Fora de si
Eu fico louco
Eu fico fora de si
Eu fica assim
Eu fica fora de mim
Eu fico um pouco
Depois eu saio daqui
Eu vai embora
Eu fico fora de si
Eu fico oco
Eu fica bem assim
Eu fico sem ninguém em mim
ANTUNES, A. Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias/arnaldoantunes.
Acesso em: 12 jul. 2012.
As estruturas “ Eu fico fora de si”, “ Eu fica assim”, “ Eu fica fora de mim”, “ Eu vai embora” e “ Eu fica bem assim” estão em desacordo com o português culto. Ao optar por elas, o poeta pretende
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(IFSP) Em uma pilha, quanto maior for a diferença de potencial ddp existente, maior será a tendência de ocorrer, espontaneamente, a reação de oxirredução. Cinco pilhas iguais colocadas em série resultam em uma ddp de 10V.
Sabendo-se que o cátodo desta pilha possui um potencial de E0 = + 0,34 V então pode-se afirmar que o ânodo terá:
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O Comissário apertou-lhe mais a mão, querendo transmitir-lhe o sopro de vida. Mas a vida de Sem Medo esvaía-se para o solo do Mayombe, misturando-se às folhas em decomposição.
[...]
Mas o Comissário não ouviu o que o Comandante disse. Os lábios já mal se moviam.
A amoreira gigante à sua frente. O tronco destaca-se do sincretismo da mata, mas se eu percorrer com os olhos o tronco para cima, a folhagem dele mistura-se à folhagem geral e é de novo o sincretismo. Só o tronco se destaca, se individualiza. Tal é o Mayombe, os gigantes só o são em parte, ao nível do tronco, o resto confunde-se na massa. Tal o homem. As impressões visuais são menos nítidas e a mancha verde predominante faz esbater progressivamente a claridade do tronco da amoreira gigante. As manchas verdes são cada vez mais sobrepostas, mas, num sobressalto, o tronco da amoreira ainda se afirma, debatendo-se. Tal é a vida.
[...]
Os olhos de Sem Medo ficaram abertos, contemplando o tronco já invisível do gigante que para sempre desaparecera no seu elemento verde.
Pepetela, Mayombe
(FUVEST 2017 1° FASE) Considerando-se o excerto no contexto de Mayombe, os paralelos que nele são estabelecidos entre aspectos da natureza e da vida humana podem ser interpretados como uma
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(Unit) A probabilidade de um casal heterozigoto, para um determinado caráter, ter uma filha homozigota dominante ou uma filha que seja heterozigota é de
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
No dia 2 de novembro, na maioria dos países do ocidente, é celebrado o “Dia de Finados”, “Dia dos Mortos” (México) ou “Dia dos Fiéis Defuntos”.
A tradição de se dedicar durante um dia para celebrar e rezar pelos mortos veio desde o século V, por uma proposta da igreja católica.
No dia 2 de novembro de 998, o abade Odilo, que representava uma abadia na Borgonha (França), instituiu aos membros e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. E com o passar do tempo essa celebração começou a se popularizar em todo o mundo cristão medieval como o “Dia de Finados”.
Mas esse dia foi oficializado apenas no século XI pela igreja católica, por meio dos papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX. Já a data de celebração, dia 2 de novembro, foi estabelecida somente no século XIII.
Disponível em: https://tudoparahomens.com.br. Acesso em: 12 mar. 2022.
O Dia de Finados faz parte do calendário cívico nacional, como feriado para empresas, instituições e escolas. De acordo com o texto,
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Leia o trecho da carta a seguir.
Nos dias da grande luta contra o inimigo estrangeiro, que há quase três anos tentou escravizar o nosso país, Deus, o Senhor, achou adequado enviar à Rússia uma nova provação. Os distúrbios internos surgidos entre as pessoas ameaçarão ter uma reflexão desastrosa no prosseguimento da guerra obstinada. [...] Consideramos certo e apropriado abandonar o Trono do Estado da Rússia e renunciar ao nosso Poder Supremo. [...] Que Deus, o Senhor, ajude a Rússia.
2 de março, 1917.
Nicolau.
Disponível em: https://histdoc.net/history/abdic.html. Acesso em: 29 out. 2018.
A carta acima, escrita pelo czar Nicolau II, faz referência a um dos principais elementos que causou a chamada Revolução Russa, que foi: