Aluno tem cada idéia! Analise, a seguir, como alguns alunos confeccionaram uma estrela de cinco pontas na aula de “Artes”.
Eles utilizaram pentágonos regulares congruentes conectados lado a lado. A professora adorou a criatividade deles e teve a curiosidade de saber qual era o valor do ângulo , ângulo interno da estrela de cinco pontas.
Os alunos conseguiram responder corretamente a curiosidade da professora. Calcule qual o valor do ângulo que eles forneceram para a professora.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: 10509843
Leia o texto. [...] De fato, Joana começou como uma simples camponesa. Ela cresceu trabalhando na fazenda do pai e, à primeira vista, não parecia nada especial. Para chegar a algum lugar na época dela, era preciso ser homem – e também rico –, e Joana não era nem um nem outro. Mesmo assim, ela acabou mudando o curso da história do seu país e se tornou a mais famosa e bem-sucedida líder militar do seu tempo, tudo isso com apenas dezessete anos de idade. Mas, então, como ela conseguiu ter tamanho impacto? Bom, para começar, Joana sabia dizer aos outros o que pensava sobre as coisas. Estava sempre zangada com o que acontecia ao seu redor; e escrevia frequentemente a reis e duques e outras figuras importantes, dizendo-lhes como fazer melhor e até lhes dando ordens. Mas ela não apenas mandava suas cartas e parava por aí: graças a um temperamento extragrande, um gosto por aventuras repletas de ação e uma atitude “nunca diga nunca”, na maioria das vezes ela conseguia o que queria. Inacreditavelmente, Joana começou pastoreando carneiros e gado e acabou jantando com reis e liderando exércitos em batalhas. [...] Também há algumas surpresas. Por exemplo, você sabia que ela... Teve que fugir de casa para encontrar o rei da França? Tentou impedir um exército inteiro de falar palavrões? Sobreviveu a uma flecha que lhe atravessou o peito? Roubou o cavalo de um bispo? A história de Joana costuma ser narrada como se se tratasse de um conto de fadas: algo que aconteceu uma vez, numa terra muito, muito distante... [...] A história de Joana foi contada umas centenas de vezes ao longo dos séculos. Ela estrelou mais livros e filmes do que quase qualquer outra pessoa na história – e nunca deixou de impressionar a quem conhecia sua trajetória. [...] Ninguém sabe exatamente a data, mas Joana provavelmente nasceu em uma noite fria de janeiro de 1412, em uma pequena aldeia chamada Domrémy, no leste da França. Domrémy fica no centro da bela região conhecida como Lorena. [...] Os orgulhosos pais de Joana eram um casal trabalhador e se chamavam Jacques e Isabel Darc. [...] ROBINS, Phil. Joana d’Arc e suas batalhas. Tradução de Marcelo Andreani de Almeida.
São Paulo: Companhia das Letras, 2010. Glossário
Pastorear – conduzir e/ou vigiar (carneiros; gado) no pasto.
Enunciado:
Releia o seguinte trecho.
Bom, para começar, Joana sabia dizer aos outros o que pensava sobre as coisas. Estava sempre zangada com o que acontecia ao seu redor; e escrevia frequentemente a reis e duques e outras figuras importantes [...]
O tempo verbal predominante nesse trecho é utilizado para indicar
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Com o apoio do exército e de parte da sociedade, Getúlio Vargas organizou um novo golpe político, que acabava com a democracia no Brasil por oito anos.
a) Que nome recebeu esse período?
b) Qual regime imperava nessa época?
c) O que aconteceu com a imprensa e os meios de comunicação?
d) E com a economia do país?
- Geografia | 5.3 Urbanização
(UEPA)
AS TÉCNICAS, O TEMPO E O ESPAÇO GEOGRÁFICO
“É por demais sabido que a principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica. As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço [...]
Sem dúvida, o espaço é formado de objetos [...] o espaço visto como um conjunto de objetos organizados segundo uma lógica e utilizados (acionados) segundo uma lógica.
[...] Na realidade, toda técnica é história embutida. Através dos objetos, a técnica é história no momento da sua criação e no de sua instalação e revela o encontro, em cada lugar, das condições históricas (econômicas, socioculturais, políticas, geográficas) que permitiram a chegada desses objetos e presidiram à sua operação.
O uso dos objetos através do tempo mostra histórias sucessivas desenroladas no lugar e fora dele”
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo/razão e emoção.São Paulo: EDUSP, 2004 – p. 29-48
A ilustração do texto expressa diferentes formas de produção e apropriação do espaço urbano e como os avanços técnico-científicos alteram a sua organização socioespacial e a dinâmica populacional, provocando disparidades no espaço mundial. Sobre esse processo é correto afirmar que:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2018 1º APLICAÇÃO) Um dos teóricos da democracia moderna, Hans Kelsen, considera elemento essencial da democracia real (não da democracia ideal, que não existe em lugar algum) o método da seleção dos lideres, ou seja, a eleição. Exemplar, neste sentido, é a afirmação de um juiz da Corte Suprema dos Estados Unidos, por ocasião de uma eleição de 1902: "A cabine eleitoral é o templo das instituições americanas, onde cada um de nós é um sacerdote, ao qual é confiada a guarda da arca da aliança e cada um oficia do seu próprio altar".
BOBBIO, N. Teoria Geral da política. Rio de Janeiro: Elsovior, 2000 (adaptado).
As metáforas utilizadas no texto referem-se a uma concepção de democracia fundamentada no(a)
- Geografia | A. Globalização
Boric também disse que será duro com o narcotráfico e com a delinquência, e que dará atenção às regiões que estão em estado de exceção no norte e no sul do país. “Mas nunca nos esqueçamos, por favor, que todos são seres humanos”, referindo-se tanto a imigrantes ilegais que vêm causando conflitos com os moradores locais, no norte, como aos mapuche, “com quem temos dívidas históricas”.
O presidente eleito pediu que o plebiscito que definirá a implementação ou não de uma nova Constituição seja “um grande momento de encontro”. [...]
Parafraseou algumas das últimas palavras de Salvador Allende em seu último discurso antes de morrer, afirmando que “seguiremos caminhando pelas grandes alamedas por onde anda o homem livre para construir uma sociedade melhor”.
(Sylvia Colombo. “Boric toma posse como presidente do Chile e cita Allende em discurso”. Folha de S.Paulo, 11.03.2022.)
A matéria jornalística sobre a posse de Gabriel Boric na presidência do Chile revela que o novo presidente