Leia o texto a seguir:
“Stalingrado, miserável monte de escombros, entretanto resplandecente!
As belas cidades do mundo contemplam-te em pasmo e silêncio.
Débeis em face do teu pavoroso poder,
mesquinhas no seu esplendor de mármores salvos e rios não profanados,
as pobres e prudentes cidades, outrora gloriosas, entregues sem luta,
aprendem contigo o gesto de fogo.
Também elas podem esperar.”
Carlos Drumond de Andrade in A Rosa do Povo (poemas escritos entre 1943 e 1945).
Rio de Janeiro: Record, 1987
O poema de Drumond refere-se a uma das batalhas da II Guerra Mundial. Sobre a participação da União Soviética nesse conflito, é CORRETO afirmar que
Questões relacionadas
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UESB) Ilhas de ordem num oceano de caos (...), o corpo concentra a ordem. Ele se refaz continuamente. A cada cinco dias, temos um novo revestimento interno do estômago. Ganhamos um novo fígado a cada dois meses. Nossa pele se repõe a cada seis semanas. A cada ano, 98 por cento dos átomos de nosso corpo são substituídos. Essa substituição química ininterrupta, o metabolismo, é um sinal seguro de vida. Os biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela veem no metabolismo a essência de algo realmente fundamental para a vida. Dão-lhe o nome de “autopoese”. (...) raízes gregas que significam “si mesmo” (auto) e “fazer” (poien, como em “poesia”), a autopoese refere-se à produção contínua de si mesma pela vida. (...) incessante química biológica e fluxo energético, que é o metabolismo. Somente as células, os organismos feitos de células e as biosferas feitas de organismos são autopoéticos e podem efetuar o metabolismo.(MARGULIS, 2002, p.31).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos termodinâmicos aplicados aos seres vivos, é correto afirmar:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os dois textos a seguir. O primeiro é do historiador grego Heródoto que visitou o Egito e registrou a sua impressão sobre as tradições de seu povo. O segundo é uma interpretação do historiador Jaime Pinsky.
A maior parte do país é uma dádiva do Nilo, como dizem os sacerdotes, e foi essa a minha impressão. Poucos esforços despendem os egípcios para obter frutos da terra. Aguardam simplesmente que o rio suba, transborde, inunde, fertilize os campos e torne o seu leito normal.
HERÓDOTO. In: AZEVEDO, Vitor de; BROCA, J. Brito.
História. Rio de Janeiro: Ediouro, 1994. p. 91.
É verdade que a civilização egípcia começou a ser construída com o trabalho organizado a partir de condições geográficas favoráveis. Mas a civilização não é uma dádiva dessas condições geográficas do Nilo, uma vez que surge quando o homem atua, modificando e domando a natureza.
PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Atual, 1987. p. 87.
Analise as afirmativas a seguir.
I. Heródoto afirma que o Egito é uma dádiva do Nilo, enquanto Jaime Pinski afirma que o Egito é fruto do trabalho humano, que atuou e transformou as condições naturais.
II. Apesar de não ter a mesma opinião, os autores revelam que teria sido impossível as pessoas se fixarem numa região desértica sem a existência do rio Nilo.
III. Pinsky, ao afirmar que o homem criou formas de aproveitar a água do rio Nilo, revela que a civilização egípcia não associava os seus deuses aos elementos da natureza.
Estão corretas:
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Glossário diferenciado
Outro dia vi um anúncio de alguma coisa que não lembro o que era (como vocês podem deduzir, o anúncio era péssimo). Lembro apenas que o produto era diferenciado, funcional e sustentável. Pensando nisso, fiz um glossário de termos diferenciados e suas respectivas funcionalidades.
Diferenciado: um adjetivo que define um substantivo mas também o sujeito que o está usando. Quem fala “diferenciado” poderia falar “diferente”. Mas escolheu uma palavra diferenciada. Porque ele quer mostrar que ele próprio é “diferenciado”. Essa é a função da palavra “diferenciado”: diferenciar-se. Por diferençado, entenda: “mais caro”. Estudos indicam que a palavra “diferenciado” representa um aumento de 50% no valor do produto. É uma palavra que faz a diferença.DUVIVIER, G. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 17 nov. 2014 (adaptado).Os gêneros são definidos, entre outros fatores, por sua função social. Nesse texto, um verbete foi criado pelo autor para:
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
O Indicador do CadÚnico (ICadÚnico), que compõe o cálculo do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD), é obtido por meio da média aritmética entre a taxa de cobertura qualificada de cadastros (TC) e a taxa de atualização de cadastros (TA), em que , NV é o número de cadastros domiciliares válidos no perfil do CadÚnico, NF é o número de famílias estimadas como público alvo do CadÚnico e NA é o número de cadastros domiciliares atualizados no perfil do CadÚnico.
Portaria n° 148 de 27 de abril de 2006 (adaptado).
Suponha que o IcadÚnico de um município específico é 0,6. Porém, dobrando NF o IcadÚnico cairá para 0,5. Se NA + NV = 3.600, então NF é igual a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
Texto base: A questão refere-se à cantiga Velocidade não!, elaborada pela compositora Irene Rios da Silva da cidade de Florianópolis – SC, a respeito do cuidado no trânsito. Leia-a e observe-a com atenção. (Segunda-feira, 17 de agosto de 2009). VELOCIDADE NÃO! Devagar, devagarinho, Você também vai chegar, Vá com calma e segurança, Não precisa se apressar. Motorista obedeça
Sempre a sinalização,
Pra não perder o controle
Do seu carro e condução. Tenha em mente, motorista,
Em suas mãos tem muitas vidas,
Ande na velocidade
Que por lei é permitida. SILVA, Irene Rios da. Transitando com Segurança: Educação para o trânsito. 2ª edição. Ilha Mágica Editora. Florianópolis, 2006, p. 113. Fonte: http://educacaoparaotransitocomqualidade.blogspot.com/2009/08/velocidade-nao.html - 1o/11/2009 - adaptado.
Enunciado:
Conforme contexto da cantiga Velocidade Não!, quais os objetivos, na prática, esperados pela compositora, de acordo com as interpretações do público nas leituras e nas oportunidades de realização da canção?