Analiza el gráfico sobre la preferencia de los argentinos a seguir:
El gráfico presenta informaciones de una encuesta hecha en Argentina sobre los medios de comunicación que las personas eligen para informarse. De acuerdo al gráfico, ¿Cuál es el principal medio de comunicación elegido por las personas?
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Observe a imagem e leia o fragmento a seguir:
Desde 1853, a disputa territorial entre o Paraná e Santa Catarina vinha se arrastando e, já no início do século XX – após a Proclamação da República e o princípio de autonomia dos estados da Federação – constituiu motivo de discussões acirradas entre as instâncias de poder desses estados brasileiros, contando, em diversos momentos, com as opiniões de representantes políticos de outras regiões do país. Diversos foram os pareceres emitidos pelo poder federal, ora dando ganho de causa a um, ora a outro.
(DALFRÉ, Liz A. Outras narrativas da nacionalidade: o movimento do Contestado. Coleção Teses do Museu Paranaense. v. 8. Curitiba: SAMP. 2014. p. 38-39.)
Sobre o movimento do Contestado, considere as seguintes afirmativas:
1. O movimento do Contestado se deu no leste paranaense, no qual vários missionários buscavam resgatar terras adquiridas por Santa Catarina no final do século XIX.
2. Entre as figuras mais emblemáticas do movimento está a de José Maria, um monge leigo que teve vários seguidores, dando feição messiânica ao combate.
3. Em 1912, o governo federal deu por finalizado o conflito, após a batalha de Irani, em que morreram vários sertanejos, entre eles, José Maria.
4. O movimento do Contestado compreende o conflito que ocorreu entre sertanejos catarinenses e paranaenses e as forças do governo federal e local.
Assinale a alternativa correta.
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Materiais necessários:
- Bandejas de Isopor como base para molhar a esponja.
- Borrifador de água.
- Corte de tecido, branco, de algodão, de 40 cm x 40 cm. (Um para cada criança). Podem ser sacos alvejados para fazer pano de prato.
- Esponjas de lavar pratos, cortadas em quatro partes. (A esponja que tem uma parte grossa verde e uma parte macia amarela).
- Ferro de passar roupa.
- Fita crepe.
- Panos de limpeza e água.
- Rolinhos de pintura de espuma.
- Sal grosso. (100 gramas para cada criança)
- Tinta para tecido nas cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e o branco.
Procedimentos:
1º. As crianças já devem saber o que é monocromia quando forem realizar este trabalho. Retomar o conceito e explicar como fazer um trabalho monocromático.
2º. As crianças farão uma pintura monocromática abstrata e geométrica utilizando o batique com a esponja. A técnica é bem simples. Estique e prenda o tecido à mesa com fita crepe. Reservar uma margem imaginária de 2 cm de cada lado e passar o rolinho de espuma molhado com água sobre o tecido. Não passar na margem que você reservou.
3º. Colocar um pouco de tinta branca na bandeja e pingar água e a cor primária escolhida pela criança. Lembrete: cada criança só poderá escolher uma cor primária. Ou vermelha, ou azul ou amarela. Instruir as crianças para encostar a esponja na tinta da bandeja e “carimbar” o tecido quantas vezes quiserem, até a cor não aparecer mais. Atenção! Não apertem demais a esponja para não encharcar o tecido demais.
4º. Colocar novamente a tinta branca, água e colocar a cor primária um pouco mais forte. Proceder da mesma forma com a esponja.
5º. Colocar mais tinta, água e a cor primária mais forte. “Carimbar” o tecido várias vezes.
6º. Por fim, colocar só a cor primária e água e carimbar o restante, ocupando todo o centro do tecido, deixando a margem.
7º. Se quiserem, depois de feito o trabalho de fundo, poderão ser usadas novamente as tonalidades para fazer um desenho qualquer... Peixes, flores, objetos ou outra coisa.
8º. O tecido ainda molhado, deve ser colocado ao sol. Jogar água com um borrifador, o sal grosso e borrifar um pouco de água em cima do sal e deixar de um dia para o outro.
9º. No outro dia, retirar o sal que ainda ficou no tecido e passá-lo pelo avesso.
10º. O tecido pode ser usado para fazer um artesanato como uma almofada ou colocado em uma moldura.
Exemplo de monocromia – Disponível em:
http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-royalty-free-teste-padr%C3%A3o-quadrado-preto-e-branco-image9880246.
Acesso em 20 mar. 2015.
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Em cães da raça labrador retriever, a cor da pelagem é controlada por dois pares de gene alelos com segregação independente. O alelo B controla a cor do pigmento melanina: B é preto; b é marrom. O alelo E é necessário para a deposição dos pigmentos na pele e no pelo. O alelo e é epistático sobre o alelo B, inibindo a deposição total do pigmento melanina produzido na haste do pelo, embora isso não afete a deposição na pele. A figura apresenta os possíveis genótipos e fenótipos.
Se o cruzamento de um cão marrom com uma fêmea dourada produziu descendentes de pelagem amarelada, é INCORRETO afirmar que, em futuros cruzamentos desse casal, a chance de gerar:
- Física
O Brasil, em 2014, sediou o Campeonato Mundial de Balonismo. Mais de 20 equipes de diferentes nacionalidades coloriram, com seus balões de ar quente, o céu de Rio Claro, no interior de São Paulo. Desse feito, um professor de Física propôs a um estudante de ensino médio a seguinte questão: considere um balão deslocando-se horizontalmente, a do solo, com velocidade constante de 6m/s. Quando ele passa exatamente sobre uma pessoa parada no solo, deixa cair um objeto que estava fixo em seu cesto. Desprezando qualquer atrito do objeto com o ar e considerando g=10m/s2 qual será o tempo gasto pelo objeto para atingir o solo, considerado plano? A resposta correta para a questão proposta ao estudante é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02.1. Pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos)
Leia o texto abaixo para responder à questão. Porque a zebra é toda listrada Os mais velhos contam que tudo aconteceu quando a zebra e o burro eram companheiros e tinham pelagem da mesma cor. [...] Um dia, os bichos reuniram-se e decidiram que estava na hora de eles escolherem um chefe. Mas isso causou uma confusão danada, pois cada um tinha uma opinião diferente para dar. Houve tantas propostas que as discussões acabaram rolando durante dias e noites sem parar: — Tem de ser o mais pesado — bramiu o elefante, exibindo o corpanzil. — O melhor caçador — exigiu o leão, sacudindo a juba. — O mais veloz — argumentou o leopardo, que parecia ter asas nas patas. Então, a lebre teve uma ideia genial: — Eu proponho que todos os que tenham chifres escolham o seu líder. Os que tenham o corpo coberto de pelos, escamas ou penas também. No final realizaremos uma festa para escolher o rei da floresta. A zebra e o burro achavam que podiam ganhar a disputa. Os dois combinaram que iriam ajudar-se um ao outro para ficarem o mais bonito possível. [...] O burro, imediatamente, começou a trabalhar. Ele pintou a zebra com listras brancas e negras, bem devagar e com cuidado, até a ponta dos cascos. Foi tão cuidadoso que só conseguiu terminar a tarefa pouco antes de o concurso começar. Assim que se viu pintada, a zebra correu para se juntar aos outros animais, esquecendo de ajudar seu irmão. O burro tentou pintar-se sozinho, mas acabou borrando-se todo. É por isso que hoje em dia ele tem essa cor sem graça, toda amarelada. A zebra não ganhou o concurso, pois o vencedor foi o leão, mas passou a ser admirada pela beleza de suas cores. O burro, magoado, deixou a floresta e foi trabalhar num vilarejo. BARBOSA, Rogério Andrade. Histórias Africanas para contar e recontar.
São Paulo: Editora do Brasil, 2001.(Adaptado.)
Releia este trecho da história, prestando atenção às palavras destacadas.
Foi tão cuidadoso que só conseguiu terminar a tarefa pouco antes de o concurso começar.
Assim que se viu pintada, a zebra correu para se juntar aos outros animais, esquecendo de ajudar seu irmão.
No trecho acima, a palavra “ se” foi usada para se referir