Vivemos hoje grandes transformações econômicas que se refletem no mundo do trabalho que resultam de um longo processo evolutivo, dentre os quais destaca-se
Questões relacionadas
- Matemática | 14.2 Prisma
Em um terreno, deseja-se instalar uma piscina com formato de um bloco retangular de altura 1 m e base de dimensões 20 m x 10 m. Nas faces laterais e no fundo desta piscina será aplicado um líquido para a impermeabilização. Esse líquido deve ser aplicado na razão de 1 L para cada 1 m2 de área a ser impermeabilizada. O fornecedor A vende cada lata de impermeabilizante de 10 L por R$ 100,00, e o B vende cada lata de 15 L por R$ 145,00.
Determine a quantidade de latas de impermeabilizante que deve ser comprada e o fornecedor a ser escolhido, de modo a se obter o menor custo.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Floresta tropical, Rio de Janeiro, Brasil. Em meio às árvores, os pássaros gorjeiam, oh!, alegremente. De repente, uma batucada daquelas bem brasileira. Aí, tucanos, garças, canários e araras e outras aves enlouqueceram numa coreografia tipo "a cara do Brasil". A imagem é cortesia de Rio, animação de Carlos Saldanha. Ao fundo, Real in Rio — na versão brazuca, Favo de Mel —, música de Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, letra da americana Siedah Garrett, e esperança brasileira na cerimônia de entrega do Oscar 2012. Com trechos como "Nós somos os melhores no ritmo/ é por isso que amamos o Carnaval/ a mágica pode acontecer de verdade no Rio/ tudo é selvagem e livre/ não se sinta sozinho porque aqui é a nossa casa", Brown, Mendes e Garrett vendem o eterno clichê de samba-suor-futebol desta terra tropical.
CHARLSON, F.; LOS/kC), G. Um sonho bem brasileiro. Jornal de Brasília, 26 fev. 2012 (adaptado).
A música Real in Rio, de Brown, Mendes e Garrett, que integra a animação Rio, foi composta para:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
29. Leia a receita para fabricação de sabão artesanal.
- A) Descreva os motivos que levam à busca de alternativas como a reciclagem para o destino final dessa substância de origem vegetal.
- B) Defina outra forma de reciclagem desse soluto que não se mistura na água.
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UNESP) Leia o trecho extraído do livro O maior espetáculo da Terra, do biólogo evolutivo e escritor britânico Richard Dawkins.
“… imaginemos que toda a terra firme fosse reunida em um imenso continente no meio de um mar sem outros acidentes geográfi cos. Não há ilhas perto da costa, nem lagos ou cordilheiras em terra: nada para quebrar a monótona, uniforme vastidão. Em um mundo assim, um animal pode ir facilmente de uma parte a qualquer outra, limitado apenas pela distância, jamais tolhido por barreiras inóspitas. Esse não é um mundo favorável à evolução. A vida na Terra seria uma tremenda chatice se não houvesse ilhas.” (O maior espetáculo da Terra. 2009.)
A afirmação de que “esse não é um mundo favorável à evolução” baseia-se na premissa de que, em um mundo assim, onde animais de reprodução sexuada podem ir facilmente de uma parte a qualquer outra, pode ocorrer
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
(UCS) “Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”
(ARMSTRONG)
A chegada do homem à Lua, com o sucesso da missão Apollo 11, completou 50 anos em 2019. O aniversário da primeira aterrissagem tripulada ao satélite natural ocorreu em um momento de crescente interesse em torno do assunto. Atualmente, existem diversos projetos para repetir a façanha dos anos 1960, como é o caso do programa Artemis, da NASA, que pode sair do papel em 2024. Outros países também têm planos de levar astronautas à Lua, além de corporações interessadas em viabilizar a exploração comercial e turística do satélite no futuro.
Disponível em: https://www.dn.pt/ciencia/interior/um-pequeno-passo-para-um-homem-um-salto-gigantesco-para-a humanidade-1312455.html. Acesso em: 16 set. 2019. (Parcial e adaptado.)
Nesse sentido, a(s) questão(ões) abordarão o eixo temático “Os 50 anos da chegada do homem à Lua”.
Uma das questões abordadas pelo filósofo Ludwig Wittgenstein, sobre os limites da linguagem, é que cada ser humano experimenta as sensações do mundo de um modo peculiar, pois, segundo ele, toda experiência é particular. Nesse contexto, como, e em que medida, a descrição das experiências e sensações pessoais pode ser compreendida pelos outros? Essa questão me veio à mente quando eu saí há pouco do trabalho e deparei-me com uma Lua cheia absurdamente brilhante, vislumbrada ao fundo de uma árvore plantada no pomar de uma das casas da vizinhança. Parei para observar a luz prateada entre os galhos e entendi que, por mais que eu me esforce ao escolher as palavras, nunca serei capaz de descrever, de modo plenamente inteligível, para outras pessoas, toda a profundidade de sentimentos que me ocorrem ao ver a Lua cheia brilhando em uma noite calma atrás de uma grande árvore que o inverno desfolhou. Diante de certas sensações, as palavras ficam pequenas.
Disponível em: http://marcioalmeidajr.blogspot.com/2009/07/filosofia-da-lua-cheia.html. Acesso em: 15 set. 2019. (Parcial e adaptado.)
A partir da leitura do texto acima e de seus conhecimentos sobre Filosofia, assinale a alternativa correta.