Em um local onde g=10m/s2 um objeto é lançado verticalmente para cima, a partir do solo terrestre. O efeito do ar é desprezível.
O objeto atinge 20% de sua altura máxima com uma velocidade de módulo igual a 40 m/s. A altura máxima atingida pelo objeto vale:
Questões relacionadas
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UNIME)
À luz da fogueira, ele acariciou a pele clara, as pernas curtas e as madeixas ruivas da moça. Tudo nela contrastava com a tez escura e o porte esguio dele. Os descendentes do encontro improvável, 50 mil anos depois, ainda estão por aí. E não é uma família pequena: são todos os seres humanos modernos fora da África, cujo DNA carrega uma contribuição considerável dos neandertais, primos extintos do homem. A ruiva e o moreno do romance acima representam os neandertais e o Homo sapiens. (À LUZ..., 2014)
Já se sabia que neandertais e humanos conviveram por milhares de anos na Europa e na Ásia e aí se acasalaram. O que não se sabia, como sugere uma dupla de novos estudos genéticos, é que esses dois ramos da humanidade estavam naquela altura a ponto de se separar em duas espécies distintas. Ao comparar o DNA ancestral com o moderno, porém, dois novos estudos encontraram que algo entre 20% e 30% de “arranjos” genéticos neandertais sobreviveram. (JÁ SE..., 2014).
Uma análise da dinâmica associada à possível trajetória evolutiva que resultou na formação da espécie humana atual (Homo sapiens) admite que
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Lee el texto para contestar a las cuestiones 02 y 03. ¿Quiere África Subsahariana aprender español? Por: Vivian Murcia González. Editora de El PortalVoz.
trasfondo económico.
África quiere aprender español, cuando escribo esto rondan en mi cabeza aquellos jóvenes que conozco provenientes de alguno de esos países y que han llegado a España, como yo, a estudiar y a crecer como persona, el español es, para ellos, el punto de entrada a todo el continente europeo y, así, (en nuestro imaginario de inmigrantes, a lo mejor muy ingenuo) a un mundo de posibilidades académicas y económicas. Pero puede que en el fondo todo esté barnizado por un
Leo los patrocinadores del libro, Gas Natural, Indra, Isolux, grandes multinacionales españolas que ahora están ávidas de expansión. Hay que llegar a África, hay que llegar –aún más porque ya se ha llegado– a su mercado. Entonces me resigno, el español es usado como vehículo mercantil, un interés velado en medio de tanta algarabía y ganas de aprender castellano. No niego el gran esfuerzo de los hispanistas reunidos en este libro, todo lo contrario, sus investigaciones son tan rigurosas que me sorprende el interés académico de quienes trabajan por el idioma en zonas remotas.
Mi resignación se produce cuando vuelvo a preguntarme lo que al comienzo de este texto me interesaba: ¿Con qué fines se inclinan los habitantes de estos países a estudiar español? puede que en alguno de ellos la iniciativa sea plenamente intelectual, pero la realidad es que la razón económica está, a esa ya nadie la puede negar, es más, ahora se usa como justificante para millones de estudios, no digo que este sea el caso.
Disponible en: <http://www.nci.tv/index.php/menuportalvoz/submenu-caminantes/12814-quiere-africa-subsahariana-aprender-espanol>. Acceso el: 06 abr. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Según el punto de vista de la autora, los principales motivos por los cuales se enseña español en países africanos son
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Observe o mapa. Disponível em:< http://atualidadescefi.blogspot.com.br/2013/06/indios-avancam-na-conquista-da-terra.html> Acesso em: 10 abr. 2015.
Enunciado:
- a) Identifique no mapa a região do Brasil com a maior concentração de terras indígenas, no final do século XX.
b) Justifique a concentração nessa região.
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UNESP) A complexa organização social das formigas pode ser explicada pelas relações de parentesco genético entre os indivíduos da colônia. É geneticamente mais vantajoso para as operárias cuidarem das suas irmãs que terem seus próprios filhos e filhas. No formigueiro, uma única fêmea, a rainha, que é diploide, põe ovos que, quando fertilizados, se desenvolvem em operárias também diploides. Os ovos não fertilizados dão origem aos machos da colônia. Esses machos, chamados de bitus, irão fertilizar novas rainhas para a formação de novos formigueiros. Como esses machos são haploides, transmitem integralmente para suas filhas seu material genético. As rainhas transmitem para suas filhas e filhos apenas metade de seu material genético.
Suponha um formigueiro onde todos os indivíduos são filhos de uma mesma rainha e de um mesmo bitu. Sobre as relações de parentesco genético entre os indivíduos da colônia, é correto afirmar que
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: www.doityourself.com. Acesso em: 12 jul. 2015.
Pelas expressões do it yourself e How-Tos, entende-se que a pesquisa realizada na página da internet revela uma busca por