Quatro espécies de micro-organismos unicelulares foram isoladas em laboratório. Para determinar como esses seres vivos obtinham energia, cada espécie foi inserida em um tubo de ensaio transparente contendo água e açúcares como fonte de alimento. Os tubos foram rotulados em 1, 2, 3 e 4, e submetidos ao fornecimento ou não de recursos como gás oxigênio (O2) e luz. Após certo tempo, verificou-se a sobrevivência ou a morte desses organismos nessas condições.
Os resultados permitem concluir corretamente que os micro-organismos presentes nos tubos 1, 2, 3 e 4, são, respectivamente.
Questões relacionadas
- Biologia
(UERN) Uma criança, moradora da zona rural de Mossoró-RN, apresentou os seguintes resultados em um hemograma.
Elementos
Nível
Hemácias
Normal
Hemoglobina
Inferior ao Normal
Neutrófilos
Normal
Eosinófilos
Superior ao Normal
Linfócitos
Normal
Plaquetas
Normal
Assinale a alternativa que apresenta o quadro clínico dessa criança.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
2. Texto base: .
Enunciado:
Analise a imagem a seguir.
Disponível em:<http://www.brasilescola.com/upload/e/usina2.jpg>. Acesso em: 19 mar. 2014.
Na usina hidrelétrica ocorre transformação da energia
- Geografia | 5.3 Urbanização
Correlacione os conceitos a seguir:
I. Urbanização;
II. Rede urbana;
III. Hierarquia urbana;
IV. Polarização e
V. Metrópole.
( ) As glomerações urbanas mantêm e reforçam laços interdependentes entre si e com outras áreas que elas atraem. Estas áreas que sofrem atração podem, às vezes, pertencer a regiões homogêneas diversas. Estas áreas criam um sistema urbano regional mais bem definido. Portanto, as regiões, de forma geral, nada mais são que recortes territoriais destas áreas.
( ) A característica marcante da estrutura dos sistemas de cidades que varia de acordo com seu tamanho, com a extensão de sua área de influência espacial e com a sua qualidade funcional no que se refere aos fluxos de bens, de pessoas, de capital e de serviços. No esquema atual das relações entre as cidades, uma vila pode se relacionar diretamente com a metrópole nacional, ao contrário do esquema clássico, onde a vila se relaciona, primeiramente, com a cidade local, depois com o centro regional, e em sequência, com a metrópole regional e nacional.
( ) O processo vinculado às transformações sociais que provocam a mobilização de pessoas, geralmente, de espaços rurais para centros urbanos. Essa mobilização de pessoas é motivada pela busca por estratégias de sobrevivência, visando à inserção no mercado de trabalho bem como na vida social e cultural do centro urbano.
( ) O conjunto articulado ou integrado de áreas urbanas que cobrem um determinado espaço geográfico e que se relacionam continuamente.
( ) O termo empregado para cidade central de uma determinada região geográfica, densamente urbanizada, que assume posição de destaque na economia, na política, na vida cultural, etc. A mancha urbana é formada, geralmente, por cidades com tendência ao fenômeno de conurbação. Vários municípios formam uma grande comunidade, interdependente entre si e com a preocupação de resolver os problemas de interesse comum.
A sequência correta obtida a partir da correlação entre os conceitos e as definições é:
- Ciências - Fundamental | 01. Máquina Simples
Pedro e João estavam brincando em um parquinho quando viram uma caixa pesada que precisava ser movida para o outro lado da área de recreação. Eles não conseguiam levantá-la do chão, então decidiram usar uma alavanca para facilitar o trabalho. Pedro pegou um pedaço de madeira e colocou um tijolo embaixo de uma extremidade da caixa. Eles usaram a alavanca para levantar a outra extremidade e mover a caixa para o outro lado do parquinho.
Explique o que são máquinas simples e dê exemplos de pelo menos três tipos diferentes.
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
In contemporary black popular culture, rap music has become one of the spaces where black vernacular speech is used in a manner that invites dominant mainstream culture to listen — to hear — and, to some extent, be transformed. However, one of the risks of this attempt at cultural translation is that it will trivialize black vernacular speech. When young white kids imitate this speech in ways that suggest it is the speech of those who are stupid or who are only interested in entertaining or being funny, then the subversive power of this speech is undermined.
HOOKS, B. Teaching to Transgress. New York: Routledge, 1994.
De acordo com Bell Hooks, intelectual negra estadunidense, o poder subversivo do rap consiste na possibilidade de