Leia-a e observe-a com bastante atenção.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_OscGy4C0Y2A/SbRjCe7mQ8I/AAAAAAAAADg/VVXq6Dz3-38/S660/mafalda1.JPG - 23/5/2010 - adaptado.
Mesmo nos palavrões que todos imaginam, de acordo à fala da personagem Mafalda na tirinha, você acha que um aluno, no momento da aula, diria um palavrão desses à professora? Justifique sua resposta.
Questões relacionadas
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(UCS) Relacione as características, apresentadas na COLUNA A, ao seu respectivo grupo animal, listado na COLUNA B.
COLUNA A
COLUNA B
1. Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; 3 pares de patas e um par de antenas.
( ) Diplopoda
2. Exoesqueleto quitinoso. cefalotórax e abdome; apresenta dois pares de antenas.
( ) Insecta
3. Cefalotórax e abdome; 4 pares de patas e quelíceras.
( ) Arachnidea
4. Corpo cilíndrico segmentado em três tagmas e dois pares de pernas por segmento no abdome.
( ) Crustacea
5. Corpo dividido em dois tagmas: cabeça e tronco; duas pemas por metâmero.
( ) Chilopoda
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
E assim as coisas continuaram acontecendo entre os dois, em quase sustos, um grande por acaso com cacoetes de gestos definitivos. Com o Nunca Mais se oferecendo o tempo todo, bastaria dizer foi um prazer ter te conhecido, bastaria não trocar telefones nem e-mails e enterrar a casualidade com a cal da sabedoria — nada poderia ser definitivo, os encontros duravam duas horas ou duas décadas ou duas vezes isso, mas em algum momento necessariamente seria o fim. De todos os grandes amores. De todos os pequenos. De todas as juras, das promessas, de todos os na-alegria-e-na-tristeza. De todos os não amores, os desamores, os casamentos para sempre, os rancores para sempre, de todas as paralelas que só se viabilizam na abstração da geometria, de todas as pequenas paixões e de todas as grandes paixões, de tudo que para na antessala da paixão, de todos os vínculos não experimentados, de todos.
LISBOA, A. Rakushisha. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
O recurso que promove a progressão textual, contribuindo para a construção da ideia de que as relações amorosas têm um enredo comum, é a:
- História | 3.5 Nova
(UPF) Em 2015, completaram-se 30 anos da morte de Tancredo Neves, primeiro presidente eleito após o encerramento da ditadura militar no Brasil. Na ocasião, após a morte de Tancredo, a presidência foi assumida pelo então vice-presidente José Sarney, que, dentre os inúmeros problemas herdados do ciclo militar, teve de enfrentar uma economia em crise, com alta da inflação, que ultrapassava os
Sobre esse período, considere as asserções a seguir.
I. Uma tentativa de conter a inflação foi o Plano Cruzado, que congelou os preços por um ano e adotou o mecanismo do “gatilho” para reajuste dos salários.
II. Atendendo à convocação de Sarney para travar uma “guerra de vida ou morte” contra a inflação, muitos brasileiros entravam nos supermercados exibindo bottons com a inscrição “sou fiscal do Sarney” e denunciando os estabelecimentos quando havia remarcação indevida de preços.
III. Os empresários apoiaram o plano e as exportações de produtos industrializados explodiram.
IV. A crise das contas externas levou o Brasil a declarar a chamada “moratória técnica”, em 1987.
É verdadeiro apenas o que se afirma em:
- Língua Inglesa | 1.3 Modelo de Questão: Enem x Tradicional
April 22, 2012
The Power of Pictures
by Vickie An
In February, the group took a photography field trip to Haiti’s La Visite national park. A student holds up a lizard as her classmates snap away.
It’s said that a picture is worth a thousand words. Conservation photographer Robin Moore believes this. He especially believes that the stories photographs can tell about the environment can inspire people to care for the earth. “It doesn’t matter what language you speak or what culture you come from, because a photo can speak to everyone,” Mooresays.
That’s the idea behind Frame of Mind. Moore cofounded the organization last year with environmental educator Deanna Del Vecchio and fellow nature photographer Neil Ever Osborne. The group is on a mission to help young people around the world connect with nature through photography workshops.
In August 2011, Frame of Mind hosted its very first workshop with 20 youth journalists in Jacmel, Haiti. The work shop was held in partnership with Conservation International and Panos Caribbean. Each student was given a digital camera to use for the week and was taught how to use it. During the session, the kids learned about the local environment and how it relates to their lives.
AN, V. Disponível em: www.timeforkids.com. Acesso em: 1 maio 2012 (adaptado).
Reconhecendo o potencial da fotografia como uma linguagem universal, a organização mencionada intenciona levar
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Muitas doenças humanas são causadas por agentes patogênicos existentes no ambiente e transmitidos por outros animais, pela água, contato sexual, materiais contaminados etc. Assinale a alternativa que associa corretamente a doença, o seu respectivo agente etiológico (causador) e o mecanismo de transmissão de cada uma delas.