Uma ave marinha costuma mergulhar de uma altura de 20 m para buscar alimento no mar.
Suponha que um desses mergulhos tenha sido feito em sentido vertical, a partir do repouso e exclusivamente sob ação da força da gravidade.
Desprezando-se as forças de atrito e de resistência do ar, a ave chegará à superfície do mar a uma velocidade, em m/s, aproximadamente igual a:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
O Brasil é uma nação que não enfrenta problemas com superpopulação, por isso neste país não existe um programa oficial de controle da natalidade. Dessa forma, a reprodução humana ocorre de forma livre, natural, algumas vezes irresponsável e inconsequente, causando inúmeros problemas, principalmente, para famílias menos privilegiadas financeiramente.
(Texto Modificado: Bio: Volume único, Sônia Lopes, 2008).
Quanto às palavras em destaque no texto, analise as afirmativas abaixo e identifique as verdadeiras (V) e as falsas (F).
( ) I. Próstata, vesículas seminais e bexiga são glândulas acessórias do sistema reprodutor masculino.
( ) II. Os testículos produzem os espermatozoides e o hormônio masculino Testosterona.
( ) III. Os ovários produzem os ovócitos e os hormônios femininos Estrógeno e Progesterona.
( ) IV. O útero é o órgão feminino onde ocorre o desenvolvimento embrionário e fetal.
( ) V. A ereção peniana é causada pelo aumento do volume sanguíneo no corpo esponjoso.
A sequência correta é:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
. a) Cite uma mudança que a Constituição Brasileira trouxe para os povos indígenas no Brasil.
b) Cite uma mudança que os indígenas brasileiros ainda esperam que aconteça em nosso país com relação à sua cultura e aos seus povos
- Química | 2.8 Radioatividade
2011 – Ano Internacional da Química
A UNESCO, em conjunto com a IUPAC, decidiu instituir, em 2011, o Ano Internacional da Química, tendo, como meta, promover, em âmbito mundial, o conhecimento e a educação química em todos os níveis. Além da celebração dos inúmeros benefícios da Química para a humanidade, o ano de 2011 também coincide com o centésimo aniversário do recebimento do prêmio Nobel de Química por Marie Curie, celebrando a contribuição das mulheres à ciência. Marie Curie e seu marido Pierre Curie descobriram, em 1898, o elemento químico radioativo Polônio, de número atômico 84, que foi batizado com esse nome em homenagem a Polônia, pátria de origem de Marie Curie.
O elemento químico polônio tem 25 isótopos conhecidos, com números de massa que variam de 194 a 218. O Po-210 é o isótopo natural mais comum, com um período de meia-vida de 134,8 dias, e sua reação de decaimento produz o chumbo (Pb-206).
O decaimento do Po-210 a Pb-206 é corretamente expresso pela equação
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O slackline é considerado uma atividade esportiva que envolve deslocamento em equilíbrio sobre uma fita de nylon estreita e flexível, esticada na horizontal e fixada em dois pontos diferentes, a uma altura de pelo menos 30 centímetros do solo. Pode ser praticada em diferentes ambientes, os quais caracterizam suas variações, tais como: waterline, highline, trickline, longline, entre outros. Ao poder ser realizado em diferentes ambientes, conforme suas particularidades, especialmente pelo risco controlado, o slackline pode ser entendido como uma atividade de aventura. Sendo realizadas no meio natural, urbano ou artificial, consideram-se as atividades de aventura como possibilidades férteis de vivência no lazer. O lazer pode também oportunizar a manifestação de diferentes formas de convívio com o ambiente natural, por meio da vivência dos jogos, esportes, desafios, entre outros elementos, neste caso, especialmente por meio de atividades de aventura como o slackline.
SANTOS, P. M.; MARINHO, A. Slackline e educação física: experiências do projeto de extensão Lazer e Recreação. Licere, n. 4, 2014 (adaptado).
A prática esportiva do slacklineé considerada uma atividade de aventura e de lazer. Essa atividade vincula-se, prioritariamente, ao seguinte interesse do lazer:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UEFS)
O gráfico representa a variação da quantidade de DNA (Ploidia) de uma célula ao longo das etapas de um ciclo celular.
A partir da análise do gráfico e dos conhecimentos pertinentes ao tema, pode-se afirmar: