Em quais lugares podemos encontrar arte?
Questões relacionadas
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
A indústria cultural, por um lado, transforma a cultura em mercadoria – e, como qualquer mercadoria, ela passa a ter como único objetivo sua comercialização. Por outro lado, tendo por função a produção e a venda de mercadorias, a indústria cultural organiza-se como qualquer outra indústria, o que tem por consequência que a própria criação cultural passa a seguir uma lógica industrial.
ROMÃO, D. Indústria cultural: o pensar cristalizado. Revista Psicologia Política, v. 20, n. 49, 2020.
Uma consequência do processo citado no texto é a
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
(IFAL) Depois de maio de 1940, os bons momentos foram poucos e muito espaçados: primeiro veio a guerra, depois, a capitulação, em seguida, a chegada dos alemães, e foi então que começaram os sofrimentos dos judeus. Nossa liberdade foi gravemente restringida com uma série de decretos antissemitas: os judeus deveriam usar uma estrela amarela; os judeus eram proibidos de andar nos bondes; os judeus eram proibidos de andar de carro, mesmo em seus próprios carros; os judeus deveriam fazer suas compras entre três e cinco horas da tarde; os judeus só deveriam frequentar barbearias e salões de beleza de proprietários judeus; os judeus eram proibidos de sair às ruas entre oito da noite e seis da manhã; os judeus eram proibidos de frequentar teatros, cinemas ou qualquer outra forma de diversão; os judeus eram proibidos de ir a piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei ou qualquer outro campo esportivo; os judeus eram proibidos de ficar em seus jardins ou nos de amigos depois das oito da noite; os judeus eram proibidos de visitar casas de cristãos; os judeus deveriam frequentar escolas judias etc. Você não podia fazer nem isso nem aquilo, mas a vida continuava.
(O diário de Anne Frank. Trad. Alves Calado. 50. ed. Rio; São Paulo: Record, 2015, p. 18)
No trecho extraído do livro O diário de Anne Frank, quanto aos elementos da comunicação e às funções da linguagem, é certo afirmar que:
- Ciências - Fundamental | 03.1. O nascimento e a infância
A infância é a fase da vida que vai desde o nascimento até cerca de 12 anos de idade, quando a criança está prestes a ingressar na adolescência.
Dentre as opções abaixo qual é a principal característica da infância?
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
A coroação e a sagração de Luís XIV ocorreram em 1654 na Catedral de Reims. A cerimônia de coroação incluiu um juramento prestado pelo rei prometendo conservar os privilégios de seus súditos. A seguir veio o momento da sagração, em que o rei recebeu do bispo o santo óleo. Leia um trecho referente a esse momento.
Mais tarde, em suas memórias, Luís afirmou (tal como os teóricos da monarquia absoluta) que sua sagração não o fizera rei, simplesmente o declarara rei. Acrescentou, no entanto, que o ritual tornara sua realeza “[...] mais inviolável e mais santa”. Essa santidade pode ser ilustrada pelo fato de, dois dias depois, o jovem rei ter desempenhado pela primeira vez o ritual do toque real. Segundo uma crença tradicional, os reis da França, como os da Inglaterra, tinham o poder miraculoso de curar a escrófula, uma doença de pele, tocando os atingidos e dizendo “o rei te toca, Deus te cura” [...]. Nessa ocasião, Luís tocou três mil pessoas. Ao longo de seu reinado, tocaria muito mais.
BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. 2. ed.
Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p. 54-55.
O fragmento revela que:
- Filosofia | 2.2 Clássica
Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhe parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens.
ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB,1988.
No fragmento, Aristóteles promove uma reflexão que associa dois elementos essenciais à discussão sobre a vida em comunidade, a saber: