Verifique os mapas de a seguir e assinale a alternativa que se refere CORRETAMENTE à geologia brasileira.
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A figura apresenta a eficiência, a vida útil (mil horas) e o preço médio (R$) dos modelos de lâmpadas mais usados em residências.
Superinteressante. São Paulo: Abril, jul. 2011 (adaptado).
Considere que, para iluminar dois ambientes com a mesma eficiência, é necessário que ambos tenham a mesma quantidade de lúmens por Watt, independentemente da quantidade de lâmpadas.
Considere também que a relação custo/benefício de qualquer uma dessas lâmpadas é dada pela razão entre o preço médio (R$) e a vida útil (mil horas). Augusto deseja instalar lâmpadas em um dos ambientes de sua casa, de modo a obter uma eficiência de exatamente 240 lúmens por Watt.
Dos modelos de lâmpadas apresentados na figura, o que atende a necessidade de Augusto com a menor relação custo/benefício é:
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
Chamo argumentação ao tipo de fala em que os participantes tematizam as pretensões de validez que se tornam duvidosas e tratam de aceitá-las ou recusá-las por meio de argumentos. Uma argumentação contém razões que estão conectadas de forma sistemática com as pretensões de validez da manifestação ou emissão problematizadas. A força de uma argumentação se mede em um contexto dado pela pertinência das razões.
HABERMAS, J. Teoria de la acción comunicativa I: racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987 (adaptado).
Habermas defende em seu texto que um Estado democrático de direito é estabelecido por meio do(a)
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
TEXTO I
ALMEIDA, H. Dentro de mim, 2000. Fotografia p/b. 132 cm x 86 cm. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
TEXTO II
A body art põe o corpo tão em evidência e o submete a experimentações tão variadas, que sua influência estende-se aos dias de hoje. Se na arte atual as possibilidades de investigação do corpo parecem ilimitadas – pode-se escolher entre representar, apresentar, ou ainda apenas evocar o corpo – isso ocorre graças ao legado dos artistas pioneiros.
SILVA, P. R. Corpo na arte, body art, body modification; fronteiras. II. Encontro de História da Arte: IFCH-Unicamp. 2006 (adaptado).
Nos textos, a concepção de body art está relacionada à intenção de
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(CFTMG) “Você sabe, desde grande parte de Minas Gerais (Oeste e sobretudo Noroeste), aparecem os (...) “gerais” - paisagem geográfica que se estende, pelo Oeste da Bahia, e Goiás (onde a palavra vira feminina: as gerais, até ao Piauí e ao Maranhão). O que caracteriza esses GERAIS são as chapadas (planaltos, amplas elevações de terrenos..., imensas chapadas. São de terra péssima (...). E tão poroso, que, quando bate a chuva, não se forma lama nem se veem enxurradas, a água se infiltra, rápida, sem deixar vestígios, nem se vê, logo depois que choveu. A vegetação (...): arvorezinhas tortas, baixas, enfesadas (só persistem porque têm longuíssimas raízes verticais, pivotantes, que mergulham a incríveis profundidades).E o capim, ali, é áspero, de péssima qualidade, que, no reverdecer, no tempo-das-águas, cresce incrustado de areia, de partículas de sílica, como se fosse moído (...)”
Fonte: ROSA, João Guimarães. Correspondência com seu tradutor italiano, Edoardo Bizzarri.
Na paisagem descrita, encontram-se
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
A ilustração representa, simplificadamente, uma teia alimentar com seus diversos componentes bióticos espalhados nos diferentes níveis tróficos.
Com base na interpretação dessa teia e nos conhecimentos sobre o fluxo de alimento nos ecossistemas naturais, é possível afirmar: