ico do 6º Ano: 9.5 TIRINHA
34. Leia a tirinha.
O modo de se comunicar da personagem exemplifica o
Questões relacionadas
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
(Uel) Assim como Darwin descobriu a lei do desenvolvimento da natureza orgânica, Marx descobriu a lei do desenvolvimento da história humana. A produção dos meios imediatos de vida, materiais e, por conseguinte, a correspondente fase de desenvolvimento econômico de um povo ou de uma época é a base a partir da qual tem se desenvolvido as instituições políticas, as concepções jurídicas, as ideias artísticas. A descoberta da mais-valia clareou estes problemas.
ENGELS, F. Discurso diante do túmulo de Marx. 1883. http://www.marxists.org/espanol/m-e/1880s/83-tumba.htm>. Acesso em: 11 set. 2017.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a concepção materialista da história, assinale a alternativa correta.
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Um lapidador recebeu de um joalheiro a encomenda para trabalhar em uma pedra preciosa cujo formato é o de uma pirâmide, conforme ilustra a Figura 1. Para tanto, o lapidador fará quatro cortes de formatos iguais nos cantos da base. Os cantos retirados correspondem a pequenas pirâmides, nos vértices P,Q,R e S ao longo dos segmentos tracejados, ilustrados na Figura 2.
Depois de efetuados os cortes, o lapidador obteve, a partir da pedra maior, uma joia poliédrica cujos números de faces, arestas e vértices são, respectivamente, iguais a:
- Química | 2.5 Oxirredução
O uso de táxi na cidade de São Paulo tem aumentado, principalmente depois do início da "lei seca", decretada em junho de 2008. O bafômetro é o equipamento utilizado pelas autoridades policiais para a detecção de etanol no organismo de motoristas. Esse equipamento é constituído de uma célula a combustível, onde ocorre a reação:
CH3CH2OH + 1/2 O2 -> CH3CHO + H2O
Pode-se afirmar que a célula a combustível descrita tem diferença de potencial:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Fábula é uma narrativa figurada, na qual seres irracionais, objetos inanimados ou situações fictícias ganham características humanas ou existência imaginária, com o propósito de instrução moral, que sustenta toda a história e, em geral, é revelada ao seu fim. É um gênero muito versátil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto. Esopo, o mais conhecido entre os fabulistas, foi sem dúvida um grande sábio que viveu na Grécia, na antiguidade. Sua origem é um mistério cercado de muitas lendas. Acredita-se que já nasceu escravo, e pertenceu a dois senhores. Em suas fábulas ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo, em vários contos, os personagens humanos por animais, objetos, ou coisas do reino vegetal e mineral.
A fábula narrada pelo escritor – Esopo – e a fala entre os personagens da fábula (do fazendeiro aos seus filhos) apresentam-nos conjugações verbais distintas: a fábula narrada relaciona-se com um fato que aconteceu em determinada época; já a conversa do pai aos filhos, mostra um acontecimento no próprio momento do que é dito.
Essas CONJUGAÇÕES VERBAIS NO MODO INDICATIVO SÃO CLASSIFICADAS, RESPECTIVAMENTE (Narração do Escritor e Conversa do pai aos filhos), como situações
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: www.cartoonstock.com. Acesso em: 21 ago. 2017.
Considerando-se o uso difundido do inglês na atualidade, o cartum remete à