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¿Qué significa la palabra “ganas” en “me dieron ganas de saber (…)”?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Persistência Retiniana
O conceito de persistência retiniana é conhecido desde o Antigo Egito e apesar dos trabalhos desenvolvidos por Isaac Newton e o Cavaleiro d'Arcy, só em 1824 é que Peter Mark Roget definiu-o satisfatoriamente como a capacidade que a retina possui para reter a imagem de um objeto por cerca de 1/20 à 1/5 segundos após o seu desaparecimento do campo de visão, ou seja, é a fração de segundo em que a imagem permanece na retina.
Por muito tempo acreditou-se que este fenômeno fisiológico fosse o responsável pela síntese do movimento. Chegou-se a conclusão que ele constitui, aliás, um obstáculo à formação das imagens animadas, pois tende a sobrepô-las na retina, misturando-as entre si. O que salvou o cinema como aparato técnico foi a existência de um intervalo negro entre a projeção de um fotograma para o outro, permitindo atenuar a imagem persistente que ficava retida pelos olhos. O fenômeno da retina explica apenas uma coisa no cinema, que é o fato justamente de não se ver esse intervalo negro.
Texto retirado do site: http://eba.ufmg.br/panorama/genesis/genese01.html
Compartilhe com os alunos o texto acima e debata com eles o assunto. Pergunte a eles quais os movimentos que poderão fazer além de balançar a mão, para perceberem a persistência da retina. Sugira que procurem em revistas e jornais imagens fotográficas que mostrem esse fenômeno. Proponha também que pesquisem como esse efeito é conseguido numa fotografia. Ao pesquisarem certamente descobrirão que o que tem movimento para ser capturado pelo obturador de uma câmera fotográfica deve estar regulado a uma velocidade alta, portanto se for usado, ao contrário, uma velocidade baixa, a imagem ficará borrada.
Proponha aos alunos fazerem alguns estudos através da fotografia. Eles poderão tirar fotos de movimentos como um pião rodando, uma bolinha de gude, um aceno de mão, etc.
- Inglês - Fundamental | 13. Present Continuous (Presente Contínuo)
Read the text and fill in the blanks with the verbs in the parenthesis using the Present Continuous.
Siena: Hello!
Peter: Hi Siena, are you with your MSN off? I’m 1. __________ (chat) with everyone there. You’re the only one of our gang who is not there! Are you busy? What are you doing?
Siena: So so, Peter. I’m 2. __________ (watch) a volleyball match on the TV, but it’s a break now, so I can chat a bit. Have you talked to Melissa this afternoon? What’s she up to now?
Peter: She’s at Joanne’s place. They are 3. __________(play) a new game in Joanne’s playstation. They just stopped a minute to chat, but they are back to the game now. They are really hooked on it.
Siena: Yes, that’s true, specially Mellisa, she is really into video games
Peter: On the other hand Samuel is really tense at home. He’s 4. __________ (study) a lot for our next Math exam, this Friday. He told me he couldn’t stop to talk. He’s 5. __________ (do) math exercises and his mom is next to him to make sure he’s not 6. __________ (get) distracted from his studies. And Marcelle couldn’t talk either. She’s really absorbed by the book she’s 7. __________ (read), I think it’s a science fiction novel.
Siena: And is Mathew studying as well? He told me he would study every day and night this week because he was extremely worried with the test on Friday.
Peter: So I guess he isn’t so worried any more. He isn’t working hard for the exams at all, he’s listening to some songs he downloaded last night.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. [...] Como teria sido possível que um candidato praticamente sem estrutura partidária alcançasse tamanho sucesso? Ora, não por acaso, no referido mês de março, começaram os programas eleitorais dos partidos da coligação a que ele pertencia. A eleição de 1989 mostrava uma nova faceta da democracia: o peso dos meios de comunicação de massa, principalmente a televisão. Collor explora com muita habilidade esse meio de comunicação, conseguindo o apoio das camadas mais pobres e sem escolaridade. PRIOIRE, Mary del; VEVÂNCIO, Renato Pinto. O livro de ouro da história do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. p. 377.(Fragmento)
Enunciado:
O texto, ao abordar a eleição do presidente Fernando Collor de Melo, procura evidenciar que
- Matemática - Fundamental | 08. Problemas com Adição e Subtração
Leia o encarte de supermercado.
Resolva os problemas abaixo.
A) Paulo tem R$ 25,00. Ele quer comprar coco seco. Quantos quilos ele poderá comprar e quanto terá de troco?
B) Marta comprou 2 quilos de inhame. Ela tinha R$ 6,00. Que fruta ela poderá comprar com o troco? Comprove sua resposta com cálculos.
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito. Quem afirma que a hora de se dedicar à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se dissesse que ainda não chegou, ou que já passou a hora de ser feliz. Desse modo, a filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer através da grata recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir; é necessário, portanto, cuidar das coisas que trazem a felicidade, já que, estando esta presente, tudo temos, e, sem ela, tudo fazemos para alcançá-la. Pratica e cultiva então aqueles ensinamentos que sempre te transmiti, na certeza de que eles constituem os elementos fundamentais para uma vida feliz.
Epicuro. Carta a Meneceu.
Que fazer? Da literatura à ecologia, da fuga das galáxias ao efeito de estufa, do tratamento do lixo às congestões do tráfego, tudo se discute neste nosso mundo. Mas o sistema democrático, como se de um dado definitivamente adquirido se tratasse, intocável por natureza até à consumação dos séculos, esse não se discute. Ora, se não estou em erro, se não sou incapaz de somar dois e dois, então, entre tantas outras discussões necessárias ou indispensáveis, é urgente, antes que se nos torne demasiado tarde, promover um debate mundial sobre a democracia e as causas da sua decadência, sobre a intervenção dos cidadãos na vida política e social, sobre as relações entre os Estados e o poder econômico e financeiro mundial, sobre aquilo que afirma e aquilo que nega a democracia, sobre o direito à felicidade e a uma existência digna, sobre as misérias e as esperanças da humanidade, ou, falando com menos retórica, dos simples seres humanos que a compõem, um por um e todos juntos. Não há pior engano do que o daquele que a si mesmo se engana. E assim é que estamos vivendo.
José Saramago. Este mundo da injustiça globalizada.
A respeito das ideias do fragmento de texto precedente, de José Saramago, e do fragmento de texto de Epicuro apresentado anteriormente, assim como de assuntos por eles suscitados, julgue o item.
Saramago propõe que se debata o sistema democrático e se adote uma atitude crítica, de estranhamento, de sua real condição.