O corpo humano está organizado em níveis de complexidade segundo a seguinte sequência:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 3.10 Perífrasis Verbal (Perífrases Verbais)
Marca a oração que expressa início de uma ação.
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens – Data-Show
- Imagens de autorretrato (movimento Fauvista)
Disponível: : http://ricardoartur.com.br/cultura/2012/03/21/fauvismo-expressionismo/
- Tinta guache – cores variadas
- Pincéis
- Recipiente com água
- Avental
- Panos para limpeza
- Papel canson
- Lápis HBPROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando um pouco sobre o Fauvismo, conceituando-o, falando
sobre suas principais características, principais artistas, etc.
Disponível: http://vidadeprofessor.pro.br/fauvismo-fovismo/
https://www.todamateria.com.br/fauvismo/
- Faça uma análise com as crianças de algumas obras de arte fauvistas. Mostre fotos, utilize o
data-show para apresentação de algumas imagens fauvistas na sala de aula, leve as crianças
para o Laboratório de Informática e auxilie-os em algumas pesquisas sobre este
movimento.
- Com esses conceitos as crianças adquirem conhecimento necessário para fazer trabalhos
práticos fauvistas.
- O professor vai escolher algumas imagens fauvistas, que retratem o “Auto-retrato” para as
crianças trabalharem.
Disponível: http://ricardoartur.com.br/cultura/2012/03/21/fauvismo-expressionismo/
- Mostre para as crianças os autorretratos feitos pelos pintores deste movimento. Peça para
elas observarem as cores que foram utilizadas, as pinceladas, os traços.
- A atividade proposta para esta aula será o desenho de um autorretrato. Peça para as
crianças fazerem seu autorretrato, porém as cores utilizadas devem ser típicas do fauvismo,
ou seja cores vivas . Esta atividade vai ser ótima para as crianças se expressarem, pois
poderão utilizar em seu autorretrato cores que o identifiquem.
- OBS: Professor, antes das crianças iniciarem as pinturas dos autorretratos, mostre para elas
como manusear os pincéis, as tintas, etc,. Oriente as crianças a lavar os pincéis quando forem
mudar de cores.
- Auxilie as crianças durante todo o processo de pintura.
- Depois de todas as pinturas prontas, coloque para secar.
- Depois de secas, faça um mural na sala de aula e peça para cada criança falar sobre o seu
autorretrato.
- Vai ser uma atividade muito alegre e divertida.
Fonte: https://estudandohistoriacomrafaelafarias.wordpress.com/fauvismo-plano-de-aula/
FAUVISMO
- Ciências - Fundamental | 15.1. O ar
Marque as afirmativas corretas sobre pressão atmosférica.
a) ( ) O ar não exerce pressão sobre a Terra e sobre tudo o que existe nela.
b) ( ) A pressão do ar é conhecida por pressão atmosférica.
c) ( ) A pressão atmosférica não é igual em toda a superfície dos corpos.
d) ( ) A pressão atmosférica varia em função da altitude.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Disponível em: http://www.heliorubiales.zip.net
A figura é uma adaptação da bandeira nacional. O uso dessa imagem no anúncio tem como principal objetivo:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto.
Quando um rio corta, corta-se de vez
o dicurso-rio de água que ele fazia;
cortado, a água se quebra em pedaços,
em poços de água, em água paralítica.
Em situação de poço, a água equivale
a uma palavra em situação dicionária:
isolada estanque no poço dela mesma,
e porque assim estanque, estancada; [...]
MELO NETO, João Cabral de. Rios sem discurso. In: MELO NETO, João Cabral de. Antologia
poética. 3. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1975. p 23.(Fragmento)
A estratégia discursiva empregada no texto é chamada de