Marcelo está em sua aula de desenho geométrico na faculdade. Ele desenha um triângulo Isósceles ABC, com AB = AC, de modo que a medida do ângulo  vale a quarta parte da medida do ângulo . Em seguida, ele irá traçar o ângulo externo .
Qual é a medida do ângulo externo traçado por Marcelo no triângulo?
Questões relacionadas
- Biologia
(Upe) Leia o texto a seguir referente às aplicações das técnicas moleculares da genética.
Marcadores moleculares podem ser utilizados com grande eficiência para identificar e inibir a comercialização ilegal de produtos. Existem kits de identificação de diferentes espécies baseados na análise de polimorfismos de DNA de genes mitocondriais e nucleares. A vantagem desses é que podem ser obtidos a partir de material processado e industrializado, que não permitiria a identificação de outra maneira. Assim, é possível identificar com sucesso camarão descascado e congelado, salgado e seco ao sol (como o do acarajé) e em lata. Outro exemplo seria o de peixes brasileiros, como o mero (Epinephelus itajara), cuja carne é frequentemente vendida como se fosse garoupa (Epinephelus marginatus), devido a sua semelhança. Isso torna possível que órgãos de fiscalização ambiental identifiquem, facilmente e sem ambiguidade, o material apreendido.
Fonte: Adaptado de Galetti Jr. Et al., 2008. Genética da conservação na biodiversidade
brasileira, pp.119-229. In: Fundamentos de Genética da Conservação. Frankham, R., Ballou,
J. D., Briscoe, D. A., Ribeirão Preto, SP, editora SBG, 280p.
Essa identificação de espécies é possível, pois
- História | 6.14 Guerra Fria
O que acontece quando a gente se vê duplicado na televisão? (...) Aprendemos não só durante os anos de formação mas também na prática a lidar com nós mesmos com esse “eu” duplo. E, mais tarde, (...) em 1974, ainda detido para averiguação na penitenciária de Colônia-Ossendorf, quando me foi atendida, sem problemas, a solicitação de um aparelho de televisão na cela, apenas durante o período da Copa do Mundo, os acontecimentos na tela me dividiram em vários sentidos. Não quando os poloneses jogaram uma partida fantástica sob uma chuva torrencial, não quando a partida contra a Austrália foi vitoriosa e houve um empate contra o Chile, aconteceu quando a Alemanha jogou contra a Alemanha. Torcer para quem? Eu ou eu torci para quem? Para que lado vibrar? Qual Alemanha venceu?
Gunter Grass. Meu século. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 237. Adaptado.
O trecho acima, extraído de uma obra literária, alude a um acontecimento diretamente relacionado:
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
Considere uma corda de violão, esticada e fixada nos pontos A e I, na qual são colocados pedacinhos de papel sobre os pontos D, E, F, G e H, conforme a figura a seguir. Observe que as distâncias entre cada ponto e seus vizinhos são todas iguais.
EPSTEIN, L. C. Thinking physics. São Francisco: Insight Press, 1995 (adaptado).
Com dois dedos de uma das mãos, comprime-se o ponto C e com um dedo da outra mão levanta-se a corda pelo ponto B, soltando-a em seguida. Nessa situação, os pedacinhos de papel que serão jogados para cima correspondem aos seguintes pontos da corda:
- Língua Portuguesa | E. Crase
(IFBA) A imagem a seguir representa um cartaz retirado de um ambiente virtual. Em relação ao uso do acento indicativo de crase, a frase presente na imagem está:
- Química | B. Equilíbrio Iônico
A formação de estalactites depende da reversibilidade de uma reação química. O carbonato de cálcio (CaCO3) é encontrado em depósitos subterrâneos na forma de pedra calcária. Quando um volume de água rica em CO2 dissolvido infiltra-se no calcário, o minério dissolve-se formando íons Ca2+ e HCO3. Numa segunda etapa, a solução aquosa desses íons chega a uma caverna e ocorre a reação inversa, promovendo a liberação de CO2 e a deposição de CaCO3' de acordo com a equação apresentada.
Considerando o equilíbrio que ocorre na segunda etapa, a formação de carbonato será favorecida pelo(a)