A Reforma Religiosa, ocorrida no século XVI, trouxe profundas transformações ao contexto europeu durante a Idade Moderna. Sobre esse movimento, é incorreto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Assim, contra as expectativas, a Rússia soviética sobreviveu. [...] a Revolução permitira ao campesinato tomar a terra. Quando chegou a isso, o grosso dos camponeses da Grande Rússia [...] achou que suas chances de mantê-la eram melhores sob os vermelhos do que se retomasse a fidalguia. Isso deu aos bolcheviques uma vantagem decisiva na Guerra Civil. HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 71
Enunciado:
Um dos fatores que levaram a sobrevivência da Revolução Russa, de acordo com a análise do historiador, está relacionado ao fato de que o governo bolchevique
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos: (Registre as respostas dos alunos num papel craft e coloque-o no mural da sala.
a) Por que empreender é fazer acontecer?
b) Vocês já empreenderam em alguma coisa? O quê?
c) Vocês já fizeram acontecer algo que empreenderam? Tiveram sucesso?
2. Segundo passo
2.1. Professor, solicite aos alunos que relacionem a primeira imagem com a segunda,
Disponível em:<http://www.cloudcoaching.com.br/images/tempo-de-empreender-e-de-fazer-acontecer.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, faça com os alunos uma leitura pausada do texto retirado do site: http://www.cloudcoaching.com.br/tempo-de-empreender-e-de-fazer-acontecer/post#.Wlk4n66nHIU
a) Tempo de empreender, de investir em suas habilidades para produzir algo de bom para você e para a sociedade...
Pergunta: Quais habilidades vocês possuem que podem produzir algo de bom para você e para a sociedade?
b) E para fazer acontecer é preciso saber primeiro o que você deseja para sua vida, depois identificar suas habilidades e seus valores, para conseguir priorizar sua atenção e ação.
Pergunta: O que vocês desejam para suas vidas? Quais são seus valores?
c) Se você quer algo, não espere ninguém te abrir as portas, tenha coragem de ir à luta e conquistar tudo o que deseja!
Pergunta: Qual é a coisa que vocês mais desejam? O que é necessário fazer para conquistar o que vocês mais desejam?
3.2. Professor, faça um círculo com a turma, coloque uma música bem baixinha e leia o texto para a turma.
3.3. Se algum aluno quiser se pronunciar, dê a voz a ele.
Convido você para refletir sobre suas atitudes, pensamentos e sentimentos, recolha-se por um instante na mais profunda sintonia com seus anseios, seja sincero consigo mesmo, vá atrás do que você realmente deseja para sua vida, estruture-se para tal e acredite que você é capaz de realizar tudo o que deseja!
Disponível em:<http://www.cloudcoaching.com.br/tempo-de-empreender-e-de-fazer-acontecer/post#.Wlk4n66nHIU> Acesso em: 11 jan. 2018. [Fragmento]
- Sociologia - Fundamental | 1. Cultura
(Unisc 2017) "O grupo do 'eu' faz, então, de sua visão a única possível, ou mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa. O grupo do 'outro' fica, nessa lógica, como sendo engraçado, absurdo, anormal ou inteligível".A citação explicita o fenômeno social denominado etnocentrismo. Assinale entre as alternativas abaixo aquela que explica o conceito.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01.3. Mal x mau, acentuação dos verbos ter e vir, uso dos porquês
Leia o trecho abaixo, de Marcos Rey, para responder à pergunta.
— Mas se trata dum caso tão insignificante – protestou mamãe. — Insignificante? Esse enigma está nos pondo malucos. Alguém andava assaltando nosso galinheiro. A cada dia sumia uma galinha. Quem faria isso estando a casa cercada de paredes de imensos edifícios? Não havia muro para saltar. Nem grades para pular. E na casa só morávamos eu, meus pais, tio Clarimundo e Noca, a velha empregada. Um enigma muito enigmático, sim. Marcos Rey; Heloisa Prieto (Org.), Vice-versa ao contrário.
São Paulo: Companhia das Letrinhas.
Leia as frases abaixo:
1) “Eu não sei o porquê dessa sua decisão.”
2) “Ele passou de ano, porque estudou muito.”
3) “Ela não entendeu por que não passou de ano.”
4) “Você não foi ao passeio, por quê?
Marque em qual delas a palavra em destaque transmite a ideia de causa.
- Matemática - Fundamental | 3.7 Maior que, Menor que
Complete a sequência a seguir colocando os sinais de > (Maior que) e < (Menor que):
A) 90 ______ 35 _______62 _______12.
B) 59 ______ 40 _______71 _______86.
C) 13 ______ 68 _______ 22_______100.