Leia o poema.
Andorinha lá fora está dizendo:
— “Passei o dia à toa, à toa!”
Andorinha, andorinha, minha cantiga é mais triste!
Passei a vida à toa, à toa…
BANDEIRA, Manuel. In: Libertinagem.
A expressão “à toa, à toa”, na primeira estrofe, constitui uma repetição cujo efeito de sentido é
Questões relacionadas
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
O quadro apresenta a ordem de colocação dos seis primeiros países em um dia de disputa nas Olimpíadas. A ordenação é feita de acordo com as quantidades de medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.
Se as medalhas obtidas por Brasil e Argentina fossem reunidas para formar um único país hipotético, qual a posição ocupada por esse país? - Matemática | 3.1 Introdução
Um semáforo é composto, geralmente, de três círculos de luzes coloridas (vermelho, amarelo e verde). A cor vermelha indica que o veículo deve estar parado e permanecer assim até que a cor verde volte a acender.
O gráfico apresenta a variação de velocidade de um carro ao longo de um percurso de 15 minutos de duração, da residência de uma pessoa até seu local de trabalho. Durante esse percurso, o carro parou somente nos semáforos existentes ao longo de seu trajeto.
Em quantos semáforos ele parou?
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
O dono de um lote retangular que mede 26 m de comprimento por 16 m de largura colocou o mesmo à venda. Porém, já faz oito meses desde que o imóvel foi anunciado e ninguém se interessou em comprá-lo, porque procuram um terreno com área de 816 m². O dono resolveu, então, ampliar o terreno para buscar atender aos possíveis compradores e, para isso, analisou algumas alternativas que acredita que poderiam resolver seu problema.
Alternativa 1: aumentar o comprimento e a largura em 20% de sua medida.
Alternativa 2: aumentar o comprimento e a largura em 30% de sua medida.
Alternativa 3: aumentar uma faixa lateral no comprimento e na largura.
A solução encontrada para esse proprietário é optar pela alternativa:
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
A crise ambiental está diretamente vinculada ao consumismo, pois para satisfazer as demandas mercadológicas dos sujeitos, a estrutura industrial disponibiliza diariamente novos produtos, aplacando momentaneamente a sanha coletiva dos consumidores pelas aquisições materiais, até o momento em que os objetos “mais avançados tecnologicamente” do que os anteriores são ofertados ao grande mercado. [...]. O consumismo, mais que uma desordem psicossocial, afeta o sistema ambiental na medida em que se apoia na posse e na exploração incontida de espaços e recursos finitos. Se fossem alocados todos os recursos para atendimento das necessidades humanas, que são infinitas, o colapso ambiental seria irreversível.
BITTENCOURT, Renato Nunes. A crise Ambiental. Revista Filosofia, Ciência e Vida. São Paulo: Escala. Ano IX.
Os avanços tecnológicos e, consequentemente, a industrialização ocorrida nas sociedades modernas proporcionaram o aumento progressivo do conforto humano. Entretanto, essa exploração irrefletida dos recursos naturais representa um(a)
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
Assumimos responsabilidades em excesso porque estamos sempre procurando atender às expectativas alheias e tememos que nos julguem negativamente se dissermos “não”. Ficamos inseguros demais quando precisamos fazer uma escolha, consultamos amigos e especialistas e, muitas vezes, depois de finalmente tomarmos uma decisão, criticamos e nos acusamos, achando que fazemos tudo errado.
(RYAN, M. J. O poder da autoconfiança. Rio de Janeiro: Sextante, 2009, p. 12).
Dasein é o termo principal na filosofia existencialista de Martin Heidegger. Na sua obra Ser e tempo, Heidegger põe a questão filosófica do ser. No excerto acima, identifica-se uma consonância com o conceito de vida inautêntica, pois o indivíduo: