A micologia é ramo da Biologia que estuda os fungos. Esses organismos são popularmente conhecidos como leveduras, bolores, mofos, orelhas de pau e cogumelos. Sobre esse grupo, é CORRETO afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
Leia o texto a seguir:
O gene chamado Taqpep regula os padrões de cor no corpo de felinos e se manifesta – com (guepardo real – tt) ou sem mutação (guepardo pintado - TT) – quando o animal ainda está no útero. Posteriormente, o gene Edn3 controla a cor do pelo e induz à produção de pigmento escuro (manchas, pintas e listras) nas áreas preestabelecidas pelo Taqpep, importante para camuflagem no ambiente, podendo favorecer ou desfavorecer a adaptação dessa espécie. Em uma população de 100 guepardos, os genótipos estão distribuídos da seguinte forma: 36 são TT 16 são tt e 48 são heterozigotos Tt.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/09/20/mutação-gera-padrão-emespiral-no-pelo-de-gatos-e-guepardos/ 1/2. Adaptado.
Em relação a essas informações, é CORRETO afirmar que:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(BAHIANA)
Tabela: Propriedades periódicas de alguns elementos químicos.
Íons dos elementos químicos sódio e potássio são essenciais para a manutenção da saúde do ser humano e podem ser encontrados em alimentos, como o sal de cozinha, carnes, ovos, vegetais, legumes, dentre outros. A facilidade de formação desses íons está relacionada às propriedades desses elementos químicos.
Considerando-se essas informações e a posição dos elementos na Tabela Periódica, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Museu é uma instituição onde se reúnem e conservam obras de arte, objetos científicos, peças antigas para estudo, e é aberta ao público.
Explique por que os museus são de grande importância para as sociedades.
- Geografia - Fundamental | 8.02 Principais Conflitos no Continente
Leia o texto.
No final dos anos 1960, os países africanos tornaram-se independentes, mas para se ter independência não basta um território e uma bandeira. A questão racial e a relação com os países colonizadores não terminou aí. As ligações políticas e culturais continuam a ser assimétricas porque foram construídas dessa forma. Não é em dez ou 20 anos que se reconstrói uma relação. Reconquistar a liberdade e a autonomia leva tempo. É preciso desarticular estas ligações, negociar uma relação mais justa e horizontal. A descolonização está na forma como se organiza a sociedade para que se possa decidir o futuro e atingir objetivos.
Disponível em: <https://sol.sapo.pt/artigo/559091/felwine-sarr-nao-e-possivel-reescrever-
a-historia-mas-africa-pode-reinventar-se->. Acesso em: 11 jun. 2017.
Segundo o autor do texto, o processo de descolonização da África ainda não ocorreu completamente, pois
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Durante anos, os estudiosos se colocaram em posições antagônicas. De um lado, os defensores do determinismo genético, segundo os quais os genes limitariam nosso comportamento aos desígnios ditados por eles. De outro, os que consideravam o comportamento humano moldado pela somatória das experiências individuais. A partir dos anos 1990, com a explosão da neurogenética, aprendemos que as influências genéticas existem, são fundamentais, mas que os genes interagem com ambiente de forma muito mais complexa, mutável e imprevisível do que poderia sonhar nossa vã filosofia de tempos atrás.
Diversas décadas de estudos com irmãos gêmeos idênticos, famílias e crianças adotadas, demonstraram que cerca de metade de nossas características comportamentais, encontram-se sob influência direta da genética. No entanto, procurar um gene responsável pela personalidade extrovertida, pela fluência verbal ou pela facilidade para aprender música é tarefa inglória
Nestes termos, o texto sustenta que a formação da personalidade de alguém