A tabela a seguir apresenta informações relevantes sobre o emprego da mão de obra no setor industrial de alguns países europeus:
A análise dos dados da tabela permite identificar que:
Questões relacionadas
- Matemática | 15.2 Reta
(FUVEST 2006 1ª FASE) O conjunto dos pontos (x, y) do plano cartesiano que satisfazem t2 – t – 6 = 0, onde t = |x − y|, consiste de
- Filosofia | 2.2 Clássica
(UECE) Segundo Diógenes Laércio, “convencido de que o estudo da natureza nada tem a ver conosco, Sócrates passou a discutir questões éticas na praça do mercado, e costumava dizer que o objeto de suas indagações era ‘como se age, se mal ou bem, em casa’”.
Laêrtios, D. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres, II, 21. Trad. bras. Mário da Gama Kury. Brasília: Editora da UnB, p. 52 [Adaptado].
Considerando a teoria das virtudes de Sócrates, assinale a afirmação verdadeira.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UEFS) A figura de Charles Darwin na árvore filogenética, como representante dos vertebrados, deve ser associada à biografia do naturalista que se notabilizou com estudos, que foram conclusivos na filosofia biológica, como:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Leia o trecho do poema “José” de Carlos Drummond de Andrade para responder.
José
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
[...]
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio
não veio a utopia 1
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
[...]
ANDRADE, Carlos Drummond de. “José”. In: Antologia Poética. Rio de Janeiro: Record, 2008.
Vocabulário
1Utopia: qualquer descrição imaginativa de uma sociedade ideal, fundamentada em leis justas e em instituições verdadeiramente comprometidas com o bem-estar coletivo.
No poema, ao perguntar “e agora, José?”, o eu lírico questiona o interlocutor quanto
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNEB) Criada em 2008, como laboratório de projetos e ponto de conscientização para funcionários da entidade, a
Casa Eficiente da Fiocruz abriu as portas ao público no Dia Mundial da Saúde. A ideia é mostrar que é possível uma casa mais ecológica a partir de pequenas iniciativas. A casa é toda feita de madeira escura e certificada, com um jardim que aproveita garrafas PET para acomodar mudas de planta. Já do lado de fora, avistam-se as três caixas d’água que a abastecem: uma convencional, outra que coleta água da chuva e uma terceira que se liga ao aquecedor feito de garrafas plásticas e embalagens tetrapack pintadas de preto.
O espaço concentra outras iniciativas sustentáveis, uma central de compostagem que transforma 80% dos galhos e das folhas recolhidas no campus em adubo. (GUIMARÂES, 2011).
Os novos caminhos que devem ser trilhados pela humanidade para alcançar uma vida sustentável perpassa pela construção de “casas verdes”, como a que foi mencionada no texto.
De acordo com essas informações, é possível considerar como uma vantagem desse tipo de construção a: