Um veículo I , com uma velocidade média, percorre 4 000 km que separam a cidade A da cidade B em x horas. Outro veículo II, com a mesma velocidade média do primeiro, percorre os 2 200 km que separam a cidade C da cidade D em ( x – 12) horas.
Calcule o tempo que o veículo I gastou para percorrer a distância entre as cidades A e B.
Questões relacionadas
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(CFTRJ) O novo papel das moscas
Usos científicos de dípteros ajuda a mudar imagem negativa desses insetos.
Já imaginou ter a capacidade de sentir um odor a mais de 40 km de distância? Equivale a estar em Jacarepaguá e detectar um peixe assado na brasa no mercado São Pedro em Niterói. Esta façanha é facilmente realizada por algumas espécies de moscas. No entanto, as moscas sempre foram vistas como responsáveis por problemas de saúde pública, por carregar em seus corpos vários microrganismos que podem causar doenças muito graves no homem. Nos últimos tempos, porém, elas vêm exercendo um novo papel: seu uso na elucidação de crimes vem fazendo com que sejam vistas com outros olhos por pesquisadores e mesmo pela população.
A novidade está na ajuda preciosa que estes insetos fornecem na coleta de informações importantes na reconstrução da cena do crime. Um cadáver, de acordo com seu estado de decomposição, apresenta diferentes graus de “atratividade” para diferentes espécies de insetos necrófagos. Logo, ocorre uma sucessão ecológica de colonização do cadáver, e ao se identificar as espécies presentes e/ou seu grau de desenvolvimento, pode-se inferir o tempo decorrido da morte, as condições ambientais e até o local. Por exemplo, a presença de determinada espécie de mosca implica um intervalo de morte de alguns dias, enquanto a presença de certos tipos de besouro pode indicar uma morte ocorrida há no mínimo dois meses.
Adaptado de http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2005/220
Sobre as moscas podemos afirmar que:
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UEFS) Com base nos seus conhecimentos sobre a organização do citoplasma de uma célula eucariótica, bem como as funções específicas das diversas organelas, é correto afirmar:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UESB) Lamarck é injusta e infelizmente mais lembrado como alguém que estava errado. A herança das características adquiridas, da qual sua teoria defendia, não era, entretanto, original. Era uma crença geral que o próprio Darwin incorporou em a Origem das Espécies. Lamarck merece respeito, como o primeiro cientista que destemidamente advogou a evolução e tentou apresentar um mecanismo para explica-la. (FUTUYMA, 1992. p. 4).
A respeito desse tema abordado, pode-se afirmar:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Duas empresas de segurança, “Seguro e Cia” e “Seguro Dia e Noite”, desejam comprar, respectivamente, 300 e 400 camisas para seus funcionários. A empresa “Camisas.com” cobra cada unidade de acordo com a equação 60 – x / 30 reais, sendo x a quantidade que se deseja comprar desde que x ≤ 270. Cada unidade adicional sai ao preço de R$ 50,00. Dessa forma,
- Química | 2.8 Radioatividade
As radiações ionizantes são caracterizadas por terem energia suficiente para arrancar elétrons de um átomo. Ao interagirem com os tecidos do corpo humano, dão origem a diversos efeitos, que podem levar à morte de células. Os principais tipos de radiação ionizante são as radiações gama (originadas em transições nucleares), raios X (originados em transições eletrônicas), alfa (núcleos de hélio), elétrons e nêutrons. O quadro apresenta algumas propriedades para esses diferentes tipos de radiação.
Para uma mesma intensidade de radiação, a que tem o menor poder de penetração em tecidos é a radiação