Texto base: Leia a manchete de uma notícia divulgada nas mídias.
Bactérias vivem em condições semelhantes ao ambiente de Marte Micro-organismos prosperam com baixas temperaturas, quase sem oxigênio e sem alimento orgânico, um ambiente bem parecido ao subsolo marciano. Disponível em: < http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/bacterias-vivem-em-condicoes-semelhantes-as-de-marte-em-montanhas-americanas/>. Acesso em: 17 out. 2013. (Fragmento)
Enunciado:
A que conclusão os cientistas podem chegar diante da descoberta divulgada?
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 3.6 Agentes Modeladores do Relevo
Leia o conceito a seguir.
Geomorfologia é o estudo das formas de relevo e sua evolução. As formas de relevo evoluem por meio de lentas transformações, à medida que alguns elementos interagem para esculpir a superfície terrestre.
Disponível em: www.funape.org.br/geomorfologia/cap1/index.php Acesso em: 24 out. 2011.
Podemos identificar como elemento esculpidor do relevo a
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: A caixa de ferramentas do macaco-prego
Pesquisadores da Amazônia descobrem mais uma ferramenta utilizada
pela espécie para facilitar a busca por comida Martelo, chave de fenda, alicate. Talvez você nunca tenha usado uma dessas ferramentas, mas já deve ter visto um adulto usando. Sabia que alguns animais também usam ferramentas para suas atividades diárias? Nada parecido com o que encontramos na maleta de um marceneiro. São coisas mais simples, mas, ainda assim, que demonstram a grande inteligência da bicharada! Veja, por exemplo, o macaco-prego. Há tempos os cientistas sabem que ele usa pedras para quebrar castanhas. “O macaco apoia o fruto em uma superfície dura, geralmente uma pedra, que chamamos de bigorna, e bate nele com outra pedra, que chamamos de martelo”, explica o biólogo Rafael Magalhães Rabelo, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Recentemente, sua equipe observou macacos-prego usando ferramentas também para conseguir ovos de jacaré-açu. [...] Na hora de pegar os ovos, o macaco-prego não usa pedras, e sim outra ferramenta de seu kit. “Para escavar o ninho de jacaré, ele usa um pedaço de graveto como se fosse uma pá, retirando a vegetação que cobria os ovos”, descreve Rafael. Esse comportamento dos macacos indica que a espécie é capaz de adquirir conhecimentos, lembrar deles e raciocinar – ações complexas até para os humanos. Segundo os pesquisadores, quando o macaco-prego adquire hábito terrestre, costuma ficar ereto sobre os dois pés, como nós, humanos. Isso deixa suas mãos livres para manipular ferramentas como pedras e gravetos. Espertinhos, né? Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-caixa-de-ferramentas-do-macaco-prego/>. Acesso em: 23 dez. 2015. Adaptado.
Enunciado:
O macaco-prego utiliza a pedra como ferramenta para
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Uso do Dicionário: Palavras no Contexto
Observe atentamente a imagem a seguir. Em seguida, marque a alternativa que a descreve.
a) ( ) Um cachorro atravessou a rua apressado e assustou o motorista do carro vermelho.
b) ( ) Um carro atravessou um cruzamento e acertou um menino que andava de bicicleta.
c) ( ) Um carro acertou um muro de uma casa ao atravessar uma rua.
d) ( ) Um carro passou direto no farol vermelho e acertou um cachorro que atravessava a rua.
Agora explique com suas palavras o que é importante fazer para que haja paz no trânsito das cidades.
- Matemática | 10. Estatística
Contratos de vários serviços disponíveis na internet apresentam uma quantidade excessiva de informações. Isso faz com que o tempo necessário para a leitura desses contratos possa ser longo.
O quadro apresenta uma amostra do tempo considerado necessário para a leitura completa do contrato de alguns serviços digitais.
ROMERO, L. Não li e concordo. Superinteressante,
n. 307, ago. 2012 (adaptado).
O tempo médio, em minuto, necessário para a leitura completa de um contrato de serviço dentre os listados no quadro é, com uma casa decimal, aproximadamente,
- Ciências - Fundamental | 06. Bactérias e Bacterioses
Texto base: Leia o texto a seguir. A descoberta do primeiro antibiótico foi feita acidentalmente em 1928 por Alexander Fleming, um médico microbiologista londrino, quando, antes de ir de férias, se esqueceu de colocar, como habitualmente, as suas placas de cultura no frigorífico. Quando regressou ao seu laboratório, Fleming verificou que numa das placas havia um halo transparente à volta de um pouco de “bolor”, apercebendo-se imediatamente que o fungo estava a produzir uma substância bactericida (que matava as bactérias). [...].
Disponível em <http://cienciabraganca.pt/index.php?pagina=nav/saude-show&id=320>. Acesso em: 18 out. 2014. (Fragmento).
Enunciado:
A substância descoberta por Fleming é um medicamento que