional de unidades, S.I., as grandezas velocidade, comprimento e massa são medidas, respectivamente, em
- Física | 4.3 Refração da Luz
A figura abaixo mostra uma face de um arranjo cúbico, montado com duas partes geometricamente iguais. A parte 1 é totalmente preenchida com um líquido de índice de refração n1 e a parte 2 é um bloco maciço de um material transparente com índice de refração n2.
Neste arranjo, um raio de luz monocromático, saindo do ponto P, chega ao ponto C sem sofrer desvio de sua direção inicial. Retirando-se o líquido n1 e preenchendo-se completamente a parte 1 com um outro líquido de índice de refração n3, tem-se que o mesmo raio, saindo do ponto P, chega integralmente ao ponto D.
Considere que todos os meios sejam homogêneos, transparentes e isotrópicos, e que a interface entre eles forme um dióptro perfeitamente plano. Nessas condições, é correto afirmar que o índice de refração n3 pode ser igual a
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(FUVEST 2016 1° FASE) Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
- Física | 2.4 Gravitação Universal
A força da gravidade sobre uma massa acima da superfície e a uma distância do centro da Terra é dada por Mgm/d2 onde M é a massa da Terra e G é a constante de gravitação universal. Assim, a aceleração da gravidade sobre o corpo de massa pode ser corretamente escrita como:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do TextoNós adoraríamos dizer que somos perfeitos. Que somos infalíveis. Que não cometemos nem mesmo o menor deslize. E só não falamos isso por um pequeno detalhe: seria uma mentira. Aliás, em vez de usar a palavra "mentira", como acabamos de fazer, poderíamos optar por um eufemismo. "Meia-verdade", por exemplo, seria um termo muito menos agressivo. Mas nós não usamos esta palavra simplesmente porque não acreditamos que existia uma "Meia-verdade". Para o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, existem a verdade a mentira. Existem a honestidade e a desonestidade. Absolutamente nada no meio. O Conar nasceu há 29 anos (viu só? não arredondamos para 30) com a missão de zelar pela ética na publicidade. Não fazemos isso porque somos bonzinhos (gostaríamos de dizer isso, mas, mais uma vez, seria mentira). Fazemos isso porque é a única forma da propaganda ter o máximo de credibilidade. E, cá entre nós, para que serviria a propaganda se o consumidor não acreditasse nela?Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma peça publicitária pode fazer uma reclamação ao Conar. Ele analisa cuidadosamente todas as denúncias e, quando é o caso, aplica a punição.
Anúncio veiculado na Revista Veja. São Paulo: Abril. Ed. 2120, ano 42, nº27, 8 jul. 2009
O recurso gráfico utilizado no anúncio publicitário - de destacar a potencial supressão de trecho do texto - reforça a eficácia pretendida, revelada na estratégia de: