Leia o texto a seguir.
"A África precisa de ajuda, mas não do tipo que o Ocidente está fornecendo no momento. A ajuda convencional para o desenvolvimento transformou o continente em um recebedor dependente de caridade. Nós devemos suspender as doações e adotar em seu lugar modelos bem sucedidos de microempréstimos, ajudando os africanos a ajudarem a si mesmos". (Trecho do texto)
Disponível em http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=sl260 Acesso em: 17 mar. 2012.
O aspecto geopolítico do continente africano que pode ser identificado e criticado é
Questões relacionadas
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UNB) Os itens adiante se referem a aspectos diversos da Biologia. Julgue-os como Verdadeiro e Falso.
( ) A Biologia tem estreitas relações com outras áreas do conhecimento, como a Química, a Física, a Matemática, a Geografia, a Economia e a Política.
( ) Após serem testadas, por experimentação, as hipóteses podem vir a ganhar consistência, passando a constituir teorias.
( ) A ocorrência de enormes quantidades de água no Planeta Terra foi, sem dúvidas, uma condição importante para o surgimento e a manutenção da vida.
( ) Por seu desenvolvimento cultural, o homem é o único ser capaz de interferir no processo evolutivo dos seres vivos.
- História | 6.05 Revoluções Liberais
(PUCCAMP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A razão mais profunda do Naturalismo foi a experiência política da geração de 1848: o fracasso da revolução, a repressão, a ascensão de Luís Napoleão - uma torva experiência que obrigou os escritores a uma concentração nos fatos, a um enfrentamento com a realidade, à mais rigorosa objetividade, no plano artístico, e, no plano ético, à solidariedade social e ao ativismo político.
(Franklin de Oliveira. Literatura e Civilização. Rio de Janeiro: Difel/INL, 1978, p. 74)
No contexto histórico da geração de 1848, a França tornou-se palco inicial e de expansão de revoltas em toda a Europa que enfraqueceram definitivamente os movimentos
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Propaganda
Observe a propaganda da Superinteressante:
(Superinteressante, agosto de 2010, n⁰ 281, p. 54 – 55)
Na primeira página da propaganda, a imagem da árvore lembra um desenho de criança; já na segunda, essa figura aparece bem mais elaborada. Essa estratégia de marketing reforça
- Geografia | 2. Cartografia
(UFPR) "Enrolem esse mapa; ele não será necessário [...]". O Primeiro Ministro Britânico William Pitt, o jovem, fez essa observação depois de ser comunicado sobre a derrota das forças britânicas na Batalha de Austerlitz, em 1805, em que ficou claro que a campanha militar de seu país na Europa Continental tinha sido frustrada.
Longley, P.; Goodchild, M. F.; Maguire, D. J.; Rhind, D. W. Sistemas e ciência da informação geográfica. Porto Alegre: Bookman, p. 300)
Considerando as informações do texto, o desenvolvimento da cartografia e o uso de mapas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A história da cartografia mostra que mapas são confeccionados para atender objetivos específicos que, quando cumpridos, tornam obsoletas as informações neles constantes.
( ) O texto ilustra o papel dos mapas como ferramenta de apoio e planejamento a inúmeras atividades que necessitam de informações espaciais.
( ) A leitura e interpretação de mapas exige a construção de legendas apropriadas ao tipo de informação que o mapa pretende transmitir.
( ) A observação Enrolem esse mapa; ele não será necessário pode ser considerada uma afirmação atual, uma vez que a tecnologia digital, empregada nos processos de produção e distribuição de mapas, tornou dispensável seu uso em papel.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo
- Língua Portuguesa | 2.2 Morfologia
Quaresma despiu-se, lavou-se, enfiou a roupa de casa, veio para a biblioteca, sentou-se a uma cadeira de balanço, descansando. Estava num aposento vasto, e todo ele era forrado de estantes de ferro. Havia perto de dez, com quatro prateleiras, fora as pequenas com os livros de maior tomo. Quem examinasse vagarosamente aquela grande coleção de livros havia de espantar-se ao perceber o espírito que presidia a sua reunião. Na ficção, havia unicamente autores nacionais ou tidos como tais: o Bento Teixeira, da Prosopopéia; o Gregório de Matos, o Basílio da Gama, o Santa Rita Durão, o José de Alencar (todo), o Macedo, o Gonçalves Dias (todo), além de muitos outros.
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma.
Rio de Janeiro: Mediafashion, 2008, p. 12 (com adaptações).No texto, o uso do artigo definido anteposto aos nomes próprios dos escritores brasileiros