Leia esta tira.
Charles M. Schulz. Tirinhas do Charlie Brown. Disponível em: https://www.facebook.com/TirinhasCharlieBrown/photos/a.483982891645781/537258762984860/?type=3&theater. Acesso: 05 jul. 2019.
Em “... por onde você começaria”, a preposição destacada denota
Questões relacionadas
- Biologia | 8.6 Verminoses
O Ascaris lumbricoides é um verme causador da ascaridíase, uma verminose muito comum em países subdesenvolvidos. Quando adultos, esses vermes se instalam no intestino, onde se reproduzem. Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 07. Taxonomia
Em relação à classificação dos seres vivos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) Plantas que pertencem ao mesmo gênero pertencem também à mesma espécie.
( ) Categorias taxonômicas são utilizadas em sistemas de classificação de animais.
( ) Organismos classificados dentro da mesma classe têm maior semelhança entre si do que os classificados dentro da mesma família.
( ) Zea mays, na nomenclatura biológica, é o nome genérico do milho.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Os homens estavam tratando de negócios e eu fiquei longe pra não atrapalhar. Já tinha ido com meu pai a muitos lugares e sabia que, quando ele queria falar de negócio, não gostava que eu ficasse por perto pedindo isso e aquilo. O secos e molhados era um mundo, enorme, eu me perdi lá dentro. Gostei de circular de um canto a outro [...]. Percebi que as vozes se alteravam e escutei a do meu pai apertada, mais baixa que as outras. Não sei por que, em vez de ver o que estava acontecendo, me escondi atrás das prateleiras e tentei ouvir o que eles diziam. Não entendi nada, mas pelo tom da conversa, percebi que meu pai estava triste. [...] O dono do armazém, cigarro pendurado na boca, sorriu, anotou qualquer coisa num saco de papel e enfiou a caneta sobre a orelha. Tinha uma cara feia e, ao mesmo tempo, me deu raiva e dó dele. [...] Meu pai disse, “Vamos, tá na hora”, e pagou a conta, a mercadoria não era boa, que ele compreendesse. Saímos. Antes de chegar na Kombi, olhei de rabo de olho e vi, surpreso, que meu pai estava chorando. Na hora eu achei que seria melhor não olhar, até procurei fingir, pra ele se controlar. Eu senti que ele se envergonharia se eu percebesse. Andamos depressa, a grande mão dele no meu ombro, num toque leve, um carinho resignado. Como quem não quer nada, fiz que estava atento ao movimento das ruas, mas via a dor cobrindo o rosto dele quando o sol cintilou seus olhos.
CARRASCOZA, J. A. Aos 7 e aos 40. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
No texto, a relação entre os personagens adquire uma representação tensa, na perspectiva do narrador- -personagem, que reconhece a
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Por meio de aspectos gráficos, o cartum sugere o caráter generalizante que pode ter um preconceito.
Um aspecto que aponta para essa generalização é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
1. Primeiro passo
1.1. Professor, antes de realizar as atividades propostas, releia a história "A Galinha Ruiva" para os alunos.
1.2. Agora, solicite aos alunos que encontrem no caça-palavras quatro palavras que fazem parte da vida de uma pessoa que seja um empreendedor ético.
P
L
A
N
E
J
A
M
E
N
T
O
A
Q
U
R
W
E
T
Y
U
I
O
P
A
S
D
F
G
H
E
J
K
D
E
T
E
R
M
I
N
A
Ç
Ã
O
T
L
Ç
O
Z
X
C
V
B
N
M
P
O
I
U
I
Q
S
B
A
I
E
A
E
R
T
O
I
T
Y
C
P
E
R
S
E
V
E
R
A
N
T
E
R
U
A
E
D
F
G
U
I
Y
T
R
V
Z
X
V
B
1.3. Professor, solicite aos alunos que completem as frases com as palavras encontradas no caça-palavras.
A Galinha Ruiva fez um ______________________________ quando encontrou a espiga de milho.
A Galinha Ruiva teve uma atitude ______________________________ quando pediu ajuda para seus amigos.
A Galinha Ruiva, mesmo com muito trabalho e sozinha, foi ______________________________ e com muita _________________________ para conseguir o que queria.
2. Segundo passo
2.1. Professor, converse com os alunos sobre o plano da Galinha Ruiva quando encontrou uma espiga: fazer um bolo.
2.2. Peça aos alunos que escrevam quais são seus planos pessoais para o ano que se inicia e o que farão para que eles se tornem realidade. Solicite aos alunos que os coloque na primeira página da agenda.
Planos pessoais
O que farei para torná-los realidade
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos alunos que marquem, no quadro, as palavras que caracterizam seu jeito de ser.
tenho força de vontade
Sei conversar
Respeito as pessoas
Brigo com meus colegas
Tenho atitude positiva
Tenho foco no que faço
Tenho iniciativa
Sou ética (o)
3.2. Professor, pergunte aos alunos: esse seu jeito de ser o torna diferente dos seus colegas? Por quê?