Mapas conceituais são diagramas que organizam informações sobre um determinado assunto por meio da interligação de conceitos através de frases de ligação.
Os conceitos geralmente são destacados por molduras e são utilizadas setas para indicar o sentido das proposições.
O mapa conceitual a seguir refere-se à relação entre cromossomos e proteínas, e nele quatro conceitos foram omitidos.
Os conceitos I, II, III e IV podem ser substituídos, correta e respectivamente, por:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Em uma corrida de dez voltas disputada por dois carros antigos, A e B, o carro A completou as dez voltas antes que o carro B completasse a oitava volta. Sabe-se que durante toda a corrida os dois carros mantiveram velocidades constantes iguais a 18 m/s e 14 m/s. Sabe-se também que o carro B gastaria 288 segundos para completar oito voltas.
A distância, em metro, que o carro B percorreu do início da corrida até o momento em que o carro A completou a décima volta foi mais próxima de:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Pote Cru é meu pastor. Ele me guiará.
Ele está comprometido de monge.
De tarde deambula no azedal entre torsos de
cachorro, trampas, trapos, panos de regra, couros,
de rato ao podre, vísceras de piranhas, baratas
albinas, dálias secas, vergalhos de lagartos,
linguetas de sapatos, aranhas dependuradas em
gotas de orvalho etc. etc.
Pote Cru, ele dormia nas ruínas de um convento
Foi encontrado em osso.
Ele tinha uma voz de oratórios perdidos.
BARROS, M. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 2002.
Ao estabelecer uma relação com o texto bíblico nesse poema, o eu lírico identifica-se com Pote Cru porque:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee las situaciones a seguir.
Contesta las preguntas, usando las expresiones del cuadro de manera adecuada. Mira el modelo.
MODELO:
Pedro: A mí me gusta pantallones negros.
Carlos: A mí también.
A mí no
Me encantan
A mí tampoco
A mí también
A) A Juan y a Pablo les gusta el verano.
Juan: Me gusta el verano, pues puedo ponerme pantallones cortos.
Pablo: ______________________________, pues _________________________las remeras.
B) A Carla y a Marta no les gusta el frío.
Carla: No me gusta el frío porque tengo que llevar mucha ropa.
Marta: ______________________________, no me gusta usar abrigo y guantes.
C) A Vera le gusta ir al shopping y a Victoria no.
Vera: A mí me gusta ir al Centro Comercial El Bosque en Quito, pues hay una variedad de productos y servicios, um amplio patio de comidas y un buen estacionamiento.
Victoria: ______________________________, me gusta pasear por la calle.
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(MACKENZIE) Observe o mapa a seguir.
As letras A, B e C identificam três diferentes territórios onde foram observadas manifestações separatistas ao longo do ano de 2014. Em dois desses territórios a questão separatista foi discutida politicamente, segundo as leis de seus Estados. Em um deles foram registrados conflitos e a influência de outros países. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
- Geografia | A. Globalização
Na América do Sul, a principal orientação dos investimentos nas últimas décadas foi direcionada para aumentar a oferta de commodities agropecuárias e minerais no mercado mundial. Grande parte dessas commodities está sendo consumida na China e na Índia, que são países que apresentam um rápido crescimento urbano com uma substancial mudança da distribuição territorial de suas numerosas populações. Soja, minério de ferro, alumínio, petróleo e, mais recentemente, biocombustíveis integram a pauta de exportações das nações sul-americanas.
EGLER, C. G. Crise, mudanças globais e inserção da América do Sul na economia mundial.
In: VIDEIRA, S. L.; COSTA, P. A.; FAJARDO, S. (Org.).Geografia econômica:
(re)leituras contemporâneas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011.
O principal risco econômico para os países da América do Sul dependentes da comercialização dos produtos mencionados no texto é o(a)