O Sr. Mauro resolveu confeccionar um portão de madeira para sua casa de sítio, de acordo com o esquema representado a seguir.
Achando a estrutura de madeira um pouco flexível, resolveu reforçá-la com mais uma peça de madeira. Pensou então nas duas possibilidades apresentadas a seguir. Analise-as.
Pensando em uma possibilidade matematicamente mais viável para solucionar o problema em questão, por qual delas o Sr. Mauro deveria optar?
Justifique sua resposta, utilizando argumentação matemática.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.04 Cartum
Texto base: A questão refere-se ao Cartum a seguir, com os personagens Calvin e seu amigo Haroldo (tigre peludo). Leia-o e observe-o com atenção. Fonte: http://depositodocalvin.blogspot.com/2008/07/perfil-haroldo.html - 28/10/2009 - adaptado.
Enunciado:
De acordo com os quadrinhos do Cartum, a atitude do personagem Haroldo em relação à fala do amigo Calvin, pode ser caracterizada como
- Filosofia | 3. Medieval
TEXTO I
Não é possível passar das trevas da ignorância para a luz da ciência a não ser lendo, com um amor sempre mais vivo, as obras dos Antigos. Ladrem os cães, grunhem os porcos! Nem por isso deixarei de ser um seguidor dos Antigos. Para eles irão todos os meus cuidados e, todos os dias, a aurora me encontrará entregue ao seu estudo.
BLOIS, P. Apud PEDRERO SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.
TEXTO II
A nossa geração tem arraigado o defeito de recusar admitir tudo o que parece vir dos modernos. Por isso, quando descubro uma ideia pessoal e quero torná-la pública, atribuo-a a outrem e declaro: — Foi fulano de tal que o disse, não sou eu. E para que acreditem totalmente nas minhas opiniões, digo: — O inventor foi fulano de tal, não sou eu.
BATH, A. Apud PEDRERO SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.
Nos textos são apresentados pontos de vista distintos sobre as mudanças culturais ocorridas no século XII no Ocidente. Comparando os textos, os autores discutem o(a)
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: www.flickr.com. Acesso em: 19 nov. 2012.
Com base na observação dos aspectos verbo-visuais que constituem este anúncio, entende-se que ele busca:
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
Numa lanchonete o lanche é composto por três partes: pão, molho e recheio. Se essa lanchonete oferece aos seus clientes duas opções de pão, três de molho e quatro de recheio, a quantidade de lanches distintos que ela pode oferecer é de:
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
Materiais:
- Selos postais
- Selos postais ampliados em tons de cinza em tamanho A5 (corresponde a 1/4 do papel A4)
- Canetinhas hidrocor coloridas
- Colorsetes coloridos
Desenvolvimento:
1 - Esta atividade pode ser um desdobramento das atividades apresentadas no Livro de Arte a partir da página 46, bem como da atividade 08 descrita neste Banco de Atividades.
2 - Faça uma visita prévia aos correios a fim de adquirir algumas amostras de selos postais (os Correios costumam ter também cartazes comunicando o lançamento de selos comemorativos... Quem sabe seja possível adquirir um?).
3 - Explique para as crianças como funciona a postagem de uma carta pelos correios (se você tiver realizado a atividade 08 deste Banco, as crianças já saberão como).
4 - Em seguida, converse com as crianças sobre o Selo Postal:
4.1 - Conceito de Selo Postal: Estampilha postal destinada ao franqueamento de correspondências, podendo, também, ser objeto de colecionamento.
4.2 - Características dos selos postais brasileiros:
- Apresentam temas originais;
- Possuem elevada concepção artística;
- Apresentam beleza e harmonia de imagens;
- Adéquam as imagens aos temas das emissões a que se referem;
- São impressos com técnicas aprimoradas;
- Estimulam a inovação filatélica com a emissão de selos com aroma, em formatos diversos (redondo, triangular, especiais em verniz, etc.);
- Possuem aceitação nacional e internacional.
(Disponível em: http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=B35B2555-B8B0-3CEB-BCFDE18795FA774A. Acesso em: set. 2013).
5 - Após contar para os alunos um pouco sobre selos, apresente a eles alguns modelos de selos postais.
6 - Se houver um colecionador de selos conhecido, apresente-o e sua respectiva coleção aos alunos.
7 - Os selos avulsos que você conseguir nos Correios poderão servir para simular um jogo: dividir os selos em grupos por temas, cores, figurativos ou não, entre outros. Pode-se também motivar os alunos a expressar qual dos selos os alunos mais gostaram e por quê.
8 - Em seguida, distribua as fotocópias feitas a partir dos selos para que as crianças realizem intervenções coloridas sobre as imagens. Poderão contornar, encher de pontinhos, linhas coloridas, bem como preencher as formas com canetinha.
9 - Em seguida, após os selos coloridos já fotocopiados, realize a montagem dos mesmos sobre colorset colorido, assim:
Disponível em: http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-royalty-free-selos-postais-ajuste-com-peixes-image2143609. Acesso em: set. 2013.
10 – Monte, agora, uma linda exposição!