Explicaê

01

MATERIAL

- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (youtube)

- Aparelho de som

- CD – com músicas de Baião.

- Papel canson formato A4

- Lápis de cor

- Lápis de cera

- Canetinha

 

  PROCEDIMENTOS

- O professor levantará questões para que o grupo de crianças expressem seus conhecimentos         

  sobre essa linguagem, realizando e registrando na lousa as seguintes perguntas:

 

  •   .Vocês já assistiram a um espetáculo de dança?  
  •   . O que é dança?
  •   . Onde as pessoas costumam dançar?
  •   . Para que dançamos?
  •   . Quem dança ou pode dançar?
  •   . Vocês sabem o nome de dançarinos ou coreógrafos?
  •   . Quais são as danças que vocês conhecem?
  •   . O que é preciso para haver dança?
  •   . O que movemos quando dançamos?
  •   . Como nos movemos?
  •   .  Onde nos movemos?

 - O professor  propõe que as crianças assistam algumas danças da nossa cultura: xaxado, xote,  

    baião, dando as seguintes orientações: durante a apreciação das danças, observem e  

    identifiquem quem dança (mulheres, homens, crianças), o modo como as pessoas dançam  

    (os movimentos realizados pelo corpo no espaço), o lugar onde a dança acontece (se é na  

    rua, no teatro, na igreja, no clube, no palco, na escola), de que forma as pessoas estão  

    vestidas (figurino), o que tem nesse lugar onde a dança acontece (cenário), como os  

    dançarinos se movem no espaço? Por que e para que as pessoas estão dançando?  

    Disponível:  

    https://www.youtube.com/watch?v=bvLSxUg8-jA  

    http://www.youtube.com/watch?v=miOlLzPPcoc   

    http://www.youtube.com/watch?v=sOGhpphrywo   

    http://www.youtube.com/watch?v=lQvPi2S3aas&feature=fvst   

- As crianças expressam o que percebem durante a apreciação das danças. O professor deverá  

  registrar as ideias, sentimentos e impressões emitidas pelo grupo. Durante a conversa, deverá  

    ampliar os conhecimentos das crianças, trazendo informações sobre a diversidade de danças  

    existentes em nosso país, destacando Brasil como um país com grande diversidade de danças  

  e alguns nomes e obras de dançarinos e coreógrafos do estado, do Brasil e do mundo que se  

  dedicaram e se dedicam ao estudo da dança como, por exemplo, o coreógrafo e dançarino  

  que viveu na metade deste século na Hungria, Rodolfo Laban, autor do livro Dança Educativa  

  Moderna, a professora doutora Isabel A. Marques, pioneira no Brasil na sistematização e  

  pesquisa na área de ensino de dança, a qual assessorou o MEC e a UNESCO na redação de  

  documentos para a introdução da dança no currículo escolar do Brasil e na América Latina.  

  - Além disso é possível discutir e desmistificar o preconceito que ainda existe em relação à  

    dança como algo apenas de mulher, inferior a outros conhecimentos ao ponto de ser tratada  

    na escola como atividade festiva, como se esta linguagem não tivesse um conteúdo próprio  

    para ser aprendida na escola.  

  - O professor vai trabalhar com as crianças o Baião. O professor vai ler o texto e em seguida  

    perguntar : O baião é uma dança típica de qual região do Brasil? Quem inventou? Ao  

    olharmos para essa dança o que nós sentimos e lembramos?  

  "Baião Histórico: Segundo muitos pesquisadores a origem desta dança e música esta ligada ao  

    Fado ,dança muito comum em Portugal, além de apresentar elementos da cultura  

    africana. Alguns pesquisadores classificam o Baião como uma transformação de um tipo de  

  Samba, que aos poucos foi se adaptando ao gosto e vida do povo do Sertão ,muito diferentes  

    do povo do Litoral .A Dança também era conhecida como Baiano, possivelmente por ter se  

    originado, ou ter sido muito difundida no interior da Bahia, esta dança já era muito  

    conhecida no Maranhão ,Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e  

    Bahia, possuindo grande variedade de  coreografias . A dança não era executada pelo o povo  

    nas ruas, era apenas utilizada em ocasiões de festejos Sociais como  

    batizados, aniversários ,casamentos, dentre outros. O Baião tanto a Dança como a Música  

    abrange duas fases ,a mais antiga onde surge o Baião no Nordeste, e posteriormente durante  

    o século XIX muito difundido no Brasil a partir de 1946 com Luiz Gonzaga, "o rei do baião".  

- Dança e Música e Instrumentos Musicais: A coreografia do Baião não é de passos  

  determinados, ela consiste basicamente no improviso dos movimentos, isto também se aplica  

  as letras das musicas ,onde a marca principal é o improviso dos cantores, inspirados nas  

  circunstâncias. Na Dança formam-se pares ,homens com mulheres estes pares podem a vir ou  

  não a se desfazer durante o desenrolar da festa, não existe uma norma para a formação do  

  par ,ficando de livre escolha, podendo muitas vezes na falta de com quem dançar, dançar  

  com crianças, sozinho ou mulher com outra mulher. A quantidade de Músicos pode variar  

  bastante ,são predominante em número de três os chamados "Trio de  

  Forró"(Sanfona, Triângulo, Zabumba), mas ocasionalmente este número pode cair para dois  

  ou até mesmo um .Os instrumentos são basicamente: Sanfona, Triângulo ,Zabumba, podendo  

  ainda fazer parte a Rabeca ,Pandeiro e Agogô."  

  Fonte:    http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/   

- Depois da conversa com as crianças sobre o Baião, o professor vai propor à turma que façam  

  um desenho sobre a história do Baião.  

- O professor vai distribuir as folhas para as crianças. Deixar as crianças fazerem os desenhos  

  livremente. Peça as crianças para observarem os passos, as roupas, os ritmos etc , que foram  

  apresentado durante a dança ( nos vídeos).  

- O professor poderá colocar uma música de baião, (som ambiente) para inspirar as crianças.  

- Incentive os alunos a colorir usando cores fortes, igual as pinturas de Matisse.  

- Com a ajuda das crianças, monte uma exposição na sala de aula.  

- Vai ser uma atividade muito alegre !  

    Imagem  

Fonte:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23922  

A DANÇA REGIONAL BRASILEIRA