O micélio vegetativo de um único indivíduo da espécie Armillaria ostoyae, que ocorre no estado de Oregon (EUA), expande-se porcerca de 8,9 km2 de área e provavelmente deve ter 2400 anos ecentenas de toneladas, o que o qualifica como o maior organismoda Terra.
(Sônia Lopes e Sérgio Rosso, Bio, volume 2, 2010. Adaptado.)
De acordo com o texto, é possível afirmar que esse organismo:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Reaprender a ler notícias
Não dá mais para ler um jornal, revista ou assistir um telejornal da mesma forma que fazíamos até o surgimento da rede mundial de computadores. O Observatório da Imprensa antecipou isto lá nos idos de 1996 quando cunhou o slogan “Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito”. De fato, hoje já não basta mais ler o que está escrito ou falado para estar bem informado. É preciso conhecer as entrelinhas e saber que não há objetividade e nem isenção absolutas, porque cada ser humano vê o mundo de uma forma diferente. Ter um pé atrás passou a ser a regra básica número um de quem passa os olhos por uma primeira página, capa de revista ou chamadas de um noticiário na TV.
Há uma diferença importante entre desconfiar de tudo e procurar ver o maior número possível de lados de um mesmo fato, dado ou evento. Apenas desconfiar não resolve porque se trata de uma atitude passiva. É claro, tudo começa com a dúvida, mas a partir dela é necessário ser proativo, ou seja, investigar, estudar, procurar os elementos ocultos que sempre existem numa notícia. No começo é um esforço solitário que pode se tornar coletivo, à medida que mais pessoas descobrem sua vulnerabilidade informativa.
Disponível em: www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 30 set. 2015 (adaptado).
No texto, os argumentos apresentados permitem inferir que o objetivo do autor é convencer os leitores a
- Física | 1.2 Vetores
(ITA) A figura mostra uma pista de corrida A B C D E F, com seus trechos retilíneos e circulares percorridos por um atleta desde o ponto A, de onde parte do repouso, até a chegada em F, onde para. Os trechos BC, CD e DE são percorridos com a mesma velocidade de módulo constante. Considere as seguintes afirmações:
I. O movimento do atleta é acelerado nos trechos AB, BC, DE e EF.
II. O sentido da aceleração vetorial média do movimento do atleta é o mesmo nos trechos AB e EF.
III. O sentido da aceleração vetorial média do movimento do atleta é para sudeste no trecho BC, e, para sudoeste, no DE.
Então, está(ão) correta(s)
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
PROPAGANDA DE ALIMENTO COM MUITO SÓDIO, GORDURA E AÇÚCAR TERÁ ALERTA
Daqui a seis meses, as propagandas de alimentos com altos teores de açúcar, gordura e sódio terão de mostrar frases alertando sobre os perigos à saúde que o consumo excessivo dessas substâncias pode causar. (...)
As frases de alerta deverão ser ditas pelo principal personagem da propaganda, no caso da televisão, ou pelo locutor dela, no rádio. Se o produto tiver muito açúcar, o alerta será para o risco de cárie dentária e obesidade. No caso da gordura saturada, para o risco de diabetes e doenças do coração. No caso da gordura trans, para doença do coração e, no caso de alto teor de sódio, para o coração e para pressão alta.
(...)
O Estatuto da Criança e do Adolescente já limita a propaganda voltada ao público infantil.
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/758903-propaganda-de-alimento-com-muito-sodio-gordura-e-acucar-tera-alerta.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
O texto diz que “o Estatuto da Criança e do Adolescente já limita a propaganda voltada ao público infantil.”
a) O que é o Estatuto da Criança e do Adolescente? b) Para que foi criado o Estatuto da Criança e do Adolescente?
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(ACAFE) O corpo humano é um organismo complexo formado por diversos sistemas integrados que permitem realizarmos as mais diversas atividades. Em relação aos sistemas que compõem o corpo humano, assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
A sua intenção imediata era levantar-se silenciosamente sem ser incomodado, vestir-se e, sobretudo, tomar o breve almoço, e só depois estudar que mais havia a fazer, dado que na cama, bem o sabia, as suas meditações não levariam a qualquer conclusão sensata. Lembrava-se de muitas vezes ter sentido pequenas dores enquanto deitado, provavelmente causadas por posições incômodas, que se tinham revelado puramente imaginárias ao levantar-se, e ansiava fortemente por ver as ilusões desta manhã desfazerem-se gradualmente. Não tinha a menor dúvida de que a alteração da sua voz outra coisa não era que o prenúncio de um forte resfriado, doença permanente dos caixeiros-viajantes. Libertar-se da colcha era tarefa bastante fácil: bastava-lhe inchar um pouco o corpo e deixá-la cair por si.
KAFKA, F. A Metamorfose. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Como estratégia de progressão do texto, o autor emprega estruturas paralelas ao recorrer à