Em um círculo, de centro O, está inscrito o ângulo β, de acordo com a figura representada a seguir.
Se o arco AMB mede 130°, o ângulo β mede,em graus:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el reportaje a seguir:
Enrique Iglesias justificó comportamiento de Justin Bieber
Cantante español dijo que los errores cometidos por el canadiense de 19 años son propios de su edad
Enrique Iglesias justificó la actitud de Justin Bieber, quien en los últimos meses ha estado envuelto en varios escándalos por su mal comportamiento. Señaló que es propio de su edad.
"Creo que se está exagerando bastante con todo lo que le ha pasado a Justin Bieber. Quiero decir, cuando eres adolescente a veces no puedes evitar experimentar ciertos peligros para sentir la adrenalina. ¿Quién no ha hecho carreras con sus amigos en alguna ocasión? Yo las hacía siempre que podía. Desafortunadamente, cuando eres un personaje público, maduras y aprendes de los errores mientras todo el mundo te analiza con un microscopio. No tienes intimidad", comentó el artista español a la emisora británica Capital FM.
Asimismo, no cree que el mal momento por el que atraviesa Bieber pueda afectar su trayectoria artística. "No creo que todo esto vaya a echar por tierra su carrera. Siempre y cuando esto no empeore, mientras no acabe desarrollando un verdadero problema con las drogas y se vuelva completamente loco, no hay por qué dramatizar tanto la situación. Creo que todo lo que le está ocurriendo es algo común entre muchos adolescentes que tienen que conocerse a sí mismos", acotó.
Disponible en: <http://elcomercio.pe/tvmas/hollywood/enrique-iglesias-justifico-comportamiento-justin-bieber-noticia-1707834.>. Acceso el: 18 mar. 2014.
A) ¿Tú qué opinas sobre el comportamiento de Justin Bieber?
B) ¿Qué te parece la opinión de Enrique Iglesias?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Sou feliz pelos amigos que tenho. Um deles muito sofre pelo meu descuido com o vernáculo. Por alguns anos ele sistematicamente me enviava missivas eruditas com precisas informações sobre as regras da gramática, que eu não respeitava, e sobre a grafia correta dos vocábulos, que eu ignorava. Fi-lo sofrer pelo uso errado que fiz de uma palavra no último “Quarto de Badulaques”. Acontece que eu, acostumado a conversar com a gente das Minas Gerais, falei em “varreção” – do verbo “varrer”. De fato, tratava-se de um equívoco que, num vestibular, poderia me valer uma reprovação. Pois o meu amigo, paladino da língua portuguesa, se deu ao trabalho de fazer um xerox da página 827 do dicionário (...). O certo é “varrição”, e não “varreção”. Mas estou com medo de que os mineiros da roça façam troça de mim, porque nunca os ouvi falar de “varrição”. E se eles rirem de mim não vai me adiantar mostrar-lhes o xerox da página do dicionário (...). Porque para eles não é o dicionário que faz a língua. É o povo. E o povo, lá nas montanhas de Minas Gerais, fala “varreção”, quando não “barreção”. O que me deixa triste sobre esse amigo oculto é que nunca tenha dito nada sobre o que eu escrevo, se é bonito ou se é feio. Toma a minha sopa, não diz nada sobre ela, mas reclama sempre que o prato está rachado.
Rubem Alves. http://rubemalves.uol.com.br/quartodebadulaques
(FUVEST 2007 1ª FASE) Ao manifestar-se quanto ao que seja “correto” ou “incorreto” no uso da língua portuguesa, o autor revela sua preocupação em
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Quando Kal Landsteiner, no início do século 20, descobriu os grupos sanguíneos ABO, ninguém previa as aplicações práticas de seu trabalho. Em 1940, ele mesmo, junto com Winer, “brincando” com sangue de macaco, descobriram o Sistema Rh, naquele momento mera curiosidade científica. Logo após a descoberta, foi constatado que o fator Rh era responsável pela doença do recém-nascido chamada eritroblastose fetal (ou doença hemolítica do recém-nascido). Ela é caracterizada pela destruição das hemácias do feto, que, se for acentuada, acarretará uma série de consequências.
A eritroblastose fetal pode ocorrer apenas num tipo de situação:
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
Exposição “Sombras e Luz” é inaugurada em São Paulo
Evento integra Ano da França no Brasil e ficará em cartaz no Sesc Pompeia até 6 de dezembro
A exposição “Sombras e Luz” foi inaugurada no dia 15 de setembro no Sesc Pompeia, em São Paulo, com uma visita guiada para convidados e alunos de escolas. O evento, que integra as festividades oficiais do Ano da França no Brasil, fica aberta ao público de 16 de setembro até 6 de dezembro. Nela, os visitantes poderão brincar e aprender com o jogo de luz e sombra.
“Trata-se de uma exposição didática, mas muito divertida, lúdica, cheia de propostas e reflexões, com um aspecto educativo importantíssimo. Ela fala do fenômeno da luz, a criação da sombra e todas as conseqüências e formas de utilizá-las e até mesmo dizer o que significam, como suporte para a realização de atividades artísticas”, afirmou Danilo Santos de Miranda, presidente do Comissariado brasileiro do Ano da França no Brasil. Ele ressaltou o lado educativo da exposição: “Virão muitas crianças, de escolas públicas e privadas, em grande quantidade, para interagir com essa proposta e, sobretudo, perceber o que o ser humano é capaz de fazer diante de fenômenos naturais tão tranqüilos como a luz e a sombra”.
Ambientada em uma grande casa, a exposição original foi inicialmente desenvolvida em parceria com o Centre Pompidou, de Paris. Para o Brasil, a instalação foi totalmente reconstruída, mas manteve seus conceitos principais. Entre seus atrativos estão diversas instalações, como o teatro de sombras, proposições lúdicas, experiências físicas, multimídias, filmes, além de três vídeos dos artistas irlandeses Anne Cleary e Denis Connoly, nos quais ondas de calor e captações de movimento são registrados para, em grandes telas, formarem desenhos originais com as sombras dos visitantes.
De acordo com o coordenador da exposição, Roberto Cenni, o principal objetivo dessa exposição é levar a divulgação científica aos jovens. “Existem algumas modificações entre o que é mostrado aqui e o que tem sido exibido na Cité de la Science há quase quatro anos. Por exemplo, nossa ‘casa’ tem um estilo mais brasileiro, no estilo colonial português. Há também um equipamento que cria desenhos baseados nas sombras projetadas pelas crianças, que foi inspirado no folclore brasileiro para criar as figuras. Aqui também temos mais atividades lúdicas do que o que é proposto na França. O conhecimento e a questão física das sombras estão expostos nas experiências e adivinhações que propusemos”, afirmou.
Além dos convidados, o evento de abertura da mostra estava repleto de crianças, boa parte alunos de escolas que excursionavam pelo local, e se divertiam muito com atividades propostas pela exibição. Foi o caso de João Pedro Guimarães, de 12 anos, estudante do Colégio Centenário. “Gostei muito da proposta da exposição, muito bom mesmo. De todos, o que mais gostei foi uma tela na qual eu passava em sua frente e ela registrava uma foto da nossa sombra”, afirmou.
Compartilhe com os alunos a reportagem acima e discuta com eles sobre o tema já mencionado nas atividades anteriores: a luz e a sombra. Nesse texto o enfoque do estudo da luz e sombra é científico, mas o que chama atenção é justamente os desenhos formados pelas sombras.
Proponha aos alunos experimentarem desenhar sombras através de projeção de luz. Prepare um foco de luz projetado em um tecido branco esticado, como no teatro de sombras e peça a alguns alunos que posicionem as mãos e braços na frente da luz enquanto o restante dos alunos desenham a imagem formada, depois troque de forma que todos os alunos experimentem as duas posições.
Depois dos desenhos feitos, abra uma roda de discussão para que todos possam apreciar os trabalhos, comentar e avaliara a atividade proposta.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/outros-calendarios-chines-maia-islamico-518349.shtml> Acesso em: 20 de nov. 2015.
Enunciado:
Apesar de criados em lugares e tempo históricos diferentes, os calendários acima apresentam semelhanças. Tendo como referência os textos e as imagens, cite e explique uma semelhança entre eles.