Disponível em: < http://turmadamonica.uol.com.br/>. Acesso em: 25 jun. 2019.
O assunto principal da história é:
Questões relacionadas
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UNIDER)
Analisando-se a charge, conclui-se que os animais citados no diálogo em relação a outros de sua classe, constituem um exemplo de - Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto a seguir.
A MÁQUINA MALUCA
Na nossa rua tinha um cientista, o professor Batista.
Vocês sabem o que é um cientista? Pois é uma pessoa que sabe muitas coisas. E as que não sabe, inventa
O nosso cientista, professor Batista, sabia mil coisas. E as que ele não sabia, inventava. Pois o professor Batista, além de cientista, era inventor.
O professor Batista tinha um sobrinho, o Maneco. O Maneco adorava visitar o laboratório do tio.
Vocês sabem o que é um laboratório? Pois um laboratório é onde o cientista inventa suas invenções.
Maneco adorava espiar o laboratório do professor Batista. E era muito amigo do Waldisney, o assistente do cientista.
Naquele dia, quando o Maneco chegou ao laboratório, quem abriu a porta foi o Waldisney:
- Ih, Maneco, o professor hoje está muito ocupado. Ele está trabalhando num projeto muito importante.
- Puxa, Waldisney, será que eu posso dar uma espiada?
- Pode, sim, Maneco, mas não faça barulho. Não atrapalhe o seu tio.
O professor estava montando uma máquina enorme.
- Bom dia, titio. Pra que serve esta máquina enorme
- Esta é a máquina Faz-tudo, Maneco. Mas fique quietinho. O titio está trabalhando.
- Mas faz tudo mesmo?
- Faz, sim. Vou vender para o governo. Quando esta aparelhagem começar a funcionar, ninguém mais vai precisar
trabalhar.
Vieram os homens do governo ver a máquina. O professor ligou a trapizonga. Que maravilha! A máquina fazia tudo mesmo!
Acendia e apagava as luzes da rua, fazia os ônibus andarem pra baixo e pra cima. Fazia pão e engarrafava o leite. Fazia os aviões subirem e descerem, controlava a água das casas e os elevadores dos prédios.
Os homens do governo adoraram:
- Vai ser uma nova Era para a humanidade, ninguém mais vai precisar trabalhar.
- Viva o professor Batista, o maior cientista!
E a máquina começou a trabalhar e todo o mundo começou a vadiar.
Os cinemas ficaram cheios e os parques de diversão também.
Mas a máquina começou a ficar exigente. Com sua voz rouca de máquina, ela dizia:
- Eu quero que me tragam 20.000 latas de goiabada.
(...)
- Eu quero 1.000 litros de perfume francês...
(...)
- Eu quero uma fantasia de carnaval...
(...)
Tantas coisas foi pedindo a máquina que a cidade inteira trabalhava para ela.
Filas de caminhões alinhavam-se em frente ao laboratório do professor, descarregando as coisas que a máquina pedia.
E, quando não atendiam logo, a máquina ficava furiosa e fazia uma porção de maluquices. Cortava a água das casas, atrapalhava o trânsito, parava de fazer pão. E todo mundo tinha que correr para atender às vontades, cada vez mais complicadas da máquina.
(...)
(Fonte: ROCHA, Ruth. A máquina maluca. São Paulo, Moderna, 2010.)
a) Quais eram as exigências que a máquina passou a fazer?
b) EXPLIQUE por que essas exigências eram estranhas e complicadas de serem atendidas.
c) Depois que as exigências começaram, continuou valendo a pena para a cidade ter essa máquina Faz-tudo? EXPLIQUE sua resposta.
- Ciências - Fundamental | 05. A Constituição dos Seres Vivos
Leia o texto sobre algumas características dos calanguinhos verdes.
Os lagartinhos conhecidos como calanguinhos verdes, que pertencem à espécie Cnemidophorus lemniscatus, são muito interessantes pelo seu modo de reprodução. São pequenos, de 20 a 30 cm de comprimento (corpo mais cauda). Alimentam-se de pequenos frutos e de insetos. São de hábitos diurnos e muito rápidos, estando em constante movimento. Podem se reproduzir de forma sexuada (participação de machos e de fêmeas) ou de forma assexuada, quando apenas as fêmeas se reproduzem, sem a participação dos machos – interessante, não?
Nesse texto é possível identificar uma série de características que ajudam a definir um ser vivo. Assinale a alternativa que indica corretamente a característica do ser vivo e o trecho em que ela pode ser identificada no texto:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
HCl(g) A é borbulhado e dissolvido em um solvente X. A solução resultante é não-condutora em relação à corrente elétrica. O solvente X deve ser necessariamente
- Geografia - Fundamental | 01.1. A paisagem e seus elementos
Você tem a missão de transformar, através de um desenho em seu caderno, a paisagem natural em uma paisagem geográfica.