O micélio vegetativo de um único indivíduo da espécie Armillaria ostoyae, que ocorre no estado de Oregon (EUA), expande-se porcerca de 8,9 km2 de área e provavelmente deve ter 2400 anos ecentenas de toneladas, o que o qualifica como o maior organismoda Terra.
(Sônia Lopes e Sérgio Rosso, Bio, volume 2, 2010. Adaptado.)
De acordo com o texto, é possível afirmar que esse organismo:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
A figura abaixo representa a dinâmica das pressões que atuam nas trocas capilares. Os capilares arteriais tendem a levar água do plasma aos tecidos, e os capilares venosos tendem a reabsorver líquidos dos tecidos. As pressões oncótica (PO) e hidrostática (PH) atuam contrariamente, sendo a pressão oncótica atribuída às proteínas plasmáticas.
A respeito da manutenção metabólica exercida pelo fluxo entre os capilares e os tecidos, é correto afirmar:
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UPE) Nos ácidos nucleicos, encontram-se bases nitrogenadas formando pares de relativas especificidades. Ao se analisar o DNA de uma determinada bactéria, encontram-se 38% de bases Citosina (C). Que percentuais de bases Adenina (A), Guanina (G) e Timina (T) são esperados, respectivamente?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. A cultura jovem dos anos 1950 estava intimamente ligada ao rock’n roll e à juventude transviada. A música e o cinema estabeleceram padrões comportamentais de jovens que questionavam, de forma ingênua e irreverente, os padrões conservadores da sociedade norte americana. [...] A perda da ingenuidade e o processo de politização da juventude norte americana, na primeira metade dos anos 60, foram motivados pela Guerra do Vietnã e pelas lutas de Martin Luther King. BRANDÃO, Antonio Carlos e DUARTE, Milton Fernandes. Movimentos culturais da juventude. São Paulo: Moderna, 2004. p. 26 e 45. (Fragmento)
Enunciado:
Durante a década de 1960, vários movimentos obtiveram ou defenderam a necessidade de amplas transformações culturais em diversas áreas da sociedade.
Analise estes movimentos, considerando suas principais características e propostas.
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UERN) As células-tronco presentes no sangue do cordão umbilical e na parede do cordão, tecidos que podem ser armazenados para o caso de futuras necessidades terapêuticas, têm perfis genéticos diferentes. A descoberta é da equipe de MayanaZatz, do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP), e de Sergio Verjovski-Almeida, do Instituto de Química da mesma universidade, e pode afetar o uso médico dessas células, caso fique comprovado que as diferenças genéticas representam uma redução em sua versatilidade. Foram coletados tecidos pareados de 65 bebês recém-nascidos e de cada um deles extraíram as células-tronco mesenquimais do sangue do cordão umbilical e do cordão propriamente dito. As amostras pareadas deixam bem claro que o tipo de tecido de onde são retiradas as células-tronco é o mais importante para determinar a atividade dos genes.
(GUIMARÃES, 2009, p. 99)
A observação de distintos perfis genéticos em células de diferentes regiões do cordão umbilical de um mesmo indivíduo pode ser explicada por:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
O uso intenso das águas subterrâneas sem planejamento tem causado sérios prejuízos à sociedade, ao usuário e ao meio ambiente. Em várias partes do mundo, percebe-se que a exploração de forma incorreta tem levado a perdas do próprio aquífero.
TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009 (adaptado).
No texto, apontam-se dificuldades associadas ao uso de um importante recurso natural. Um problema derivado de sua utilização e uma respectiva causa para sua ocorrência são: