Texto base: A imagem a seguir representa um processo de recuperação de uma área agrícola abandonada.
Disponível em: <http://goo.gl/VpLRhQ>. Acesso em: 13 nov. 2015. (Adaptado)
Enunciado:
a) Identifique o processo ilustrado.
b) Descreva as mudanças ambientais que ocorrem ao longo deste processo.
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- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A atividade mineradora provocou mudanças na estrutura colonial. Quais mudanças ocorreram?
- Ciências - Fundamental | 09. Diferentes Materiais
Observe a figura.
Disponível em< http://www.epuroevidro.com.br/> Acesso em 21 mar. 2013.
Perceba que a casa apresenta portas e janelas de vidro. A intenção do arquiteto que planejou essa casa foi economia de eletricidade na vida diária.
Explique por que uma casa desse tipo possibilita economia de eletricidade.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
CASA DE VÔ
Beatriz Vichessi Todo avô toma remédio, usa dentadura e tira soneca depois do almoço. O meu, não.
Não toma pílula nem xarope. E, à tarde, fica acordado, brincando comigo. Dentadura? Isso ele usa. Mas, de resto, é diferente.
Minha avó também não é igual às outras. Enquanto toda avó borda e faz bolo de chocolate, ela só costura para fazer remendos nas roupas e só cozinha no fim de semana. E quase nunca está em casa. De calça comprida (enquanto todas as avós do mundo usam saia), sai cedinho para trabalhar e nos deixa sozinhos.
Daí, o guarda-roupa dela vira elevador. Basta eu entrar e me sentar nas caixas de sapatos para vovô encostar as portas e, como ascensorista, anunciar:
– Primeiro andar! Roupas e bonecas. Segundo andar! Balas de goma, móveis e crianças perdidas...
A parede da sala é transformada em galeria de arte com pinturas emolduradas em fita crepe e o tapete, em exposição de botões raros, que jamais combinariam com qualquer roupa normal.
Ao cair da tarde, na garagem vazia, enquanto o papagaio e os cachorros conversam misturando latidos, uivos e risadas, ele espalha alguns pedacinhos de papel pelo chão. É a brincadeira do Pisei.
– Hã? Como assim?, pergunto. Essa é nova.
Vovô explica sua invenção:
– Memorize onde estão os papéis. Feche os olhos e comece a caminhar. Tente pisar em cima deles. Pode ir perguntando: “Pisei?” para facilitar. Ganha o jogo quem pisar em mais pedaços.
Eu começo.
– Pisei?, pergunto, dando o primeiro passo, apertando os olhos.
– Não!
– Pisei?, insisto mais uma vez, depois de caminhar um tiquinho.
– Não!
Ouço um barulho de chaves, Vovó chega, cansada, do trabalho. Diz “oi”. Sei que é para mim, mas não posso abrir os olhos para responder. É quebra de regra.
– Tudo bem, vó? Quer brincar de Pisei?, convido.
– Agora não, minha riqueza. Vovó vai descansar.
Vovô continua a me guiar, já sentado na cadeira de praia, lendo o jornal. Não vi, mas escutei o barulho dela sendo armada e das folhas nas mãos dele.
Sigo.
– Pisei?
– Pisei?
E nada.
Sinto meus pés tropeçarem em algo. Abro os olhos. Vovô, a minha frente, de braços abertos, pronto para um abraço da vitória.
– Mas eu não pisei em nenhum papelzinho, vô, digo, meio desanimada, mas já engalfinhada e feliz, nos braços dele.
– O vento foi levando tudo para o cantinho do portão, ele explica, sorrindo.
– E por que o senhor não me avisou? A poderia ter colado os pedacinhos no chão e recomeçado...
– Porque eu queria que a brincadeira terminasse com você perto de mim. REVISTA NOVA ESCOLA.
Enunciado:
Marque a afirmativa verdadeira sobre os avós do narrador, de acordo com o texto.
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
O dono de uma loja de sapatos quer organizar suas caixas de forma a colocar várias caixas menores dentro de uma caixa maior. Os tamanhos das caixas são os representados nas imagens a seguir (fora de escala):
O número de caixas pequenas que podem ser colocadas dentro da caixa grande é igual a
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
TEXTO I
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol
É peroba-do-campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o matita-pereira
TOM JOBIM. Águas de março. O Tom de Jobim e o tal de João Bosco (disco de bolso).
Salvador: Zen Produtora, 1972 (fragmento).
TEXTO II
A inspiração súbita e certeira do compositor serve ainda de exemplo do lema antigo: nada vem do nada. Para ninguém, nem mesmo para Tom Jobim. Duas fontes são razoavelmente conhecidas. A primeira é o poema O caçador de esmeraldas, do mestre parnasiano Olavo Bilac: “Foi em março, ao findar da chuva, quase à entrada/ do outono, quando a terra em sede requeimada/ bebera longamente as águas da estação [...]”. E a outra é um ponto de macumba, gravado com sucesso por J. B. Carvalho, do Conjunto Tupi: “É pau, é pedra, é seixo miúdo, roda a baiana por cima de tudo”. Combinar Olavo Bilac e macumba já seria bom; mas o que se vê em Águas de março vai muito além: tudo se transforma numa outra coisa e numa outra música, que recompõem o mundo para nós.
NESTROVSKI, A. O samba mais bonito do mundo. In: Três canções de Tom Jobim.
São Paulo: Cosac Naify, 2004.
Ao situar a composição no panorama cultural brasileiro, o Texto II destaca o(a)