Cecília e Rita querem descobrir a altura de um mirante em relação ao nível do mar. Para isso, lembram-se de suas aulas de física básica e resolvem soltar uma moeda do alto do mirante e cronometrar o tempo de queda até a água do mar. Cecília solta a moeda e Rita lá embaixo cronometra 6 s. Considerando-se g = 10 m/s2, é correto afirmar que a altura desse mirante será de aproximadamente:
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- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Professor, o fragmento a seguir compõe o conteúdo do capítulo 8 – unidade 2 –, do livro didático v.8, p.61.
[...] O Artigo 1.º Declaração Universal dos Direitos do Homem
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Vamos refletir com você sobre a importância de agirmos uns para com os outros, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos [...]
- Assista com os alunos ao vídeo das Nações Unidas Direito Humano Número 23 – Direitos dos Trabalhadores, disponível no endereço eletrônico <http://br.humanrights.com/what-are-human-rights/videos/workers-rights.html>. Em seguida, analise-o com eles.
- Versão legendada disponível em: <https://goo.gl/IicLLA>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Solicite aos alunos a transcrição do artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
1.Todo o homem tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
2.Todo o homem, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
3.Todo o homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como a sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
4.Todo o homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.
- Pergunte aos alunos:
- Qual ponto do Artigo 23 a história do vídeo coloca em evidência?
Resposta possível: Todo homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa.
- Suponha que a história do vídeo se passou no Brasil, o personagem central não era aprendiz e tinha menos de 16 anos, qual a legislação que regula o trabalho foi descumprida? Solicite uma pesquisa e estimule o debate sobre esta questão.
Resposta possível: A Constituição Federal, em seu artigo 7.º, proíbe no Brasil o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 18 anos e qualquer trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Nos últimos 20 anos, com a adoção de políticas públicas voltadas a esse problema, o Brasil reduziu de maneira significativa o número de crianças e adolescentes que trabalhavam no pais. Entretanto, muito ainda precisa ser feito para a erradicação do trabalho infantil em todo o território nacional. Estudos demonstram que trabalho infantil prejudica o desenvolvimento físico, psicológico e intelectual das crianças e dos adolescentes que o exercem. Esses jovens são afastados do convívio familiar e perdem o tempo valioso que teriam para brincar, descansar e estudar, além de ficarem vulneráveis a diversas formas de violência. O trabalho precoce pode, também, levar à queda do desempenho ou ao abandono escolar.
Disponível em: <http://observatoriocrianca.org.br/cenario-infancia/temas/trabalho-infantil?gclid=CLWntJOPr9ICFUcGhgodw8UIiA>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Atualmente, qual o valor do salário mínimo no Brasil? Esse valor garante o cumprimento do item 3 da Declaração Universal dos Direitos Humanos? Em caso de resposta negativa, utilizando os conhecimentos de empreendedorismo e ética, quais seriam as soluções para essa situação? Socializem e registrem as respostas.
- Física | 3.6 Termodinâmica
Um recipiente contém um gás monoatômico ideal inicialmente no estado L, com pressão p e volume V
O gás é submetido a uma transformação cíclica LMNL, absorvendo de uma fonte quente uma quantidade de calor Q1 e cedendo a uma fonte fria uma quantidade de calor Q2. Pode-se afirmar que Q1 é igual a:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La violencia en sus diferentes formas, como
manifestación de la sinrazón, es uno de los aspectos más
notables en la obra de Goya. Fueron precisamente los
sucesos acontecidos durante la Guerra de la Independencia
[5] (1808-1814) los que dieron lugar a que Goya efectuara una
reflexión enormemente crítica e innovadora sobre la
guerra, sobre sus causas, sus brutales manifestaciones y
consecuencias.
É indubitável que el origen de la serie de estampas
[10] llamada Desastres se basa en los hechos acaecidos en la
guerra y vividos por Goya en estos años. Pero ello no
quiere decir que el artista fuera testigo de todos y cada uno
de los succesos representados a lo largo de las estampas de
la serie. Incluso cuando en una de ellas nos dice con su
[15] título Yo lo vi(n.º 44) y en la siguiente Y esto también
(n.º 45), no son sino formas de garantizar la veracidad de
lo representado al convertirse él mismo en testigo ocular de
lo ocurrido. Goya se sitúa de este modo en un plano
contiguo a la acción, tomando parte en el succeso como
[20] Nunca hasta ahora artista alguno había realizado. De ahí
también la proximidad de las figuras que protagonizan
cada uno de los Desastres, monumentales, muy cercanas a
nuestro plano de visión, y que apenas dejan espacio para lo
anecdótico de los fondos.
Internet: www.goyaenelprado.es (con adaptaciones).
A partir del texto de arriba, juzgue lo siguiente ítem.
En Yo lo vi y Y esto también Goya hace mención a las desgracias que había acarreado la Guerra de la Independencia.
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(UPF) No corpo humano, as células estão agrupadas em quatro tipos básicos de tecidos: conjuntivo, epitelial, muscular e nervoso. Analise o quadro abaixo e assinale a alternativa que relaciona corretamente o tipo de tecido básico às suas principais características, funções e aos exemplos de células que o compõem.
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
Um laboratório realizou um teste para calcular a velocidade de reprodução de um tipo de bactéria. Para tanto, realizou um experimento para observar a reprodução de uma quantidade x dessas bactérias por um período de duas horas. Após esse período, constava no habitáculo do experimento uma população de 189.440 da citada bactéria. Constatou-se, assim, que a população de bactérias dobrava a cada 0,25 hora. A quantidade inicial de bactérias era de