O núcleo celular foi descoberto pelo pesquisador escocês Robert Brown, que o reconheceu como componente fundamental das células. O nome escolhido para essa organela expressa bem essa ideia: a palavra “núcleo”, de acordo com o dicionário brasileiro, significa centro ou parte central. A respeito da constituição e função do núcleo celular, julgue as afirmativas, como FALSAS ou VERDADEIRAS:
I. O núcleo só é encontrado em células eucariontes, portanto as bactérias não apresentam essa organela.
I. Existem células eucariontes com um único núcleo, células com vários núcleos e outras células anucleadas.
III. O núcleo abriga o código genético das células, uma vez que dentro dele se encontram os cromossomos que contém a informação genética.
IV. A carioteca é o envoltório nuclear, que impede a troca de qualquer tipo de material entre o núcleo e o restante da célula. a
Questões relacionadas
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
(ACAFE) Considerando a sequência (a1, a2, a3,..., an), cujo n-ésimo termo é dado pela expressão an = 3n - 4, analise as seguintes proposições:
I. Essa sequência é uma progressão aritmética cuja razão é igual a 3
II. A soma dos n primeiros termos dessa sequência é dada pela expressão
III. Não existe um número natural n para o qual a soma (a1 + a2 + a3 +...+ an-1 + an) = 0.
IV. A sequência formada pelos 15 primeiros termos apresenta exatamente 7 termos representados por números primos.
Das proposições acima, tem-se exatamente:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A historiografia do país demonstra que foi necessário considerável esforço do colonizador português em impor sua língua pátria em um território tão extenso. Trata-se de um fenômeno político e cultural relevante o fato de, na atualidade, a língua portuguesa ser a língua oficial e plenamente inteligível de norte a sul do país, apesar das especificidades e da grande diversidade dos chamados “sotaques” regionais. Esse empreendimento relacionado à imposição da língua portuguesa foi adotado como uma das estratégias de dominação, ocupação e demarcação das fronteiras do território nacional, sucessivamente, em praticamente todos os períodos e regimes políticos. Da Colônia ao Império, da República ao Estado Novo e daí em diante.
Tomemos como exemplo o nheengatu, uma língua baseada no tupi antigo e que foi fruto do encontro, muitas vezes belicoso e violento, entre o colonizador e as populações indígenas da costa brasileira e de grande parte da Amazônia. Foi a língua geral de comunicação no período colonial até ser banida pelo Marquês de Pombal, a partir de 1758, caindo em pleno processo de desuso e decadência a partir de então. Foram falantes de nheengatu que nominaram uma infinidade de lugares, paisagens, acidentes geográficos, rios e até cidades. Atualmente, resta um pequeno contingente de falantes dessa língua no extremo norte do país. É utilizada como língua franca em regiões como o Alto Rio Negro, sendo inclusive fator de afirmação étnica de grupos indígenas que perderam sua língua original, como os Barés, Arapaços, Baniwas e Werekenas.
Disponível em: http://desafios.ipea.gov.br.
Acesso em: 20 out. 2021 (adaptado).
Da leitura do texto, depreende-se que o patrimônio linguístico brasileiro é
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIT) O estudo da gravitação nos permite compreender alguns fenômenos que acontecem constantemente, como a queda de corpos, seja de determinada altura ou originada de um salto em repouso ou em movimento. Considerando-se uma criança de 25,0 kg que sofre uma queda de uma altura de 1,8m em um local em que a aceleração da gravidade é igual a 10,0 m/s², sendo desprezível a resistência do ar, chegará ao chão com uma velocidade cujo módulo, em m/s, é igual a
- História | 1.7 Período Joanino
(UESPI) O historiador Oliveira Lima define D. João VI, como um grande estadista. Com relação às medidas adotadas por esse monarca, logo após sua chegada ao Brasil, em 1808, destaca-se:
- Arte - Fundamental | 05. Arte Urbana
Material:
- Computadores para projeção das obras
- Papeis brancos de gramatura acima de 90g³
- Canetões e lápis para desenho
Atividade:
- Mostre para a turma algumas tags (assinaturas de grafiteiros e pichadores). Façam um debate e observem como o uso das letras acontece nos diferentes estilos.
- Em seguida mostre algumas poesias visuais, e do concretismo e façam um novo debate a partir das novas questões que surgirem.
- Proponha então que os alunos criem tags ou poesias visuais com as letras de seus nomes ou de suas iniciais. Façam uma exposição das mesmas colando os papeis nas paredes da escola ou da sala de aula.
Imagens sugeridas para as tags:
MTO:
MTO, Blues Brothers, grafite. Disponível em: < http://i0.wp.com/somentecoisaslegais.com.br/wp-content/uploads/2010/03/3878090356_71111b3f051.jpg>. Acesso em 01 dez. 2016.
Gost:
Gost, grafite. Disponível em: < https://secure.static.tumblr.com/03102eab2fbeafc316d7ef5151edd73a/tegoobd/9FFnyyh9y/tumblr_static_filename_640_v2.png>. Acesso em 01 dez. 2016.
Gost, grafite. Disponível em: < http://s229.photobucket.com/user/expo21oner/media/ghost3.jpg.html>. Acesso em 01 dez. 2016.
Sen 4:
Sen 4, grafite. Disponível em: < http://besidecolors.com/wp-content/uploads/2015/06/15.jpg>. Acesso em 01 dez. 2016.
Sane & Smith:
Sane & Smith, grafite. Disponível em: < https://c1.staticflickr.com/9/8040/7977523512_2b1e59feea_b.jpg>. Acesso em 01 dez. 2016.
Sane & Smith, grafite. Disponível em: < http://www.at149st.com/images/sane125.jpg>. Acesso em 01 dez. 2016.
Imagens sugeridas para as poesias concretas:
Augusto de Campos, Código. Disponível em: < https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/e6/76/87/e67687b4ef8b0fdf7e1c46c0de50eb7f.jpg>. Acesso em 01 dez. 2016.
Augusto de Campos, Outro. Disponível em: < http://indiqueumlivro.literatortura.com/wp-content/uploads/2015/11/outro-1132x509.jpg>. Acesso em 01 dez. 2016.
Leão, Turquia, séc. XIX. Disponível em: <http://gramatologia.blogspot.com.br/2009/09/leao.html>. Acesso em 01 dez. 2016.
Assinaturas de Alexander Calder, Jackson Pollock, Alberto Giacometti. Disponível em: < http://gramatologia.blogspot.com.br/search/label/assinatura>. Acesso em 01 dez. 2016.