Fora de si
Eu fico louco
Eu fico fora de si
Eu fica assim
Eu fica fora de mim
Eu fico um pouco
Depois eu saio daqui
Eu vai embora
Eu fico fora de si
Eu fico oco
Eu fica bem assim
Eu fico sem ninguém em mim
ANTUNES, A. Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias/arnaldoantunes.
Acesso em: 12 jul. 2012.
As estruturas “ Eu fico fora de si”, “ Eu fica assim”, “ Eu fica fora de mim”, “ Eu vai embora” e “ Eu fica bem assim” estão em desacordo com o português culto. Ao optar por elas, o poeta pretende
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
Considere o elemento químico cobre e analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
2963,5Cu
( ) O elemento químico cobre pertence à família dos metais alcalinos terrosos.
( ) A massa atômica do isótopo mais estável do Cu é 63,5 u.
( ) A distribuição eletrônica para o elemento químico Cu é: 1s² 2s² 2p63s²3p64s²4d9.
( ) O elemento químico Cu encontra-se no 3º período da Tabela Periódica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia o texto a seguir sobre crianças que trabalham no Haiti e responda à questão “Infância em Perigo”.
(UNICEF) Segundo a UNICEF, cerca de 300 mil crianças entre 5 a 17 anos estão submetidas à exploração doméstica infantil, ou seja, são Restavecs. Restavecs é uma criança Haitiana que se torna um escravo a partir do momento em que é doada pelos seus pais a famílias urbanas. A doação é feita na esperança que tenham uma vida digna, mas a realidade é outra.Essas crianças viram escravas afirma Jean Robert Cadet autor do livro “Restavec: um menino escravo no Haiti” que já foi um Restavec.
Um Restavec, por exemplo, com cinco ou seis anos, acorda cedo prepara o café da manhã para a família, busca água no poço para todos da família tomarem banho, deve lavar louças, roupas e arrumar as crianças para as escolas e ao retornar deve cozinhar para toda a família. E, muitas vezes, dorme sem comer ou come os restos das comidas.
As meninas são as mais favoráveis nesse trabalho. Disponível em:<http://criancanaotrabalha1.blogspot.com.br/>Acesso em 13 de mar. 2014.
Enunciado:
O trabalho feito por uma criança Restavec é uma forma de exploração do trabalho infantil, o que é diferente do trabalho como forma de socialização.
Explique a diferença entre essas duas formas de trabalho.
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
A cotação de uma moeda em relação a uma segunda moeda é o valor que custa para comprar uma unidade da primeira moeda, utilizando a segunda moeda. Por exemplo, se a cotação do dólar é 1,6 real, isso significa que para comprar 1 dólar é necessário 1,6 real.
Suponha que a cotação do dólar, em reais, seja de 1,6 real, a do euro, em reais, seja de 2,4 reais e a cotação da libra, em euros, seja de 1,1 euro.
Qual é a cotação da libra, em dólares?
- Geografia | 5.2 Migração
Fragmento da letra de Asa Branca, canção de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, composta em 1947.
[...] Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra “mim” voltar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra “mim” voltar pro meu sertão
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração [...]
O tipo de movimento migratório descrito nos versos de Asa Branca é denominado de
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
(ENEM 2013 2ª APLICAÇÃO) Usei uma conexão via computador, pela primeira vez, em 1988. Morava na França, trabalhando como correspondente da Folha de S. Paulo e concordei em utilizar um laptop Toshiba T1000, equipado com um modem de 1 200 bauds, para transmitir minhas reportagens. O texto entrava direto nos terminais da redação, digitalizado, segundos depois de composto na tela de cristal líquido do pequeno Toshiba. O laptop sequer tinha disco rígido, era tudo comandado por disquete e gravado em disquete. Permitiu-me aposentar não só a Olivetti como o vetusto telex de casa. Em seguida, eu pegava o telefone e chamava a redação para saber se o texto “entrara” bem. Até que, um dia, o engenheiro de informática do jornal me disse que, dali em diante, não precisaríamos usar mais a ligação telefônica internacional tradicional, muito cara, para saber se o texto havia chegado corretamente ou tirar dúvidas sobre o manuseio do computador. Poderíamos fazer aquilo via chat, uma conversa textual na tela do próprio laptop. Essa maravilha seria possível por meio de um programinha de conversação.
SPYE, J. Conectado. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (adaptado).
O texto apresenta uma situação de uso das tecnologias de comunicação e informação por um jornalista. A mudança do uso do telefone para o uso do chat evidencia a transformação na dinâmica: