TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Em um jogo de voleibol, denomina-se tempo de voo o intervalo de tempo durante o qual um atleta que salta para cortar uma bola está com ambos os pés fora do chão, como ilustra a fotografia.
Considere um atleta que consegue elevar o seu centro de gravidade a 0,45m do chão e a aceleração da gravidade igual a 10m/s2.
A velocidade inicial do centro de gravidade desse atleta ao saltar, em metros por segundo, foi da ordem de:
Questões relacionadas
- História | 3.2 Antiguidade Clássica
Aristóteles propunha dois critérios para diferenciar senhores e escravos:
O primeiro critério é de ordem política: o homem é, por natureza, um animal político, um ser cívico; por conseguinte, só o homem livre é totalmente homem porque só ele está apto para a vida política. O senhor coincide com o cidadão. Pelo contrário, o escravo é, por natureza, incapaz de deliberar, participa da razão sem a possuir.
O segundo critério articula-se com o primeiro. Certos trabalhos que implicam apenas o uso da força são, por essência, servis e são esses os que se adéquam aos indivíduos que foram definidos como escravos pela sua incapacidade de raciocinar.
(Aristóteles, Política).
Baseado nos critérios de Aristóteles é correto afirmar:
- Geografia | 5.3 Urbanização
A charge ironiza o seguinte aspecto que interfere diretamente na mobilidade urbana:
- História - Fundamental | 15. Transformações na Europa Medieval
Texto base: Leia o texto a seguir. Penso que o que devemos compreender como a verdadeira Idade Média é, simultaneamente, uma idade de trevas e uma idade de ouro. Acrescentemos – para entender isso até o século XIX! – que o que herdamos deste período, no que concerne ao ensino e à pesquisa, delimita a Idade Média, a qual iria da decomposição do Império Romano e do mundo antigo, no século V, até o triunfo do humanismo no fim do século XV, um monstro cronológico! [...] O Renascimento não é a ruptura absoluta, decisiva, que pretendeu ser: há uma longa Idade Média que iria até o século XVIII. Pode-se dizer que a Idade Média só teve fim com a Revolução francesa e a Revolução Industrial. LE GOFF, Jacques. Uma longa Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. p.29. (Fragmento)
Enunciado:
- A) De acordo com o autor do texto, podemos considerar a Idade Média como sendo a “Idade das Trevas”? Justifique sua resposta.
- B) É possível afirmar que há um consenso entre os historiadores quanto a periodização da Idade Média? Encontre no texto argumentos que justifiquem sua resposta.
- C) Explique por que para Jacques LeGoff a Idade Média foi encerrado com o Renascimento, como muito historiadores defendem.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Em cada lugar do mundo, encontramos escolas tão parecidas entre si e , ao mesmo tempo , tão diferentes. Nelas, encontramos alunos que têm sonhos, que querem praticar esportes, brincar, aprender. Há problemas e muitas qualidades assim como as escolas do Brasil. Conheça a escola de Sibusiso que mora na África do Sul. Sibusiso tem 11 anos e mora na zona rural de Richmond (África do Sul), numa fazenda onde se cultivam morangos. Sua casa fica a 8 km da escola, e ele anda mais de uma hora por dia para chegar até lá. Por segurança, as criança s andam em fila pela estrada. Quem vai à frente, leva uma bandeira. A escola é mantida pelo governo. Há 23 alunos na classe de Sibusiso , e a maioria tem a mesma idade dele. Mas têm jovens também de até 15 anos. Os alunos cultivam plantas no jardim, que é cercado por arame farpado. Assim, ladrões não podem entrar na escola. Sibusiso gosta da comida preparada na escola. Ele lava e seca seu prato depois de comer. As salas de aula têm saída para o pátio. Às vezes, as crianças fazem trabalhos ao ar livre, na grama. Ele aprende matemática, línguas, ciências e outros conteúdos comuns. Sibusiso quer ser piloto quando crescer. PENNY, Smith; ZAHAVIT. Shalev. Escolas como a sua. São Paulo: Ática, 2010.
Enunciado:
A escola onde Sibusiso estuda tem características de uma escola quilombola? Explique sua resposta.
- Literatura
(UNESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o poema de Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810).
18
Não vês aquele velho respeitável,
que à muleta encostado,
apenas mal se move e mal se arrasta?
Oh! quanto estrago não lhe fez o tempo,
o tempo arrebatado,
que o mesmo bronze gasta!
Enrugaram-se as faces e perderam
seus olhos a viveza:
voltou-se o seu cabelo em branca neve;
já lhe treme a cabeça, a mão, o queixo,
nem tem uma beleza
das belezas que teve.
Assim também serei, minha Marília,
daqui a poucos anos,
que o ímpio tempo para todos corre.
Os dentes cairão e os meus cabelos.
Ah! sentirei os danos,
que evita só quem morre.
Mas sempre passarei uma velhice
muito menos penosa.
Não trarei a muleta carregada,
descansarei o já vergado corpo
na tua mão piedosa,
na tua mão nevada.
As frias tardes, em que negra nuvem
os chuveiros não lance,
irei contigo ao prado florescente:
aqui me buscarás um sítio ameno,
onde os membros descanse,
e ao brando sol me aquente.
Apenas me sentar, então, movendo
os olhos por aquela
vistosa parte, que ficar fronteira,
apontando direi: — Ali falamos,
ali, ó minha bela,
te vi a vez primeira.
Verterão os meus olhos duas fontes,
nascidas de alegria;
farão teus olhos ternos outro tanto;
então darei, Marília, frios beijos
na mão formosa e pia,
que me limpar o pranto.
Assim irá, Marília, docemente
meu corpo suportando
do tempo desumano a dura guerra.
Contente morrerei, por ser Marília
quem, sentida, chorando
meus baços olhos cerra.
Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu e mais poesias.
Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1982.No conteúdo da quinta estrofe do poema encontramos uma das características mais marcantes do Arcadismo: