Leia o texto a seguir e faça o que se pede nas questões
Ao nascer, a criança enxerga em torno de trinta vezes menos do que um adulto com visão normal. Ela tem condição de observar a luz e seguir vultos de alto contraste em distâncias muito pequenas. Com o crescimento, a visão também vai se desenvolvendo.
Podemos dizer que os órgãos sofrem um desgaste durante a vida do ser humano, resultando em algumas deficiências na velhice?
EXPLIQUE sua resposta.
Questões relacionadas
- História | 6.08 Imperialismo
(UDESC) A China desponta nos dias de hoje como uma das possíveis grandes potências do próximo século. Todavia, até meados do século XIX, ela era um país em grande parte isolado do restante do mundo e que, apesar de apresentar uma economia enfraquecida, resistia à voracidade dos interesses ocidentais. Naquela época os primeiros a quebrarem esse isolamento foram os ingleses
Assinale a ÚNICA alternativa que corresponde aos meios empregados pelos ingleses para impor à China o comércio e outras influências ocidentais:
- Física | F. Circuitos Elétricos
A figura mostra o circuito elétrico que acende a lâmpada de freio e as lanternas traseira e dianteira de um dos lados de um automóvel.
Considerando que as três lâmpadas sejam idênticas, se o circuito for interrompido no ponto P, estando o automóvel com as lanternas apagadas, quando o motorista acionar os freios,
- Ciências - Fundamental | 4.1 A Origem dos Materiais e a Reciclagem
Você já reparou que alguns objetos deixam a luz passar por eles, enquanto outros não? Essa característica é importante para algumas utilidades do nosso dia a dia. Assim, cite 3 exemplos de objetos que são não transparentes.
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
O explosivo plástico conhecido como PBX é constituído de uma parte polimérica, normalmente um poliuretano. A formação do poliuretano é atribuída à reação entre um poliol com
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Arte sensorial
Correio Braziliense - DF, Naiobe Quelem, 27/06/2005
Quem nunca teve a oportunidade de ver o mundo nas formas e cores em que ele se apresenta, pinta-o com suas próprias referências de vida. ‘A partir da união de informações e estímulos sensoriais, as pessoas que não enxergam ou têm baixa visão podem construir uma imagem do objeto apresentado’, acredita a artista plástica Cristina Portella, que há cinco anos desenvolve obras acessíveis a portadores de deficiência visual.
Nas mostras, o tradicional aviso ‘proibido tocar’ deu lugar ao convite: ‘Por favor, toque’. Ao invés de verem, os visitantes são convidados a sentir a criação, deixar fluir a imaginação e descobrir um novo mundo por meio das mãos. Essa é a linha que orienta os dois últimos trabalhos de Cristina Portella, Olhos da alma e Cores do silêncio. As duas mostras estão reunidas na exposição Les Coulers du silence et Les yeux de l´âme, na Palais de la découverte, em Paris. A exposição da brasiliense - que será inaugurada hoje e ficará aberta ao público de amanhã a 10 de julho - integra as comemorações do Ano do Brasil na França e conta com recursos da IBM Brasil e do governo federal brasileiro.
A idéia de elaborar quadros acessíveis a portadores de deficiência visual veio no ano de 2000. ‘Vi a palavra braile e fiquei imaginando uma forma de fazer um cego ver meus quadros’, conta Cristina, que para alcançar o resultado usou formatos tridimensionais e técnicas mistas - em papel machê, aplicação de texturas, uso de barbantes, arames, miçangas, bolinhas de isopor, madeiras aromáticas, esqueletos de peixes, clipes, óculos e materiais da natureza, como areia de rio, folhas e cascas de árvores secas. Juntas, essas técnicas ajudam na sensação da construção da imagem e no alcance da semelhança tátil.
Texto retirado do site: http://www.cultura.gov.br/site/2005/06/27/arte-sensorial/
Compartilhe a reportagem acima com os alunos e converse com eles sobre como o elemento de linguagem visual textura está presente na Arte. Enfatize como a Arte Contemporânea trabalha com materiais e conceitos de forma diferente, onde outros sentidos, como o tato, são tão importantes quanto a visão.
A seguir proponha a eles que façam um trabalho artístico que tenha relevo, que possa ao ser tocado, serem reconhecidas as formas da composição. Podem ser utilizados materiais diversos, o suporte pode se aproveitar uma tela já usada, e para dar relevo pode-se usar gesso, depois de seco pinta-se por cima.
Organize uma mostra com os trabalhos prontos e convide as outras turmas. Na entrada do local onde estarão expostas as telas, os visitantes deverão ser vendados e levados até as obras para tocá-las.