Leia os poemas que seguem para responder à questão.
Texto I
Lua cheia
Boião de leite
que a Noite leva
com mãos de treva
pra não sei quem beber.
E que, embora levado
muito devagarzinho,
vai derramando
pingos brancos pelo caminho... Cassiano Ricardo. <www.algumapoesia.com.br/poesia3/poesianet295.htm>.
Texto II
Luar
A lua,
borracha de luz,
vai apagando devagarinho
o escuro dos caminhos. Wilson Pereira, A pedra de Minas: poemas gerais. Brasília: L.G.E. Ed., 2002, p. 154.
No texto I, os pingos brancos derramados pelo caminho são:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe a sequência.
A sequência dos termos se refere ao fenômeno ambiental conhecido como
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(CFT-MG) A figura abaixo representa uma esfera liberada do alto de uma rampa sem atrito, que passa pelos pontos A,B,C,D e E na descida. O diagrama abaixo da rampa relaciona os valores das energias cinética (Ec) e potencial (Ep) para os pontos citados.
Se a mesma esfera descer uma outra rampa, com dimensões iguais, na presença de atrito, o diagrama que melhor representa as energias para os respectivos pontos nessa nova situação é:
- História
Em janeiro de 2011, os jornais noticiaram que os protestos contra o governo do Egito poderiam ter um efeito colateral muito sério: a destruição ou dano de várias relíquias, obras e sítios arqueológicos da antiga civilização egípcia. De acordo com as agências de notícias, houve várias tentativas de saquear o museu do Cairo. Numa delas, indivíduos quebraram pouco mais de uma dezena de estátuas e decapitaram duas múmias, recentemente identificadas como avós do faraó Tutankhamon. Alguns saqueadores pareciam procurar apenas por ouro.
Sobre o material arqueológico proveniente do Antigo Egito, é correto afirmar que
- Matemática - Fundamental | 2.4 Potenciação e Radiciação de Números Inteiros
Leia atentamente o texto a seguir sobre a contaminação da nossa escova de dente.
Juntar as escovas de dente pode trazer mais problemas do que as pessoas imaginam. Os especialistas explicam que as cerdas expostas, sem a higienização correta ou próximas umas das outras, servem como ambiente fértil para a proliferação de vírus, bactérias e fungos causadores de cáries, gengivites e periodontite ou, ainda, agravar o quadro de outras doenças mais graves. Após o uso, é importante lavar bem a escova com água corrente, secá-la preferencialmente com papel toalha e armazená-la em local seco. O ideal é usar protetores para as cerdas a fim de se evitar o contato entre as escovas e a contaminação, situação comum quando elas são guardadas em um mesmo copo ou recipiente. As escovas armazenadas na pia do banheiro ficam ainda mais expostas às bactérias. A descarga no vaso sanitário, por exemplo, lança um spray de coliformes fecais em todo o ambiente (quando alguém dá a descarga sem fechar a tampa). Milhões de bactérias podem ficam dispersas no ar por até duas horas. Dessa maneira, quanto mais próximo o vaso sanitário estiver da pia, maior será a contaminação das cerdas das escovas que ficam expostas.
Disponível em: http://www.parana-online.com.br/canal/vida-e-saude/news/540665/?noticia=ESCOVAS+EXPOSTAS+PODEM+FAVORECER+PROLIFERACAO+DE+BACTERIAS. Acesso: 19 set. 2011.
Cada escova com mais de um mês de uso contém uma média de 1 100 coliformes fecais e 10 mil bactérias que dobram a quantidade de 3 em 3 minutos aproximadamente. De acordo com os dados fornecidos,
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(PUC-SP) A figura a seguir ilustra a composição de dois carboidratos, o amido e a celulose.
As afirmativas a seguir dizem respeito a esses compostos.
I. Tanto o amido quanto a celulose são considerados polissacarídeos.
II. Pelo fato de ambos serem constituídos por monômeros de glicose, amido e celulose são hidrolisados pelas mesmas enzimas digestórias.
III. As configurações moleculares diferentes da glicose á e glicose â resultam em biopolímeros diferenciados: enquanto o amido serve de reserva de energia, a celulose forma fibras de grande importância estrutural nas plantas.
Está CORRETO o que se afirma