Carlos executou um trabalho em 8 dias. Marcos executou o mesmo trabalho em x dias. Considerando que os dois, trabalhando juntos, executaram o mesmo trabalho em 3 dias, calcule quanto tempo Marcos gastou para executar o trabalho sozinho.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe as imagens abaixo relacionadas a formas de trabalho existentes ao longo da história brasileira.
As imagens acima retratam
- Biologia
(UDESC) “Moluscos são animais do Filo Mollusca, do latim molluscus significa ‘mole’, portanto molusco é um animal de corpo mole que pode ser recoberto por uma concha ou não, apresenta uma simetria bilateral e, em idade adulta, um corpo não segmentado.”
Fonte: RUPPERT & BARNES, 2005).
Analise as proposições em relação aos moluscos, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) As lesmas são cefalópodes com o corpo constituído por manto, pé e cabeça com um par de tentáculos ópticos e um par de tentáculos sensoriais. São adaptadas ao ambiente terrestre e possuem respiração cutânea.
( ) As ostras do mangue são bivalves marinhos com respiração branquial e filtradores, que se alimentam principalmente de fitoplâncton.
( ) Os polvos são cefalópodes marinhos, sem presença de concha e apresentam respiração branquial.
( ) Os caramujos possuem concha em espiral, com voltas ou giros no mesmo plano, esses gastrópodes terrestres apresentam respiração pulmonar.
( ) Os mexilhões são gastrópodes sésseis que vivem fixos pelo bisso às rochas costeiras e têm o hábito alimentar herbívoro raspador de algas.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Luciano comprou um carro novo e colocou alguns acessórios nele.
Quanto Luciano gastou com esses dois acessórios? Resolva esse problema usando duas estratégias diferentes.
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
A draga
A gente não sabia se aquela draga tinha nascido ali, no porto, como um pé de árvore ou uma duna.– E que fosse uma casa de peixes?Meia dúzia de loucos e bêbados moravam dentro dela, enraizados em suas ferragens.Dos viventes da draga era um o meu amigo Mário-pega-sapo.[…]Quando Mário morreu, um literato oficial, em necrológico caprichado, chamou-o de Mário-Captura-Sapo! Ai que dor!Ao literato cujo fazia-lhe nojo a forma coloquial.Queria captura em vez de pega para não macular (sic) a língua nacional lá dele…[…]Da velha dragaAbrigo de vagabundos e de bêbados, restaram as expressões: estar na draga, viver na draga por estar sem dinheiro, viver na misériaQue ora ofereço ao filólogo Aurélio Buarque de HollandaPara que as registre em seus léxicosPois o povo já as registrou.BARROS, M. Gramática expositiva do chão: poesia quase toda. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990 (fragmento).
Ao criticar o preciosismo linguístico do literato e ao sugerir a dicionarização de expressões locais, o poeta expressa uma concepção de língua que
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Texto 1
A exploração do trabalho infantil se intensificou no século XIX, com o avanço da Revolução Industrial para vários países do mundo. Preocupados em pagar salários cada vez mais baixos, os donos das fábricas na Inglaterra empregavam muitas crianças, grande parte delas recrutadas nos orfanatos ingleses. A exploração do trabalho dos operários tornou-se uma fonte de enormes lucros para os capitalistas. Em todo mundo, várias organizações oficiais e não oficiais dedicam-se a combater a exploração infantil.
Texto 2
O trabalho infantil é proibido no Brasil. Ainda assim, mais de 3 milhões de crianças e adolescentes menores de 14 anos, em pleno século XXI, em vez de participar de atividades de socialização, de brincadeiras e de ter tempo para os estudos, passam o dia trabalhando para garantir seu sustento ou de sua família. Trabalham na agricultura, nas carvoarias, fábricas de calçados, oficinas mecânicas, no tráfico de drogas, pedindo dinheiro em semáforos e nas esquinas, o que traz sérias consequências para o seu desenvolvimento físico e psicológico.
LAZINSKI, Patrícia; PAULICS, Verônica. UNICEF/Instituto Polis, Boletim dicas, n. 134, 2008.
Relacionando as informações dos dois textos, pode-se concluir que