VERBO
45. Releia o trecho: “Era tão pontual que os transeuntes, querendo saber as horas, não olhavam para o relógio da torre”.
É correto afirmar que o verbo principal na frase em destaque está:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
A transformação de uma lagarta em crisálida e desta em borboleta denomina-se “metamorfose”. No livro famoso de Kafka, Metamorfose, o personagem principal transforma-se, de maneira inquietante, em um inseto. Metamorfose significa transformação, mudança de forma, sem que se perca a essência da matéria em transformação […]. Metamorfismo, em Geologia, define o conjunto de processos pelos quais uma determinada rocha é transformada, através de reações que se processam no estado sólido, em outra rocha, com características distintas daquelas que ela apresentava antes da atuação do metamorfismo.
RUBERTI,E. et al. Rochas Metamórficas. In: TEIXEIRA, W. et al.(orgs.). Decifrandoa Terra. SãoPaulo: Oficina de Textos, 2000.
O processo acima descrito, responsável pela formação de algumas rochas, ocorre a partir de dois principais fatores condicionantes,que são o (a)
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
Você já usou um banheiro público no qual a torneira da pia funciona automaticamente? A água começa a sair quando você coloca as mãos sob a torneira e para de sair quando você retira as mãos. Como o sistema consegue detectar a presença das suas mãos? Um cabo de fibra ótica no interior da torneira emite um feixe de ondas eletromagnéticas com um comprimento de onda de 850 nanômetros, que o olho humano é incapaz de detectar. Um segundo cabo recebe as ondas refletidas no fundo da pia. Quando você coloca as mãos debaixo da torneira, um sensor detecta a mudança de intensidade do feixe refletido e aciona um mecanismo que deixa passar a água. Quando você tira as mãos, a intensidade do feixe refletido volta ao normal e a passagem da água é interrompida.
TREFIL, James; HAZEN, Robert M. Física Viva: uma introdução à Física
A radiação captada pelo sensor descrito no texto encontra-se na região de frequência
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (You-tube)
- Cartolina
- Tesoura
- Palitos de picolé ou churrasco
- Lençol braço
- Lanterna
- Fita crepe
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar um pouco e exibir vídeos para que as crianças possam
apreciar o teatro de sombras. Após a apreciação dos vídeos, o professor deverá
conversar com os alunos sobre o que assistiram.
Disponível:
- Os três porquinhos - https://www.youtube.com/watch?v=pMX24VAc9cs
- Lenda do Teatro de Sombras https://www.youtube.com/watch?v=QXMlVgNquNs
- O professor vai propor às crianças a montagem de um teatro de sombras.
- O professor, junto com as crianças vão criar um tema da história que vai ser contada
e coletivamente as crianças vão criar um texto para este teatro.
- O professor deverá auxiliar as crianças durante todo o processo de criação.
- Depois de escolhido o tema da história, o professor vai pedir aos alunos que se
dividam em grupo de 06 crianças. Cada grupo vai criar um personagem .
- Para a criação dos personagens, o professor vai instruir as crianças a fazer um
desenho (pequeno) em uma cartolina para depois ser recortada e colada em um
palito de picolé ou churrasco.
- Cada grupo irá apresentar o teatro de sombra que criou.
- O professor deverá providenciar um teatrinho de caixa/madeira ou lençol branco e
lanterna. (cenário)
- As crianças irão se organizar em grupos : apresentadores e plateia . Depois, as
crianças que apresentaram o teatro irão sentar e o outro grupo irá fazer a sua
apresentação.
- Combine com as crianças de fazer em outro dia uma apresentação para as turmas da
escola.
- Exponha o texto de cada grupo e fotos da apresentação no mural da escola,
socializando os trabalhos das crianças
Fonte:http://plimplimhistorias.blogspot.com/2009/02/teatro-de-sombras.htm
- O professor poderá propor uma visita ao teatro ou convidar algum grupo, artista de
teatro de sombra para fazer uma apresentação na escola. Após essa atividade, os
alunos irão fazer o registro através do desenho e escrita.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20264
DIÁLOGOS COM OUTRAS LINGUAGENS
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Rafael tem 65 anos e fica muito tempo conectado na internet. Ontem, ele conectou-se para ler seus e-mails às 20h45min e continuou conectado por mais 2 horas e 15 minutos. Marque nos relógios os horários em que ele começou e terminou o seu acesso à internet.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
01.1. CADA PESSOA É ÚNICA
Responda: Será que as crianças negras, indígenas, imigrantes, deficientes físicos e mentais, obesas, e com outros tipos de diferenças, não são discriminadas em nosso país? Justifique sua resposta.